Bem Vindo!

Bem Vindo! Deixe Um Comentário e Volte Sempre!

domingo, 31 de março de 2013

A Páscoa

A Páscoa é uma celebração  do Cristo vivo em nossa existência,
temos vários paradigmas e dogmas referente a esta data, onde cristo
é representado pela sua dor e sofrimento  a favor de todos nós,
mas devemos ver esta data não com os olhos do sofrimento, mas sim por
aquele que lutou pela modificação interior de cada um de nós, através
de seus ensinamentos tão atuais e que poucos de nós temos a real
consciência do que representou a luta do Cristo.
Nesta celebração, devemos lembrar do Cristo de forma limpa e pura,
porque nos proporcionou o real siginificado do Amor e da Caridade
entre todos os povos sem distinção.
É durante a Páscoa, que nos curvamos diante do Cristo e elevamos nossos
pensamentos e sentimentos, oramos por horas em seu favor e em agradecimento
por tudo que fez por nós e pedimos que continue nos amparando.
Mas e nós, fazemos o que nos dias que seguem após a Páscoa?
Mantemos nossa conexão com o Cristo?
Mantemos em nosso coração o Amor e a Caridade que a Páscoa nos proporciona?
Mantemos em nosso dia a dia os ensinamentos do Cristo tão abordados durante a Páscoa?
Mantemos a felicidade do encontro em família, como fazemos durante a Páscoa?
Pois bem, são muitas perguntas, para que cada um possa fazer a sua reflexão
individual, para que cada um possa avaliar dentro de si o real significado
da Páscoa para nossa existência.
Ela deve representar em nós a reparação ou a renovação dos nossos sentimentos
e que possamos com isso colocar em prática em nosso dia a dia,
tudo o que a Páscoa representa e não somente nos elevarmos espiritualmente
nesta data específica, mas sim todos os dias plantarmos em nosso coração
a nossa Páscoa diária, ou seja, a restauração de sentimentos que não nos
levam ao Cristo e aos seus ensinamentos.
Portanto façamos da Páscoa um momento de reflexão e renovação dos nossos
sentimentos e assim todos os dias teremos a Páscoa representada pela nossa
modificação e renovação interior, e assim poderemos juntos e unidos
caminhar em um só propósito, do verdadeiro Amor e da Caridade entre todos nós.

Gotas de Paz

sexta-feira, 29 de março de 2013

Jesus e a Humanidade

Jesus-Homem é a lição de vida que haurimos no Evangelho como convite ao homem que se deve edificar.

Não havendo criado qualquer doutrina ou sistema, Jesus tornou a Sua vida o modelo para que o homem se pudesse humanizar, adquirindo a expressão superior.

No Seu tempo, e ainda agora, o homem tem sido símbolo de violência, prepotência e presunção, dominador exterior, estorcegando-se, porém, na sua fragilidade, nos seus conflitos e perecibilidade.

Após os Seus exemplos surgiu um diferente homem: humilde, simples, submisso e forte na sua perenidade espiritual.

Enquanto os grandes pensadores de todos os tempos estabeleceram métodos e sistemas de doutrinas, Ele sustentou, no amor, os pilotis da ética humanizada para a felicidade. Não se utilizou de sofismas, nem de silogismos, jamais aplicando comportamentos excêntricos ou fórmulas complexas que exigissem altos níveis de inteligência ou de astúcia.

Tudo aquilo a que se referiu é conhecido, embora as roupagens novas que o revestem. Utilizou-se de um insignificante grão de mostarda, para lecionar sobre a fé; recorreu a redes de pesca e a peixes, para deixar imperecíveis exemplos de trabalho; a semente caindo em diferentes tipos de solos, para demonstrar a diversidade de sentimentos humanos ante o pólen de luz da Sua palavra. O "Sermão da montanha" inverteu o convencional e aceito sem discussão, exaltando a vítima inocente ao invés do triunfador arbitrário; o esfaimado de justiça, de amor e de verdade, em desconsideração pelo farto e ocioso, dilapidador dos dons da vida. Jesus é a personagem histórica mais identificada com o homem e com a humanidade.

Todo o Seu ministério é feito de humanização, erguendo o ser do instinto para a razão e daí para a angelitude. Igualmente, é o Homem que mais se identifica com Deus. Nunca se Lhe refere como se estivesse distante, ou fosse desconhecido, ou temível. Apresenta-O em forma de Amor, amável e conhecido, próximo das necessidades humanas, compassivo e amigo. Reformula o conceito mosaico e atualiza- o em termos de conquista possível, aproximando os homens d’Ele pela razão simples de Ele estar sempre próximo dos indivíduos que se recusam a doar-se-Lhe em amor. Referindo-se ao "reino", não o adorna de quimeras nem o torna pavoroso; antes, desperta nos corações o anelo de consegui-lo na realidade da transcendência de que se reveste. Nega o mundo, sem o maldizer, abençoando-o nas maravilhosas paisagens nas quais atende a dor, e deixa-se mergulhar em meditações profundas sob o faiscar das estrelas luminosas do Infinito.

Jesus, na humanidade, significa a luz que a aquece e a clareia. Se te deixaste fossilizar por doutrinas ortodoxas que pretendem n’Ele ter o seu fundador, renasce e busca-O, na multidão ou no silêncio da reflexão, fazendo uma nova leitura das Suas palavras, despidas das interpretações forjadas.

Se te decepcionaste com aqueles que se dizem seguidores d’Ele, mas não Lhe vivem os exemplos, olvida-os, seguindo- O na simplicidade dos convites que Ele te endereça até agora e estão no conteúdo das Suas mensagens, ainda avivas quão ignoradas.

Se não Lhe sentiste o calor, rompe o frio da tua indiferença e faze-te um pouco imparcial, sem reações adrede estabelecidas, facultando-Lhe penetrar-te o coração e a mente. Na tua condição humana necessitas d’ Ele, a fim de cresceres, saindo dos teus limites para o infinito do Seu amor. Jesus veio ao homem para humanizá-lo, sem dúvida. Cabe-te, agora, esquecer por momentos das tuas pequenezes e recebê-Lo, assim cristificando-te, no logro da tua realização plena e total.

 Joanna de Ângelis/Divaldo Franco.
Da Obra: Jesus e Atualidade

Se morrêssemos agora...

A importância de estarmos bem com as pessoas que amamos, em harmonia...sempre utilizando de palavras calmas...não sabemos quando será a última vez que as veremos.
Cuidar dos nossos pensamentos e atitudes para que a nossa consciência esteja em paz...esta nos permitirá a satisfação da missão bem realizada ou o desespero de não ter utilizado o livre arbítrio para evoluir.
Cuidar da saúde é também cuidar da alma...vícios e exageros que consomem as energias desordenadamente constituem, na visão espiritual, uma forma de suicídio inconsciente...e que o espírito sofrerá as consequências disso no Umbral.
Reclamações e blasfêmias sem fundamentos são ferimentos espirituais que tatuam a alma, ofuscando o brilho da Luz que Deus nos concebeu ante a Criação...a aceitação frente aos desafios e desatinos da vida ajustam e equilibram nossas energias...já que reencarnamos para tal...e retornaremos mais leves.
Em fim...o ideal seria...se aqui tudo acabasse agora...pudéssemos seguir tranquilamente...tendo a certeza que só realizamos feitos voltados ao bem...e que nada de material nos prenderia...fruto do treinamento do desapego e da filosofia de valorizar pessoas e bons momentos...ao invés de colecionar fortunas que nos acorrentariam por tempo indeterminado na Terra...iludindo o espírito com uma realidade utópica.

Amigos Espirituais

quinta-feira, 28 de março de 2013

Dicas de Otimismo

 Encarar a vida com otimismo é importantíssimo para superar os problemas diários com mais facilidade e viver melhor. Coloque estas dicas em prática e veja seu mundo ficar mais bonito e gostoso hoje:

Primeiro, aceite-se!

... Você não é pior nem melhor do que ninguém. Portanto, deixe de lado a preocupação exagerada com a aparência e com a opinião alheia. Aceite seus defeitos e valorize as qualidades que você tem.

Ria mais. Alegria é o melhor remédio. Bom humor oxigena o cérebro e atrai novos amigos. Não perca as chances de contar piadas, dizer bobagens e soltar gargalhadas.

O que já passou, passou. Afinal tudo passa tudo passará! Nada nesta vida é definitivo. Se você tiver um pouco de paciência, o tempo cura todos os males. Se você sofreu ou sofrer uma decepção hoje, mas amanhã deverá sentir uma grande alegria.

Ei, olhe só que coisa maravilhosa! Admire a vida, valorizando aquilo que você já possui em vez de reclamar do que ainda não te pertence. Mas, quando for reclamar, lembre-se de que existem pessoas que têm muito menos do que você e mesmo assim, agradecem todos os dias pela vida que levam.

Abra sua mente…!

Nunca ache que já sabe o bastante. Seja curioso, pesquise assuntos novos, faça cursos e conheça pessoas. Assim você ficará mais interessado pelo que acontece no mundo e conectado a ele.

Quando a noite chegar. Antes de dormir, pense e fale coisas agradáveis. Quando já estiver escovando os dentes, desligue-se dos problemas e procure relaxar. Deite-se pensando em como foi bom seu dia, que você ama as pessoas ao seu redor e na satisfação de continuar vivendo bem neste mundo tão difícil.

No final das contas, desejo que você tenha um sono tranquilo !

Ou você acha que dormir é perda de tempo? Nem pensar. Quem está descansado trabalha melhor o dia todo, se mantém disposto até a hora de ir para a cama, dorme com os anjinhos e acorda feliz no outro dia.

