Bem Vindo!

Bem Vindo! Deixe Um Comentário e Volte Sempre!

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Cautela e Comodismo: uma diferença e tanto!


Todos nós desejamos vencer na vida, realizar nossos projetos, conquistar uma vida melhor. Para sair da mesmice, há que se ter a ousadia de mudar, acreditar na própria força e seguir sem medo. Contudo, diante dos problemas que assolam o mundo, onde a desonestidade e a violência campeiam, sentimos que é preciso agir com cautela. Esse pensamento favorece que o medo nos empurre para o comodismo. Essa questão tem me incomodado. Cautela e comodismo. Até onde vai uma e começa a outra?

Ser cautelosa evita problemas desagradáveis, mas ser comodista certamente solapa nossa coragem, os torna presa fácil do domínio dos outros. É o que acontece quando não se toma conta do seu pedaço. Você é da turma do deixa para lá, não se coloca quando as pessoas invadem seu espaço, odeia discutir, afasta-se para não arranjar confusão? Faz isso porque adora viver em paz. O que, aliás, não consegue. Parece até perseguição. Sua vida está um verdadeiro conflito. Toda encrenca vai sempre acabar em você. Por que será?

Reclamar, chorar e até rezar não vai mudar nada. É preciso identificar como você está atraindo isso. Depois, basta substituir a atitude causadora por outra que lhe traga aquilo que deseja. Teoricamente, é fácil. Na prática, você terá de enfrentar seu senso de defesa. Já notou como ele é forte? Você está sempre se defendendo de tudo. Tudo que poderia colocá-la em risco se transforma em resistência. Você resiste a qualquer mudança.

É preciso coragem, ousadia e confiança para vencer. Quem está no comando do próprio destino tem essas qualidades. Isso eu sei, mas como encontrar o ponto de equilíbrio? Como saber se posicionar, ser firme sem ser agressiva nem invadir o espaço alheio? Como ousar ser diferente da maioria? Como confiar na vida sabendo tão pouco de suas leis? E o medo de sofrer? Difícil saber, não é verdade? Só sei que tenho procurado ler os acontecimentos de meu dia a dia. Cada um é resultado de uma atitude minha. É a única forma de conhecer a verdade. Pelo fruto se conhece a árvore, pelos resultados se sabe como estamos nos comportando. Se são bons, estamos do nosso lado, no caminho certo; se são ruins, estamos contra nós e tudo vai dar errado.

Se está infeliz e cheia de problemas, dentro de você deve haver alguma falsa crença, na qual você acredita, fazendo com que algumas de suas escolhas sejam equivocadas. Analise seu mundo interior, perceba até que ponto se deixou envolver pelos outros.

Há frases a que em certo momento demos importância e elas passaram a fazer parte da nossa vida, nos influenciando a tomar atitudes cujos resultados serão negativos. Tente sentir até onde você está sendo comodista, fugindo para não enfrentar as dificuldades, ou sendo cautelosa para tentar não se meter na vida alheia. Perceber essa diferença é um bom começo para quem quer encontrar a verdadeira paz. Poder se posicionar sem agressividade, dizer o que sente, proteger seu espaço é saudável e atrai respeito. O prazer da coragem e a sensação de poder quando você enfrenta e resolve uma dificuldade não têm preço. Cada vitória fortalece sua ousadia, abre seu discernimento, faz sua intuição mostrar como e até onde você pode ir, traz confiança em si. Experimente e verá!


Zibia Gasparetto

Nenhum comentário:

Postar um comentário