Depois você me conta quantas pessoas você contagiou hoje!

Pense nisso!

Sigmar Sabin
Ver mais

Abençoe a sua casa



 "Tudo está bem na minha casa e no meu mundo.
Muitas pessoas estão a mudar-se para novas casas e apartamentos e a começar novas vidas. Aqui está uma benção que pode dizer assim que se muda para este novo capítulo da sua ...vida.

Eu sei que a harmonia e a ordem estão presentes em todo o lado no Universo. E eu agora aceito isso como verdade para mim na minha casa. Eu deixo partir todos os pensamentos negativos que criam caos ou desordem qualquer forma. Eu deixo partir o passado. Eu perdoo todos os que precisam perdão. Eu deixo partir toda a necessidade de me punir. Eu estou disposto a crescer. Eu perdoo-me e começo renovado e fresco neste momento. Eu declaro estas afirmações como verdades para mim e eu aceito-as como tal:

Eu liberto toda a necessidade de preocupação.
Eu liberto todo o lixo do passado.
Eu vivo no momento presente.
Eu aprecio-me.
Eu aprecio a minha vida.
Eu aprecio a minha casa.
Eu abençoo a minha casa com amor.
Eu vivo em paz e harmonia.
Eu sou pacífico, alegre e harmonioso.
Eu sou organizado e arrumado.
É fácil para mim ser organizado.
A minha casa arruma-se facilmente e sem esforço.
A minha casa fica mais bonita todos os dias.
Eu aprecio a vista da minha casa.
É um prazer vir para casa.
Eu tenho vizinhos amigos, amorosos e que me apoiam.
Eu estou sempre seguro e em segurança.
Tudo está bem na minha casa e no meu mundo".

Louise Hay

quarta-feira, 27 de março de 2013

Como Ser Feliz Na Vida a Dois?

Os assuntos do coração costumam desestabilizar muita gente. Isso acontece porque, muitas vezes, as pessoas apostam todas as fichas no parceiro. Elas acham que a felicidade depende exclusivamente daquilo que o outro pode proporcionar. Eu já disse a vocês que isso é impossível. Então, pare de alimentar expectativas - dependa apenas de si mesma para ser feliz. Esse já é um bom começo para que um relacionamento dê certo.
Nesta semana, trago um texto que ilustra muito bem o que acabo de dizer: "Namoro, casamento e romance têm começo, meio e fim, como tudo na vida. Detesto escutar este tipo de conversa:
— Ah, terminei o namoro.
— Nossa! Quanto tempo?
— Cinco anos. Não deu certo.
Claro que deu! Deu certo por cinco anos, mas acabou. O bom da vida é poder ter vários amores. Não acredito que há pessoas complementares. Há, sim, pessoas que se somam. Às vezes você não consegue dar 100% de você nem para si... Então, como cobrar isso do outro? Além do mais, não existe companheiro completo. Às vezes ele é fiel, mas não é bom de cama. Às vezes ele é carinhoso, mas não é fiel. Às vezes ele é atencioso, mas não é trabalhador. Às vezes ele é saradinho, mas não é sensível. Nós não podemos ter tudo nesta vida. Perceba qual é o aspecto mais importante e invista nele. Quando você tem química com alguém, pode ser o papai-e-mamãe mais básico, mas é uma delícia. Às vezes, por outro lado, você tem aquele sexo cheio de acrobacias, mas que não impressiona nem um pouco. Acho que o beijo é importante. E se o beijo bate, se joga! Se não bater, peça mais um Martini e vá dar uma voltinha. Se ele ou ela não quer mais você, não force a barra. O outro tem todo o direito de não querer você. Não lute, não ligue, não faça escândalo. Se a pessoa está com dúvidas, o problema é dela. Cabe a você esperar ou não. Tem gente que precisa da ausência para querer a presença. O ser humano não é absoluto: ele hesita, vacila, tem dúvidas e medos... Mas se a pessoa realmente gostar, ela volta.
Então, nada de drama! Que graça tem ficar com alguém sob chantagem - gravidez, dinheiro, recessão de família? O legal é alguém que está com você por você, e vice-versa. Não fique com alguém por pena ou por medo da solidão. Nascemos sós, morremos sós. Nosso pensamento é nosso, não é compartilhado. E quando você acorda, a primeira impressão é sempre sua: seu olhar, seu pensamento. Tem gente que pula de um romance para o outro. Que medo é esse de se ver só, na própria companhia? Gostar dói! Você vai ter raiva, ciúmes, ódio, frustração. Faz parte. Quando você namora outro ser, encara outro universo - e nem sempre as coisas saem como você quer. Na vida e no amor, não temos garantias. Nem toda pessoa que convida você para sair é para casar. Nem todo beijo é para romancear. Quem disse que ser adulto é fácil?"

Luiz Antônio Gasparetto

Reflexão sobre uma vida feliz

Em um simples pensamento sobre a Lei de Causa e Efeito, cheguei à conclusão que não é tão difícil viver. Principalmente se o nosso maior objetivo for à felicidade. E a razão é bem simples e fácil de entender. Partiremos do seguinte ponto: Acredito que todos têm conhecimento da Lei de Causa e Efeito ou Lei do Retorno como queiram. Através de nossas ações e nossas escolhas em nosso dia de hoje, vamos semeando o que colheremos em nosso dia de amanhã. O que recebo no meu dia de hoje, nada mais é que a colheita de minhas atitudes tomadas em um dia passado. Se um dia de minha vida eu o passei formulando pensamentos negativos, pensamentos de vingança, de intolerância e às vezes até chegando a concluir o ato contra o meu próximo, certamente eu responderei por esses atos. A partir desse ponto de vista, vemos que não podemos culpar a ninguém por nossos momentos de sofrimentos, pois eles são o nosso retorno, pois nós mesmos o provocamos e só nós somos responsáveis, e assim isentamos a Deus por acharmos que tudo o que nos acontece de ruim, seria um castigo Dele ou talvez o nosso destino..

O nosso próximo, além de nosso irmão é a nossa ferramenta de evolução moral, assim como nós somos a dele. Nesse princípio a Lei Divina age e nos leva a nos aceitarmos, aprendendo com nossas diferenças, nossos medos, preconceitos e muito mais... Quando não vejo defeitos em meu próximo, eu o admiro, eu crio ternura, crio amor e assim caminho para a minha evolução moral. Imaginemos um mundo desta forma!

Bom, sabendo que a nossa felicidade parte de nossas escolhas e nossos pensamentos. Implica-nos a fazer escolhas mais conscientes, refletir sobre nossas decisões, alterar nossa maneira de agir e de pensar, pois sabemos q a nossa felicidade depende da nossa atitude moral. Todo o ato que executo, deve ser um caminho para o bem ou um caminho q não afete a conduta de meu próximo, por isso, devemos fazer as três perguntas básicas que alguns de nós conhecemos muito bem:

1) Quais são as conseqüências das ações que estou à realizar?

2) Quais seriam meus sentimentos se alguém fizesse isto a mim?

3) Esta escolha trará felicidade ao meu redor?

Para ajudar na decisão a ser tomada, podemos medir os seus efeitos por nossos sentimentos. Se a decisão nos dá uma tranqüilidade moral, é por que estamos no caminho correto.

Sabendo que agindo desta maneira eu terei uma vida melhor num futuro próximo e logicamente em uma próxima encarnação, começamos então a mudar nossos conceitos de vida ‘Feliz’. Quando você muda uma atitude, você muda os acontecimentos ao seu redor, direta e indiretamente. Você transforma o tempo. Você transformando suas más atitudes para boas atitudes, você transforma o mundo. E é neste mundo que você viverá. É neste mundo que viverá seus filhos.

Em Um Mundo Feliz!

Robson Silva
27º Turma CE Jesus de Nazaré

Questão de emergência

A pessoa que te parecia de suma importância, na área da afetividade, sem a qual, a vida perderia o sentido;
a jóia pela qual te empenhaste com denodo pelo conseguir;
a posição social que te significava razão primacial da luta;
a viagem de férias que te representava um triunfo, incitando-te a um empenho hercúleo;
a casa confortável que desejavas e por cuja conquista laboraste até a exaustão;
A embriaguez dos sentidos porque anelavas com incontida ansiedade, que se te fez habitual, e outras tantas coisas, agora, que as circunstâncias mudaram, que amealhaste experiências diferentes, parecem de pequena monta, na conjuntura em que te encontras.
Há pessoas e coisas que valem o que lhe atribuis, porque destituídas intrinsecamente do conteúdo essencial para propiciar paz e preencher vazios da alma.
*
O tempo, na sua incontida sucessão, encarrega-se de situar tudo nos seus devidos lugares.
Em razão disso, não te afadigues, em desconcerto íntimo, na busca das coisas externas.
Empenha-te por uma incursão no desconhecido país do espírito, descobrindo o de que e de quem realmente necessitas para o milagre de uma vida plena.
Surpreender-te-ás com os valores que, em realidade, têm estrutura para servir de base ao edifício da felicidade por que lutas.
Identificarás, que toda conquista se realiza, quando verdadeira, de dentro para fora do próprio ser.
Neste afã superam-se aparências e ilusões, despertando-se para a realidade profunda da vida.
*
A questão de emergência que te diz respeito é a do auto-aprimoramento pela ação digna do bem.
Esta realização da reforma moral auxiliar-te-á a vencer a ilusão, antes que ela te domine e te abandone após exaurir-te.
*
Propõe-te a emergência da conduta reta, da qual decorrerão a consciência tranqüila e a paz do coração.
Estas conquistas de valor inquestionável jamais te defraudarão em qualquer tempo, lugar ou situação, antes seguindo contigo, além da vida física para conceder-te felicidade.

(De “Alerta”, de Divaldo P. Franco, pelo espírito Joanna de Ângelis)

Qual o teor da sua energia?

A mediunidade faz parte da natureza. Todos somos médiuns, uns mais, outros menos desenvolvidos, e trocamos energias uns com os outros.
Com umas você sente prazer enorme em conversar, com outras você antipatiza, quer vê-las pelas costas. Isso não é apenas um capricho seu, mas um reflexo das energias que elas irradiam e você capta.
Existem pessoas nutritivas e pessoas sugadoras.

As nutritivas são:
Independentes. Cuidam de si, assumem suas próprias necessidades, evitam descrregar seus problemas nos outros, procuram ganhar seu próprio dinheiro.
Generosas. Dão os bens que não vão mais utilizar, cooperam com as obras de cunho social. Estão sempre se renovando.
Confiantes em si. Estudam as experiências alheias, mas na hora de decidir não perguntam aos outros o que fazer.
Otimistas. Em todos os acontecimentos olham os lados positivos. Nunca fazem drama de nada.
Respeitosas. Nunca invadem o espaço de ninguém. Aceitam os outros como são sem desejar muda-los.

As sugadoras são:
Vítimas. Sofredoras. Quando lhes acontece uma coisa boa, ficam logo esperando uma coisa ruim. Culpam o governo, a sociedade, as pessoas por suas dificuldades.
Dependentes. Nunca fazem nada sozinhas. Acham tudo difícil. Sentem-se incapazes.
Indecisas. Não têm opinião própria. Só fazem o que os outros dizem.
Depressivas. Jamais falam do que já têm, só do que ainda lhes falta. Estão sempre querendo atenção especial das pessoas e revoltam-se quando não são atendidas.
Inseguras. Apegam-se a tudo e a todos. Têm medo das mudanças, do novo e do futuro. São ansiosas e dramáticas. Vêem o lado pessimista dos fatos.

Quando você capta energia de pessoa nutritiva, sente-se muito bem. Mas se de repente sente o corpo pesado, boceja, fica deprimida, triste, com dor de cabeça ou enjôo, provavelmente absorveu as energias de uma pessoa sugadora.

Nesse caso, vá para um lugar sossegado e faça o seguinte exercício:
Feche os olhos e pergunte mentalmente de onde vêm essas energias. O rosto da pessoa aparecerá em sua memória. Então, imagine que você está dentro de sua pele e diga com firmeza:
- Eu não quero nada de você... O que é seu é seu. O que é meu é meu. Fico com minha energia. O resto vai sair agora, não quero isso para mim.
Sentirá imediatamente grande alívio. Contudo, se você se sente rejeitada pelas pessoas, está na hora de observar quais as energias que você irradia. Elas são responsáveis por tudo que você atrai em sua vida.
Pense nisso.

Zíbia Gasparetto

terça-feira, 26 de março de 2013

Maleáveis na Vida

Devemos procurar ser mais maleáveis na nossa vida. Melindres por qualquer motivo causam estresse, frustração e revolta, muitas vezes, imaginários. Quando algo ficou mal entendido, faltou clareza, mas isso não é desculpa para não aceitarmos o esclarecimento do próximo nem julgarmos que ele agiu com más intenções. Para desmanchar o desconforto, melhor é buscar o esclarecimento. E quando isso não for possível, mais vale pensarmos que a intenção do outro não foi a de nos prejudicar nem fazer mal do que alimentarmos em nós ressentimentos desnecessários. Temos o costume de ser intransigentes, de nos deixar levar pela indignação e a raiva sem nem darmos ao outro a chance de se explicar, esquecendo-nos de que tudo o que sentimos com relação ao próximo sai de dentro de nós mesmos. As palavras de agressão ou intolerância, justificadas pela nossa sede de justiça, saem da nossa boca. Nós é que nos orgulhamos de dizer que “não levamos desaforo para casa”. Pode ser que deixemos na rua os desaforos mas, muitas vezes, deixaremos lá também, fora de nossas vidas, boas amizades, corações fraternos e pessoas de bem.

Monica de Castro

Nossos Filhos

Nossos filhos não são, na verdade, nossos. Não são do mundo também; são deles mesmos. Cada pessoa não pertence a ninguém além de si própria. Podemos querer o melhor para eles, nos esforçar para que eles sejam felizes, mas temos que respeitar as escolhas que eles fazem. Não é nosso direito escolher por eles. Nosso papel é orientá-los, ensiná-los a serem pessoas de bem, principalmente, através do nosso exemplo. Mas se eles quiserem escolher uma profissão que não julgamos adequada, casar-se com alguém de etnia ou condição sócio-econômica diferente, assumir sua homossexualidade ou simplesmente sair de casa para morar sozinhos, não nos cabe tentar impedir ou fazê-los mudar de ideia. Nada disso interfere no caráter e na honestidade. Temos que nos preocupar em criá-los com dignidade, respeito, amor. Isso é o que faz a diferença na hora de estabelecer quem são as pessoas de bem.

Monica de Castro

segunda-feira, 25 de março de 2013

Uma Constante Surpresa

Passagem do tempo por Gadget_GuruTudo muda, nada permanece igual, nem mesmo em dois momentos consecutivos. Assim, o desejo de manter para sempre as coisas como estão acaba.

E, quando acaba, você se liberta. De repente, você sente uma grande liberdade. Não é mais perturbado por coisa alguma, nada pode perturbá-lo.

As coisas o perturbam porque você esperava algo diferente. E elas não acontecem assim, não acontecem do jeito que você esperava. As coisas acontecem de outra maneira, não realizam seus desejos. Elas seguem uma direção própria, não dão ouvidos a você.

Nunca se sabe o que vai acontecer, e é bonito não saber. Esta é a beleza e o êxtase da vida: o fato de ela ser uma constante surpresa. Se fosse previsível, seria mecânica.

Ela não é previsível - há sempre surpresas reservadas e, quanto mais alerta você estiver, mais surpresas haverá.

Por isso as pessoas evitam ficar alertas - tornam-se insensíveis a fim de se proteger contra essa mudança.

Um homem de percepção se torna suficientemente corajoso para aceitar o fenômeno da mudança. Nessa aceitação há bem-aventurança, e tudo é bom, você nunca fica frustrado.

Osho
Da Obra: "Meditações Para o Dia"

Leis Espirituais

Dentro de você há 8 armas espirituais.
Conforme a situação, escolha a arma apropriada e
use-a no momento certo.
Experimente e veja como seus limites se ampliam.

(1) INTERIORIZAR-SE:
o que você é realmente, não se perca no que você não é.
(2) DESPRENDER-SE:
sinta que o passado é uma mochila pesada e desconfortável, solte-a.
(3) TOLERAR:
deixe de lutar contra o vento e passe a amá-lo.
(4) AJUSTAR-SE:
veja que a vida é elástica e seja elástico também.
(5) DISCERNIR:
escute sua consciência e entenda que tudo que vem é para o seu bem.
(6) JULGAR:
seja juiz de si e advogado dos outros, não o contrário.
(7) ENFRENTAR:
faça as coisas pelas quais tem medo e o medo desaparecerá.
(8) COOPERAR:
trabalhe com outros e transforme o difícil em fácil.

Brahma Kumaris

Aprenda a gostar de você

"Aprenda a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você...
A idade vai chegando e, com o passar do tempo, nossas prioridades na vida vão mudando...
A vida profissional, a monografia de final de curso, as contas a pagar...
Mas uma coisa parece estar sempre presente... A busca pela felicidade, com o amor da sua vida.
Desde pequenas ficamos nos perguntando "quando será que vai chegar?" E a cada nova paquera, vez ou outra nos pegamos na dúvida "será que é ele?".
Como diz meu pai: "nessa idade tudo é definitivo", pelo menos a gente sempre achava que era.
Cada namorado era o novo homem da sua vida.
Fazíamos planos, escolhíamos o nome dos filhos, o lugar da
lua-de-mel e, de repente...
PLAFT! Como num passe de mágica ele desaparecia, fazendo criar mais expectativas a respeito "do próximo".
Você percebe que cair na guerra quando se termina um namoro é muito natural, mas que já não dura mais de três meses.
Agora, você procura melhor e começa a ser mais seletiva.
Procura um cara formado, trabalhador, bem resolvido,
inteligente, com aquele papo que a deixa sentada no bar o resto da noite.
Você procura por alguém que cuide de você quando está doente, que não reclame em trocar aquele churrasco dos amigos pelo aniversário da sua avó, que jogue "imagem e ação" e se divirta como uma criança, que sorria de felicidade quando te olha, mesmo quando você está de short,camiseta e chinelo.
A liberdade, ficar sem compromisso, sair sem dar satisfação, já não tem o mesmo valor que tinha antes.
A gente inventa um monte de desculpas esfarrapadas, mas
continuamos com a procura incessante por uma pessoa legal,que nos complete, e vice-versa.
Enquanto tivermos maquiagem e perfume, vamos à luta... E
haja dinheiro para manter a presença em todos os eventos da
cidade: churrasco, festinhas, boates na quinta-feira.
Sem falar na diversidade, que vai do Forró ao Beatles.
Mas o melhor dessa parte é se divertir com as amigas, rir até doer barriga, fazer aqueles passinhos bregas de antigamente e curtir o som...
Olhar para o teto, cantar bem alto aquela música que você adora.
Com o tempo, voce vai percebendo que para ser feliz com
uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele cara que você ama (ou acha que ama), e que não quer nada com você, definitivamente não é o homem da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar, não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você! "
Mario Quintana

sábado, 23 de março de 2013

Casa Espiritual

"Vós, também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual." - Pedro. (I PEDRO, 2:5.)

Cada homem é uma casa espiritual que deve estar, por deliberação e esforço do morador, em contínua modificação para melhor.

Valendo-nos do símbolo, recordamos que existem casas ao abandono, caminhando para a ruína, e outras que se revelam sufocadas pela hera entrelaçada ou transformadas em redutos de seres traiçoeiros e venenosos da sombra; aparecem, de quando em quando, edificações relaxadas, cujos inquilinos jamais se animam a remover o lixo desprezível e observam-se as moradias fantasiosas, que ostentam fachada soberba com indisfarçável desorganização interior, tanto quanto as que se encontram penhoradas por hipotecas de grande vulto, sendo justo acrescentar que são raras as residências completamente livres, em constante renovação para melhor.

O aprendiz do Evangelho precisa, pois, refletir nas palavras de Simão Pedro, porque a lição de Jesus não deve ser tomada apenas como carícia embaladora e, sim, por material de construção e reconstrução da reforma integral da casa íntima.

Muita vez, é imprescindível que os alicerces de nosso santuário interior sejam abalados e renovados.
Cristo não é somente uma figuração filosófica ou religiosa nos altiplanos do pensamento universal.

É também o restaurador da casa espiritual dos homens.

O cristão sem reforma interna dispõe apenas das plantas do serviço.

O discípulo sincero, porém, é o trabalhador devotado que atinge a luz do Senhor, não em benefício de Jesus, mas, sobretudo, em favor de si mesmo.

Emmanuel/Chico Xavier
Da Obra: Vinha de Luz

Solução

Se você procura solução adequada ao seu problema, não olvide o grande remédio do Trabalho, doador de infinitos recursos, em favor do progresso do Homem e da Humanidade.
Seu cérebro vive cheio de perguntas?
Trabalhe e o serviço conferir-lhe-á respostas exatas.
Suas mãos permanecem paralisadas pelo desânimo?
Insista no trabalho e o movimento voltará.
Seus braços jazem fatigados?
Confie-se ao esforço novamente e a ação simbolizará para eles o lubrificante preciso.
Seu coração vive pesaroso e sem luz?
Procure agir no bem incessante e a alegria ser-lhe-á precioso salário.
Seus ideais encontraram sombra e gelo no grande caminho da vida?
Dê seu concurso às boas obras sem desfalecer e claridades novas brilharão no céu de seus pensamentos.
A parada que não significa descanso construtivo para recomeçar as atividades úteis é alguma coisa semelhante à morte.
Todos os males da retaguarda podem surpreender aquele que não avança. Mas se você acredita no poder do Trabalho, aceitando o serviço aos semelhantes, por norma de viver em paz, na obediência a Deus, o seu espírito terá penetrado realmente o verdadeiro caminho da salvação.

André Luiz.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Perdão

Você nunca estará livre da amargura enquanto continuar a ter pensamentos de rancor. Como poderá ser feliz se continuar a escolher guardar raiva e ressentimento?

Pensamentos amargos não criam alegria. Não importa o quanto você possa achar que tem razões para a mágoa, não importa o dano que os outros lhe causaram. Se Você insistir em ficar preso ao passado, nunca será livre.
Perdoar a si mesmo e aos outros libertará Você da prisão do passado.
Se Você se sente preso a uma determinada situação, ou se suas afirmações não estão funcionando, geralmente isso significa que ainda há trabalho a ser feito em relação ao perdão.
Quando Você não flui de modo livre com a vida, normalmente é porque está aprisionado a um acontecimento passado. Pode ser arrependimento, tristeza, mágoa, medo, culpa, acusação, raiva, ressentimento, ou às vezes até desejo de vingança.

Cada um desses estados de espírito resulta da ausência de perdão, da recusa em desapegar-se do que passou e viver plenamente o momento presente.
Desta forma, Você compromete seu futuro, pois ele só pode ser criado no agora.

Louise L. Hay

Agora é tempo

Agora é tempo de perdoar,
e perdoar significa limpar-se de toda e qualquer mágoa,
significa ficar livre de amarras e pesos desnecessários,
porque é tempo de seguir viagem, é tempo de buscar-se.
Nada é mais importante que um encontro com você mesmo,
saber onde você quer chegar e como alcançar tal lugar.

Agora é tempo de amar sem barreiras.
e amar sem barreiras significa esquecer ofensas,
deixar de lado velhos conceitos, preconceitos,
esquecer o que passou, e até pessoas que te marcaram,
pessoas que foram e carregaram pedaços de você,
parece que mesmo longe continuam dentro de você.
São fantasmas vivos no armário do seu coração.

Agora é tempo de renovar-se,
e renovar significa trocar o velho pelo novo,
e tudo começa com a sua disposição, com o seu querer,
se você realmente desejar uma coisa, e lutar por ela,
se não for fruto apenas da sua obstinação,
ela pode acontecer antes do final deste dia,
e isso é mais do que acreditar, é viver pela fé,
é ter a certeza de que você é novo a cada instante,
e merece ser feliz.

Agora é tempo de valorizar,
e a valorização é o crédito que damos para alguém,
para alguma situação, e nesse momento,
nada tem mais valor que a sua vida,
valorize-se, dê mais crédito para suas capacidades,
diga bem alto: eu mereço coisa melhor!
e assim, começando essa revolução de dentro pra fora,
as pessoas vão reconhecer o seu devido valor,
mesmo no silêncio profundo dos teus olhos,
porque eles dizem tudo de você...

Paulo Roberto Gaefke

Porque tudo se renova

Outro dia, sem nem perceber... me peguei me aceitando, em algumas coisas que antes não aceitava em mim... e pude sentir o gosto da liberdade bem na ponta da língua, de tão real...
Sabe aquelas coisinhas que você julga que não são muito boas, coisinhas bobas e sem importância, mas que, por memórias equivocadas não se adequam ao que cabe dentro das regras, e você se vê, automaticamente, seguindo ainda essas regras... e fazendo muita coisa porque ainda tem que.
Pois é... de repente me vi livre de muitos tem que.... e foi tão bom... mas tão bom que pude sentir como é simples ser feliz.

Percebi como ainda tinha medo de me revelar por inteiro... como sou... sem mais nem menos... E é tão bom, quando dentro das suas possibilidades do momento, você se aceita mais um pouquinho que seja, com seus supostos defeitos e qualidades... sem julgar se aquilo é um defeito ou qualidade, mas aceitando que aquilo é Você na forma em que se encontra hoje...
Mesmo porque defeito e qualidade são muito relativos e o que é defeito para um pode ser qualidade para outro... Eu mesmo já mudei de idéia quanto a muita coisa que achava que era defeito e que vi que era qualidade e vice-versa... Afinal, nosso juízo sobre esses assuntos são muito direcionados por padrões de normalidade que, cá entre nós, não são lá muito confiáveis... porque foram criados para que neles coubessem muitas pessoas.... mas muitas mesmo...

Por isso, quando a gente descobre que não precisa se adequar a nenhum padrão de comportamento que não seja o ditado pela nossa Alma, a liberdade que vem daí não tem preço... Liberdade não só para você, mas para todo mundo que você também queria enquadrar...
Você começa a perceber a beleza única de cada um... a riqueza infinita de formas de ser e de fazer, que não se repetem uma única vez... as infinitas possibilidades da Criação se manifestando em cores e nuances mágicas que, fazem da vida um arco-íris que se estende até o infinito, como um tapete macio e colorido que recebe pés que ousam dar o primeiro passo, a cada passo...

Você percebe a beleza irrepetível de fazer a aparentemente mesma coisa, de forma única, porque sabe que na abundância ilimitada da criação existem infinitas possibilidades de combinações que nos possibilitam sempre trazer o novo... mesmo no velho...

Você percebe que o velho nem existe.... porque tudo se renova. O que existe é o nosso apego às coisas que... cristalizamos com ele e com isso paralisamos no tempo tendo a falsa ilusão que aquilo não muda...

E, então, você acorda um dia maravilhada por descobrir que aí mesmo na sua casa, da maneira que é você é, no seu jardim... ou no quintal... ou mesmo na janela do seu apartamento, existe todo um mundo novo esperando para se revelar para você... que também já não é a mesma pessoa que dormiu ontem... nem por dentro nem por fora. Ninguém passa por um dia ou por uma noite impunemente... sempre saímos diferentes do que entramos...

E você entende, de repente... que ser feliz é como uma brisa que sopra suave e acaricia seu rosto... lhe fazendo puxar o ar inesperadamente para bem profundo... ao constatar que você está sendo cuidada pela vida...

Rubia A. Dantés -

quarta-feira, 20 de março de 2013

Pense nisso!

Você está triste porque sua filha não passou no vestibular?
Muitas, na idade dela, jamais frequentarão uma universidade,
pois carregam marcas da violência que as colocaram pra sempre
em uma cama.
Você está revoltado porque seu filho é homossexual?
Muitos pais queriam apenas ver seus filhos livres das drogas,
e outros, dariam tudo pra tê-los vivos.
Você está revoltado por não ter recebido presente em seu aniversário?
Quantos gostariam de ter um amigo ou um familiar por perto, apenas para abraça-lo!
Sua casa precisa de uma nova pintura e de móveis novos?
Há quem reze todas as noites para receber um teto e poder se abrigar.
Suas roupas estão gastas e você não pode renovar o seu guarda-roupas?
Muitos gostariam de receber, apenas uma de suas peças, em doação para se aquecer.
Você se irritou com as cobranças do seu chefe no trabalho?
Milhares de pais de família queriam ter um emprego para manter suas famílias com dignidade.
Seu carro não é do ano?
Há tantos que atravessam a cidade e vão de uma periferia à outra,recolhendo papelão todos os dias,sem nunca ter reclamado.
Você se aborreceu com os seus pais?
Os orfanatos recebem, diariamente, centenas de crianças que sonham em ter de volta um carinho e um afago.
Você perdeu a fé em Deus?
Muitos rezam, diariamente, para agradecer o pouco que possuem e continuam crendo em dias melhores.
É tempo de reclamar menos, de desejar menos e de agradecer mais, de ser solidário , de abraçar a causa do outro e acreditar que cada um de nós tem exatamente o necessário, e se o que temos se excede ao que precisamos, é porque alguém está em desvantagem.

Maria Amélia Carneiro

Esperança

Jesus, o divino Missionário, veio à Terra trazendo a esperança de tempos melhores
para toda a humanidade
Mas se ele não se tornasse o exemplo vivo dessa esperança, todos padeceríamos, ainda, da cegueira que produz o desconhecimento.
Címbalos retinem, trazendo a esperança
de um novo tempo.
Mas se não nos movimentarmos, por nossa vez, difícil será alcançá-la.
Os genitores se envolvem na esperança
de que a prole se dignifique na vitória
em todos os setores.
Mas se não se dispõem à movimentação instrutiva e exemplificativa,
tal espera é inócua.
O discípulo inicia suas tarefas de aprendizado na esperança de açambarcá-lo.
Mas se, se refastela na inércia, na indolência, no culto ao ócio, a desesperança, no final,
será o seu laurel.
O Cristo aspira a evolução do seu espírito,
na esperança de felicidade perene.
Todavia, se não se ativer ao aprendizado e
à prática dos ensinos de Jesus, inscritos no Evangelho, resultará que a decepção s
obre si mesmo será o seu troféu.
O médium busca o inter-relacionamento com os desencarnados na esperança de soluções amoráveis em Jesus.
Contudo, se não se aplicar embasado no Pentateuco codificado, em lugar das potestades maiores, receberá as sutis
vibrações da desesperança que
prodigaliza o desequilíbrio.
Como vês, meu irmão amado, unge-te de esperança e mais esperança, movimentando-se na cadência do amor-razão, a fim de que ela
se faça para ti realidade, na sua comunhão
com a fé, casando-as com a caridade.
É que só seremos esperançadamente felizes, quando nos dispusermos à labuta pela felicidade alheia, que representa, sempre,
as belezas da paz.

Maria Angélica

Aflição Vazia


Ante as dificuldades do cotidiano, exerçamos a paciência, não apenas em auxílio aos outros, mas igualmente a favor de nós mesmos.
Desejamos referir-nos, sobretudo, ao sofrimento inútil da tensão mental que nos inclina à enfermidade e nos aniquila valiosas oportunidades de serviço.

No passado e no presente, instrutores do espírito e médicos do corpo combatem a ansiedade como sendo um dos piores corrosivos da alma. De nossa parte, é justo colaboremos com eles, a benefício próprio, imunizando-nos contra essa nuvem da imaginação que nos atormenta sem proveito, ameaçando-nos a organização emotiva.

Aceitemos a hora difícil com a paz do aluno honesto, que deu o melhor de si, no estudo da lição, de modo a comparecer diante da prova, evidenciando consciência tranqüila.

Se o nosso caminho tem as marcas do dever cumprido, a inquietação nos visita a casa íntima na condição do malfeitor decidido a subvertê-la ou dilapidá-la; e assim como é forçoso defender a atmosfera do lar contra a invasão de agentes destrutivos, é indispensável policiar o âmbito de nossos pensamentos, assegurando-lhes a serenidade necessária...

Tensão à face de possíveis acontecimentos lamentáveis é facilitar-lhes a eclosão, de vez que a idéia voltada para o mal é contribuição para que o mal aconteça; e tensão à frente de sucessos menos felizes é dificultar a ação regenerativa do bem, necessário ao reajuste das energias que desastres ou erros hajam desperdiçado.

Analisemos desapaixonadamente os prejuízos que as nossas preocupações injustificáveis causam aos outros e a nós mesmos, e evitemos semelhante desgaste empregando em trabalho nobilitante os minutos ou as horas que, muita vez, inadvertidamente, reservamos à aflição vazia.

Lembremo-nos de que as Leis Divinas, através dos processos de ação visível e invisível da natureza, a todos nos tratam em bases de equilíbrio, entregando-nos a elas, entre as necessidade do aperfeiçoamento e os desafios do progresso, com a lógica de quem sabe que tensão não substitui esforço construtivo, ante os problemas naturais do caminho. E façamos isso, não apenas por amor aos que nos cercam, mas também a fim de proteger-nos contra a hora da ansiedade que nasce e cresce de nossa invigilância para asfixiar-nos a alma ou arrasar-nos o tempo sem qualquer razão de ser.

Da obra: Encontro marcado

Emmanuel/Chico Xavier

terça-feira, 19 de março de 2013

Tenha tempo para você

É pura verdade que o mundo de hoje é estressante, corrido, impiedoso até.
O aumento da competição pelo emprego, para vencer a concorrência, para desenvolver novos produtos e serviços tem nos feito trabalhar mais e mais – vivemos numa verdadeira roda-viva!
Cuidado!
Pessoas estressadas, cansadas, mal dormidas, mal humoradas não conseguem desenvolver a criatividade tão necessária para vencer. Pessoas que só pensam em trabalhar, trabalhar, trabalhar não têm cabeça livre para criar e inovar.
Cuidado!
Tempo é questão de preferência!
É preciso achar um tempo para você, para sua família, para sua recreação e para o seu lazer.
preciso ter tempo para ir a um cinema, a um jogo de futebol, a um restaurante.
É preciso ter tempo para ler um bom livro, passear, viajar com a família, visitar amigos e “ jogar conversa fora ” de vez em quando.
É preciso ter tempo para brincar com os filhos, participar da escola em que estudam, assistí-los num jogo ou num balé.
É preciso ter tempo para ir a um teatro, a um circo, a uma festa sertaneja ou feira que esteja acontecendo na cidade.
Quem só trabalha vira “ bicho ”!
Quem só trabalha, só fala em serviço, fica isolado.
Ninguém o suporta! Cuidado!
Conheço pessoas que “deram a vida” para o trabalho e terminaram estressadas e enfartadas e o que é pior, sem o reconhecimento dos outros.
O que sua empresa quer é a sua inteligência, criatividade, capacidade inovadora, motivação, comprometimento e não o seu
“ sangue ”.
Pense nisso.
Será que você está dando o necessário tempo para a sua recuperação física e psíquica?
Não estará você querendo provar para você mesmo que é um super-homem ou uma super-mulher que só pensa em trabalhar, trabalhar, trabalhar?
Tenha tempo para as coisas essenciais da vida!

Luiz Marins.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Jesus não nos desampara

Haverá para nós suprimento do Céu, de acordo com as nossas necessidades.
Deus nos conhece as lutas e problemas e, por intermédio de toda uma infinita falange de abnegados
servidores, nos atende e protege nos mais escuros caminhos do mundo.
O tempo correrá.
Transformam-se os dias rapidamente.
As flores da manhã são resíduos do jardim, ao entardecer.
Folhagens robustas, em algumas horas, se convertem no adubo que tornará ao seio do solo para fecundá-la.
A dor de hoje pode ser a bênção de amanhã.
Que as lágrimas nos visitem os olhos, mas que a amargura não nos vença.
Aguardemos o bem, preparando o vaso do coração na oficina do trabalho e do amor, para recebê-lo.
Quem acompanha Jesus, jamais perde a esperança.
André Luiz.

Dor e Coragem


Na Terra todos temos inimigos. Todos, sem exceção. Até Jesus os teve. Mas isso não é importante. Importante é não ser inimigo de ninguém, tendo dentro da alma a dúlcida presença do incomparável Rabi, compreendendo que o nosso sentido psicológico é o de amar indefinidamente.
Estamos no processo da reencarnação para sublimar os sentimentos. Por necessidade da própria vida, a dor faz parte da jornada que nos levará ao triunfo.

É inevitável que experimentemos lágrimas e aflições. Mas elas constituem refrigério para os momentos de desafio. Filhos da alma, filhos do coração!

O Mestre Divino necessita de nós na razão direta em que necessitamos dEle. Não permitamos que se nos aloje no sentimento a presença famigerada da vingança ou dos seus áulicos: o ressentimento, o desejo de desforçar-se, as heranças macabras do egoísmo, da presunção, do narcisismo. Todos somos frágeis. Todos atravessamos os picos da glória mas, também, os abismos da dor.

Mantenhamo-nos vinculados a Jesus. Ele disse que o Seu fardo é leve, o Seu jugo é suave. Como nos julga Jesus? Julga-nos através da misericórdia e da compaixão.

E o Seu fardo é o esforço que devemos empreender para encontrar a plenitude.

Ide de retorno a vossos lares e levai no recôndito dos vossos corações a palavra libertadora do amor. Nunca revidar mal por mal. A qualquer ofensa, o perdão. A qualquer desafio, a dedicação fraternal. O Mestre espera que contribuamos em favor do mundo melhor, com um sorriso gentil, uma palavra amiga, um aperto de mão.

Há tanta dor no mundo, tanta balbúrdia para esconder a dor, tanta violência gerando a dor, que é resultado das dores íntimas...

Eis que Eu vos mando como ovelhas mansas ao meio de lobos rapaces, disse Jesus. Mas virá um dia, completamos nós outros, que a ovelha e o lobo beberão a mesma água do córrego, juntos, sem agressividade.

Nos dias em que o amor enflorescer no coração da Humanidade, então, não haverá abismo, nem sofrimento, nem ignorância, porque a paz que vem do conhecimento da Verdade tomará conta de nossas vidas e a plenitude nos estabelecerá o Reino dos Céus.
Que o Senhor vos abençoe , filhas e filhos do coração, são os votos do servidor humílimo e paternal, em nome dos Espíritos-espíritas que aqui estão participando deste encontro de fraternidade.
Muita paz, meus filhos, são os votos do velho amigo,
Bezerra.





Bezerra de Menezes/Divaldo P. Franco

Alguém Veio


No momento em que te encontravas em desespero, receando pelo próprio equilíbrio, alguém veio e te salvou do abismo de sofrimentos maiores ...
No instante em que te sentias fraquejar ante as provas da vida, alguém veio e te sustentou as forças ...
No momento em que a lâmina da calúnia te dilacerava o coração, alguém veio e te balsamizou as chagas, fazendo-te sorrir outra vez ...
No instante em que as lágrimas se te desataram dentro do peito, sufocando-te as iniciativas mais nobres, alguém veio e te consolou sem nada dizer ...
No momento em que a solidão te torturava profundamente, fazendo-te crer o mais infeliz dos seres, alguém veio e permaneceu ao teu lado ...
No instante em que o peso da cruz te arremessava ao solo áspero, alguém veio e te ofertou o apoio do próprio braço para que pudesse seguir adiante ...
No momento em que tudo parecia conspirar contra os teus ideais de felicidade, alguém veio e, sem que saibas como, garantiu a tua paz, acalmando a tempestade em torno dos teus passos ...
Esse alguém que, incondicionalmente, te abençoa, que te guarda e que te protege contra todos os perigos da estrada, é sempre Jesus! ...



Irmão José/Chico Xavier e Carlos A. Bacelli
Da Obra: “Crer e Agir”

Nostalgia e Depressão



As síndromes de infelicidade cultivada tornam-se estados patológicos mais profundos de nostalgia, que induzem à depressão.
O ser humano tem necessidade de auto-expressão, e isso somente é possível quando se sente livre.

Vitimado pela insegurança e pelo arrependimento, torna-se joguete da nostalgia e da depressão, perdendo a liberdade de movimentos, de ação e de aspiração, face ao estado sombrio em que se homizia.

A nostalgia reflete evocações inconscientes, que parecem haver sido ricas de momentos felizes, que não mais se experimentam. Pode proceder de existências transatas do Espírito, que ora as recapitula nos recônditos profundos do ser. lamentando, sem dar-se conta, não mais as fruir; ou de ocorrências da atual.

Toda perda de bens e de dádivas de prazer, de júbilos, que já não retornam, produzem estados nostálgicos. Não obstante, essa apresentação inicial é saudável, porque expressa equilíbrio, oscilar das emoções dentro de parâmetros perfeitamente naturais. Quando porém, se incorpora ao dia-a-dia, gerando tristeza e pessimismo, torna-se distúrbio que se agrava na razão direta em que reincide no comportamento emocional.

A depressão é sempre uma forma patológica do estado nostálgico.

Esse deperecimento emocional, fez-se também corporal, já que se entrelaçam os fenômenos físicos e psicológicos.

A depressão é acompanhada, quase sempre, da perda da fé em si mesmo, nas demais pessoas e em Deus... Os postulados religiosos não conseguem permanecer gerando equilíbrio, porque se esfacelam ante as reações aflitivas do organismo físico. Não se acreditar capaz de reagir ao estado crepuscular, caracteriza a gravidade do transtorno emocional.

Tenha-se em mente um instrumento qualquer. Quando harmonizado, com as peças ajustadas, produz, sendo utilizado com precisão na função que lhe diz respeito. Quando apresenta qualquer irregularidade mecânica, perde a qualidade operacional. Se a deficiência é grave, apresentando-se em alguma peça relevante, para nada mais serve.

Do mesmo modo, a depressão tem a sua repercussão orgânica ou vice-versa. Um equipamento desorganizado não pode produzir como seria de desejar. Assim, o corpo em desajuste leva a estados emocionais irregulares, tanto quanto esses produzem sensações e enarmonias perturbadoras na conduta psicológica.

No seu início, a depressão se apresenta como desinteresse pelas coisas e pessoas que antes tinham sentido existencial, atividades que estimulavam à luta, realizações que eram motivadoras para o sentido da vida.

À medida que se agrava, a alienação faz que o paciente se encontre em um lugar onde não está a sua realidade. Poderá deter-se em qualquer situação sem que participe da ocorrência, olhar distante e a mente sem ação, fixada na própria compaixão, na descrença da recuperação da saúde. Normalmente, porém, a grande maioria de depressivos pode conservar a rotina da vida, embora sob expressivo esforço, acreditando-se incapaz de resistir à situação vexatória, desagradável, por muito tempo.

Num estado saudável, o indivíduo sente-se bem, experimentando também dor, tristeza, nostalgia, ansiedade, já que esse oscilar da normalidade é característica dela mesma. Todavia, quando tais ocorrências produzem infelicidade, apresentando-se como verdadeiras desgraças, eis que a depressão se está fixando, tomando corpo lentamente, em forma de reação ao mundo e a todos os seus elementos.

A doença emocional, desse modo, apresenta-se em ambos os níveis da personalidade humana: corpo e mente.

O som provém do instrumento. O que ao segundo afeta, reflete-se no primeiro, na sua qualidade de exteriorização.

Idéias demoradamente recalcadas, que se negam a externar-se - tristezas, incertezas, medos, ciúmes, ansiedades - contribuem para estados nostálgicos e depressões, que somente podem ser resolvidos, à medida que sejam liberados, deixando a área psicológica em que se refugiam e libertando-a da carga emocional perturbadora.

Toda castração, toda repressão produz efeitos devastadores no comportamento emocional, dando campo à instalação de desordens da personalidade, dentre as quais se destaca a depressão.

É imprescindível, portanto, que o paciente entre em contato com o seu conflito, que o libere, desse modo superando o estado depressivo.

Noutras vezes, a perda dos sentimentos, a fuga para uma aparência indiferente diante das desgraças próprias ou alheias, um falso estoicismo contribuem para que o fechar-se em si mesmo, se transforme em um permanente estado de depressão, por negar-se a amar, embora reclamando da falta de amor dos outros.

Diante de alguém que realmente se interesse pelo seu problema, o paciente pode experimentar uma explosão de lágrimas, todavia, se não estiver interessado profundamente em desembaraçar-se da couraça retentiva, fechando-se outra vez para prosseguir na atitude estóica em que se apraz, negando o mundo e as ocorrências desagradáveis, permanecerá ilhado no transtorno depressivo.

Nem sempre a depressão se expressará de forma autodestrutiva, mas com estado de coração pesado ou preso, disfarçando o esforço que se faz para a rotina cotidiana, ante as correntes que prostram no leito e ali retêm.

Para que se logre prosseguir, é comum ao paciente a adoção de uma atitude de rigidez, de determinação e desinteresse pela sua vida interna, afivelando uma máscara ao rosto, que se apresenta patibular, e podem ser percebidas no corpo essas decisões em forma de rigidez, falta de movimentos harmônicos...

Ainda podemos relacionar como psicogênese de alguns estados depressivos com impulsos suicidas, a conclusão a que o indivíduo chega, considerando-se um fracasso na sua condição, masculina ou feminina, determinando-se por não continuar a existência. A situação se torna mais grave, quando se acerca de uma idade especial, 35 ou 40 anos, um pouco mais, um pouco menos, e lhe parece que não conseguiu o que anelava, não se havendo realizado em tal ou qual área, embora noutras se encontre muito bem. Essa reflexão autopunitiva dá gênese a estado depressivo com indução ao suicídio.

Esse sentimento de fracasso, de impossibilidade de êxito pode, também, originar-se em alguma agressão ou rejeição na infância, por parte do pai ou da mãe, criando uma negação pelo corpo ou por si mesmo, e, quando de causa sexual, perturbando completamente o amadurecimento e a expressão da libido.

Nesse capítulo, anotamos a forte incidência de fenômenos obsessivos, que podem desencadear o processo depressivo, abrindo espaço para o suicídio, ou se fixando, a partir do transtorno psicótico, direcionando o paciente para a etapa trágica da autodestruição.

Seja, porém, qual for a gênese desses distúrbios, é de relevante importância para o enfermo considerar que não é doente, mas que se encontra em fase de doença, trabalhando-se sem autocomiseração, nem autopunição para reencontrar os objetivos da existência. Sem o esforço pessoal, mui dificilmente será encontrada uma fórmula ideal para o reequilíbrio, mesmo que sob a terapia de neurolépticos.

O encontro com a consciência, através de avaliação das possibilidades que se desenham para o ser, no seu processo evolutivo, tem valor primacial, porque liberta-o da fixação da idéia depressiva, da autocompaixão, facultando campo para a renovação mental e a ação construtora.

Sem dúvida, uma bem orientada disciplina de movimentos corporais, revitalizando os anéis e proporcionando estímulos físicos, contribui de forma valiosa para a libertação dos miasmas que intoxicam os centros de força.

Naturalmente, quando o processo se instala - nostalgia que conduz à depressão - a terapia bioenergética (Reich, como também a espírita), a logoterapia (Viktor Frankl), ou conforme se apresentem as síndromes, o concurso do psicoterapeuta especializado, bem como de um grupo de ajuda, se fazem indispensáveis.
A eleição do recurso terapêutico deve ser feita pelo paciente, se dispuser da necessária lucidez para tanto, ou a dos familiares, com melhor juízo, a fim de evitar danos compreensíveis, os quais, ocorrendo, geram mais complexidades e dificuldades de recuperação.
Seja, no entanto, qual for a problemática nessa área, a criação de uma psicosfera saudável em torno do paciente, a mudança de fatores psicossociais no lar e mesmo no ambiente de trabalho constituem valiosos recursos para a reconquista da saúde mental e emocional.
O homem é a medida dos seus esforços e lutas interiores para o autocrescimento, para a aquisição das paisagens emocionais.


Joanna Ângelis/Divaldo Franco

Reflexão

A chuva cai tanto nas ervas daninhas quanto nas flores,
e o sol brilha tanto nas prisões quanto nas igrejas.
A luz de Deus não discrimina e a nossa luz também não deveria discriminar.
Não existe um só caminho, uma única maneira, uma igreja ou ideologia.
Existe apenas uma Luz.
Quando as cercas caírem, todas as flores poderão desabrochar juntas em um jardim de esplendor incomparável, um paraíso na Terra."

Brian Weiss

sábado, 16 de março de 2013

Sentimentos: Nossos verdadeiros guias

"A caridade é, sem dúvida a essência das ideias espíritas, porque constitui a didática da vida no processo de educação do homem em busca de seu ajustamento com a Lei Natural.

Importa-nos observar que, mesmo no clima da bondade de nossas fileiras de serviço, as iniciativas erguidas em nome do amor, muitas vezes, devido ao arraigado sentimento de egoísmo, podem obedecer a motivações da natureza individualista.

Interesse pessoal e altruísmo, assim como a luz e a treva, alternam-se na natureza íntima de nossos sentimentos, mesmo quando agimos nas edificações em favor do próximo.
Ante esse quadro inevitável do coração, serão oportunas as indagações:
Como a caridade tem educado a mim mesmo?

Em que aspectos tenho melhorado a partir da ação social?
Reconheço os traços de personalismo na minha atividade de amparo?
Quais são os sentimentos experimentados com a atividade do bem?

A reciclagem do conceito de caridade em nossos movimentos diários carece de um enfoque sobre convivência.
A dica é : mais valor ao relacionamento humano e menos prática formalizada.

A prática é significativa pelo seu caráter disciplinador, mas acima dela, deve estar a interação humana e a quebra de barreiras que nos distanciam do próximo, de sua singularidade rica de lições, que podem ser absorvidas em regime de salutar intercâmbio de vivências.

Ao erguermos casas de amor ao próximo, costumamos, simultaneamente, adotar um processo psicológico de caridade com limites, restringindo o conceito de próximo aos que se beneficiam diretamente das iniciativas que promovemos.

Saindo dos locais de caridade, muitos corações amantes do bem, tomados pela incoerência, dispensam tratamentos ríspidos a serviçais e familiares no lar ou ainda a funcionários e conhecidos no dia a dia. É a caridade com hora marcada!

A caridade-cidadã é uma atitude ainda distante do movimento sublime da alma na semeadura do bem sem condições.
A cidadania é dever universal de solidariedade.
A cidadania à luz da imortalidade significa a luta íntima na consolidação dos deveres perante a consciência.

Batalhamos pela cidadania de nosso semelhante, igualmente devemos talhar nas nossas atitudes os sentimentos que nos identifiquem como cidadãos com participação social consciente, onde quer que estejamos.

Haverá diferença entre o próximo que é beneficiado por nós nas atividades doutrinárias e aquele que conduz um veículo ao nosso lado, que nem conhecemos?
Já pensou nisso ?
Cidadania à luz do ser imortal é educar e educar-se, para viver com proveito a grande oportunidade reencarnatória.

Mais do que sistematizar ações sociais, cultivemos a arte de melhorar nossos hábitos no relacionamento.
Ao implantar práticas de acolhimento e recepção sem aprender a conviver, corre-se o risco da formalização de novas filantropias atualizadas pelos conhecimentos, mas não aperfeiçoadas pela doação íntima de si mesmos.

A única atitude que nos leva ao encontro da consciência é aquela, da qual, nossos sentimentos fazem parte.
A caridade é luz que se acende ao próximo, com a qual, igualmente, deveremos aprender a nos beneficiar no próprio ato de exercê-la.
A proposta de amor não é martirizar-se pelo bem alheio para conseguir a felicidade pessoal.

A caridade é um processo relacional, interativo, de crescimento mútuo.
Ela tem que ser boa, agradável e espontânea, para quem faz e quem recebe, nivelando ambos no ato de dar e receber, descaracterizando os papéis de doador e carente, porque carente e doador somos todos."
Ermance Dufaux - Por Wanderley de Oliveira

Minuto de Sabedoria

Não guarde em seu coração, raiva,
mágoas e ressentimentos, medos e tristeza.
Caminhe para frente!
Quanta gente espera de você,
apoio, compreensão e carinho!
Se não o compreendem, não se importe.
Perdoe e siga em frente, porque
em todos os caminhos encontraremos sempre
lições preciosas,que nos farão progredir.

Minutos de Sabedoria

Felicidade é Reconhecer as Limitações

Tenhamos em mente que somos aprendizes na escola da vida.
Muitas vezes nos cobramos atitudes, desempenho e
capacidade para os quais ainda não estamos preparados.
Tudo há seu tempo.
Há aqueles que por orgulho se revoltam, pois gostariam de ocupar posição melhor na sociedade, diante dos outros.
Isso é orgulho e vaidade.
Não podemos querer dar aquilo que ainda não possuímos.
Devemos reconhecer que estamos no lugar certo neste mundo e que compete a nós melhorarmos nossa condição interior,
com a nossa reforma íntima, caminhando devagar e com segurança.
Alcançar o topo, galgando degrau por degrau.
A lição mal aprendida no caminho nos fará falta lá na frente,
quando outras mais complexas se nos apresentarem.
Assim, estar feliz é saber que podemos, mas que ainda temos limitações, as quais com o passar do tempo e do nosso aprendizado diminuirão gradativamente, levando-nos ao infinito. Confiemos em Jesus, pois Ele está ao nosso lado nos amparando
e nos apoiando na nossa escalada, rumo ao topo da montanha da vida.

Gotas de Paz

sexta-feira, 15 de março de 2013

Coisas da vida

Escolhemos exatamente tudo nessa nossa existência...

Então, escolha também qual a energia que deverá vibrar próximo ao seu corpo.
Prefira pensamentos bons, distancie aqueles que surgem do nada para atormentar sua alma.

Prefira compreender as atitudes as quais você não aprova, em vez de se revoltar contra elas. Se for preciso, afaste-as do seu coração...

Escolha egoistamente pessoas que te tragam paz para estar perto de você. Não se sinta mal em se desviar das que não te acrescentam alegria...

E se isso for impossível, vista uma proteção invisível na forma de confiança em si e oração. Assim, você estará protegido de qualquer tipo de sentimento destrutivo: maldade, medo ou inveja.

Saiam de casa com o seu melhor sorriso.
Lembrem-se das rosas, que mesmo sem água , no sol quente ou murchas, sempre serão coloridas, até a última pétala cair...

Carla Véras

quinta-feira, 14 de março de 2013

Conquistar o Amor dos Outros

Muita gente aprendeu em livros e palestras de auto ajuda a pensar primeiro em si e depois nos outros. Com certeza, quando damos atenção a nós mesmos, percebendo nossas emoções e desejos, nos fortalecemos para ajudar outras pessoas. Porém, muitos aprenderam que devem ignorar totalmente o que os outros pensam em relação às suas atitudes e acabam ultrapassando a linha do respeito ao próximo.

Cumprimentar todas a pessoas é um ato de amor a si mesmo também.

Normalmente, quando as pessoas iniciam sessões terapêuticas com psicólogos,passam a reconhecer seus próprios talentos, expandindo a auto-estima. Isso faz com que elas rompam o casulo onde se escondiam e descubram seu direito de dizer não ou sim, conforme sua vontade. A energia de sua personalidade, que por muito tempo permaneceu aprisionada em seu inconsciente, começa a jorrar com força para fora, levando-as a ser ríspidas e prepotentes com quem antes as dominava.

Fazer terapia sem espiritualidade pode fazer com que as pessoas exacerbem o egoísmo, que é muito diferente de auto-estima, tornando-as antipáticas e seletivas ao extremo.

Saber encontrar o caminho do meio não é fácil. Nos extremos, ou a pessoa se anula para agradar aos outros, ou se torna fria e arrogante para se libertar das pressões e chantagens emocionais.

Quando a alma está em paz e feliz, naturalmente somos simpáticos com todos que cruzam o nosso caminho.
Colocar-se sempre no lugar do outro faz de você uma pessoa grandiosa e especial, mas para ter essa atitude é necessário reconhecer a essência divina em todas as criaturas. Só assim você sente vontade de sentir o que o outro sente, com a firme disposição de compreendê-lo e aceitá-lo.

Quem não tem essa consciência procura se distanciar, restringindo suas relações a um pequeno grupo, para sentir-se em segurança.

No outro extremo, quem distribui sorrisos a esmo e concorda com tudo, sem mostrar seus verdadeiros pensamentos, pode até conquistar o carinho e a simpatia alheios, mas se o convívio se tornar constante ninguém suportará essa pessoa, pois ela exala insegurança.

Quem verdadeiramente tem carisma não evita expressar opiniões, sabendo fazê-lo de forma firme e simpática, sem querer impor sua vontade a ninguém.

Por outro lado, quem anseia amor a qualquer custo e se aborrece quando alguém não o admira revela baixa auto-estima e medo do abandono.

Saber respeitar o direito de alguém não gostar de você, sem mágoas e sem criticas, é prova de sua maturidade espiritual e de equilíbrio emocional para lidar com os problemas da vida.

Conquiste o amor das pessoas pelo prazer de amá-las, e não para encobrir suas próprias carências. É muito bom amar e receber amor, e é melhor ainda saber que esse amor é de graça, sem segundas intenções. O que vale mesmo é buscar no outro o aprendizado para nossa própria evolução, afinando nossa alma com o amor cósmico.

Cristina Cairo

Trecho do Livro "A Lei da Afinidade"

Afinidade

A afinidade é singular, discreta e independente,
porque não precisa do tempo para existir.
Vinte anos sem ver aquela pessoa com quem se estabeleceu
o vínculo da afinidade!
No dia em que a vir de novo, você vai prosseguir a relação
exatamente do ponto em que parou.
Afinidade é a adivinhação de essências não conhecidas
nem pelas pessoas que as tem.

Por prescindir do tempo e ser a ele superior,
a afinidade vence a morte, porque cada um de nós traz afinidades
ancestrais com a experiência da espécie no inconsciente.
Ela se prolonga nas células dos que nascem de nós,
para encontrar sintonias futuras nas quais estaremos presentes.
Sensível é a afinidade.
É exigente, apenas de que as pessoas evoluam parecido.
Que a erosão, amadurecimento ou aperfeiçoamento sejam do mesmo grau,
porque o que define a afinidade é a sua existência também depois.

Aquele ou aquela de quem você foi tão amigo ou amado, e anos depois
encontra com saudade ou alegria, mas percebe que não vai conseguir
restituir o clima afetivo de antes,
é alguém com quem a afinidade foi temporária.
E afinidade real não é temporária. É supratemporal.
Nada mais doloroso que contemplar afinidade morta,
ou a ilusão de que as vivências daquela época eram afinidade.
A pessoa mudou, transformou-se por outros meios.
A vida passou por ela e fez tempestades, chuvas,
plantios de resultado diverso.

Afinidade é ter perdas semelhantes e iguais esperanças,
é conversar no silêncio, tanto das possibilidades exercidas,
quantos das impossibilidades vividas.

Afinidade é retomar a relação do ponto em que parou,
sem lamentar o tempo da separação.
Porque tempo e separação nunca existiram.
Foram apenas a oportunidade dada (tirada) pela vida,
para que a maturação comum pudesse se dar.
E para que cada pessoa pudesse e possa ser, cada vez mais,
a expressão do outro sob a forma ampliada e
refletida do eu individual aprimorado.

Artur da Távola

quarta-feira, 13 de março de 2013

Carinho, um ato de afeto

Todos nós somos capazes de transmitir a alguém o nosso carinho,
podemos distribuir por onde passarmos nosso afeto
e o nosso sentimento de carinho para aqueles
que compartilham conosco de nossa jornada.
Utilizando-se de boas palavras, do abraço sincero,
da atenção sem intenção e muitas vezes apenas com um olhar,
podemos demonstrar ao outro o quanto estamos felizes
por poder proporcionar um ato de carinho a alguém,
principalmente quando esse alguém está
necessitado desse carinho sincero.
Quando existe a entrega real de nossos sentimentos,
estamos proporcionando ao outro e a nós um bem estar maravilhoso,
tudo a nossa volta se transforma e consequentemente somos
transformados gradativamente, porque diante de um ato de carinho
não existe sentimentos como o orgulho e a vaidade,
sempre impera a humildade, o amor e a compreensão.
Tenhamos mais atos de carinho para com o nosso próximo,
assim estaremos sempre em sintonia com sentimentos maravilhosos
e com vibrações que só nos elevam o espírito,
é assim que traçamos de forma segura e tranqüila nossa caminhada evolutiva,
através da demonstração de todo o afeto e carinho que há em nossos corações,
independente da situação em que estivermos passando,
doe-se carinhosamente a todos que te procurarem,
e desta forma verá o quanto você pode ajudar.

Gotas de Paz!

terça-feira, 12 de março de 2013

O Apego

Uma das maiores fontes de angústia e infelicidade que podemos ter na vida é o apego. Quando nos tornamos dependentes de alguma situação ou de alguém para que possamos ser felizes, certamente começa o inferno.

Como é impossível controlar a realidade de modo que ela satisfaça todos os nossos desejos, é óbvio que em algum momento acabaremos por sofrer uma perda, uma rejeição ou teremos frustrada alguma expectativa.

Se nossa dependência dos fatores externos for demasiadamente grande, o sofrimento será inevitável. Entre todos os tipos de apego, certamente o mais difícil de superar é a dependência afetiva.

Esta é uma dificuldade tão disseminada, que existem grupos terapêuticos específicos para o seu tratamento, pois ela é tão destrutiva quanto a que se relaciona com vícios, como o álcool e as drogas.

A dependência afetiva tem como raiz uma baixa auto-estima e a necessidade de sentir-se amado para poder acreditar que se possui algum valor. Esta carência leva a situações humilhantes, pois faz com que a pessoa abra mão da própria identidade e faça qualquer concessão, para garantir a aceitação por parte do outro.

Para libertar-se dessa prisão é preciso, em primeiro lugar, tomar consciência de que algo de errado está acontecendo. Quando o primeiro sinal de que se precisa de ajuda surge, é importante agir, principalmente, para que o sentimento de fraqueza desapareça, visto que num grupo de terapia pode-se perceber que muitos outros seres humanos se encontram na mesma situação.

Esta descoberta traz alívio, incentivo e motivação para que se persista na busca da cura. Quanto mais o amor-próprio e a autovalorização se fortalecerem, mais rapidamente acontecerá a transformação.

... "Para o apego, a consciência não é necessária; ao contrário, a consciência é a barreira. Quanto mais consciente você se torna, menos você será apegado, porque a necessidade de apego desaparece. Por que você quer estar apegado a alguém? Porque sozinho você sente que você não se basta. Você sente falta de alguma coisa. Algo fica incompleto em você. Você não é inteiro. Você precisa de alguém para completá-lo. Daí, o apego. Se você está consciente, você está completo, você é inteiro - o círculo está completo agora, não está faltando nada em você - você não precisa de ninguém. Você, sozinho, sente uma total independência, uma sensação de inteireza.
Isso não quer dizer que você não amará as pessoas; ao contrário, somente você pode amar. Uma pessoa que seja dependente de você não pode amá-lo: ela o odiará. Uma pessoa que precisa de você não pode amá-lo. Ela o odiará, porque você se torna o cativeiro.
Ela sente que sem você ela não pode viver, sem você ela não pode ser feliz, então, você é a causa das duas coisas, da felicidade e da infelicidade dela. Ela não pode se dar ao luxo de perdê-lo e isso lhe dará uma sensação de aprisionamento: ela é sua prisioneira e se ressentirá disso; ela lutará contra isso.
As pessoas odeiam e amam ao mesmo tempo, mas este amor não pode ser muito profundo. Somente uma pessoa que seja consciente, pode amar, porque esta pessoa não precisa de você.
Mas, então, o amor tem uma dimensão totalmente diferente: ele não é apego, ele não é dependência. A pessoa não é sua dependente e não o fará dependente dela: a pessoa permanecerá uma liberdade e lhe permitirá permanecer uma liberdade.
Vocês serão dois agentes livres, dois seres totais, inteiros, se encontrando. Esse encontro será uma festividade, uma celebração - não uma dependência. Esse encontro será uma alegria, uma brincadeira".

Osho, The Book of the Secrets.

Elisabeth Cavalcante é Taróloga, Astróloga, Consultora de I Ching e Terapeuta Floral.

Despedida

Existem duas dores de amor:
A primeira é quando a relação termina e a gente, seguindo amando, tem que se acostumar com a ausência do outro, com a sensação de perda, de rejeição e com a falta de perspectiva,já que ainda estamos tão embrulhados na dor que não conseguimos ver luz no fim do túnel.

A segunda dor é quando começamos a vislumbrar a luz no fim do túnel.

A mais dilacerante é a dor física da falta de beijos e abraços, a dor de virar desimportante para o ser amado.
Mas, quando esta dor passa, começamos um outro ritual de despedida: a dor de abandonar o amor que sentíamos.
A dor de esvaziar o coração, de remover a saudade, de ficar livre, sem sentimento especial por aquela pessoa. Dói também…

Na verdade, ficamos apegados ao amor tanto quanto à pessoa que o gerou.
Muitas pessoas reclamam por não conseguir se desprender de alguém.
É que, sem se darem conta, não querem se desprender.
Aquele amor, mesmo não retribuído, tornou-se um souvenir, lembrança de uma época bonita que foi vivida…
Passou a ser um bem de valor inestimável, é uma sensação à qual a gente se apega. Faz parte de nós.
Queremos, logicamente, voltar a ser alegres e disponíveis, mas para isso é preciso abrir mão de algo que nos foi caro por muito tempo,que de certa maneira entranhou-se na gente, e que só com muito esforço é possível alforriar.

É uma dor mais amena, quase imperceptível.
Talvez, por isso, costuma durar mais do que a ‘dor-de-cotovelo’ propriamente dita.
É uma dor que nos confunde.
Parece ser aquela mesma dor primeira, mas já é outra.
A pessoa que nos deixou já não nos interessa mais, mas interessa o amor que sentíamos por ela, aquele amor que nos justificava como seres humanos, que nos colocava dentro das estatísticas: “Eu amo, logo existo”.

Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo.
É o arremate de uma história que terminou, externamente, sem nossa concordância,
mas que precisa também sair de dentro da gente…
E só então a gente poderá amar, de novo.

Martha Medeiros