Bem Vindo!

Bem Vindo! Deixe Um Comentário e Volte Sempre!

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retrospectiva do Ano

Olhe para o Ano que passou e veja todos os obstáculos que você superou.
Quando você achava que não ia conseguir,
que aquilo não teria solução, tudo se resolveu.
Faça uma retrospectiva de tudo que lhe ocorreu,
e se tiver humildade, chegará à conclusão que Deus é maravilhoso.
Quantas pedras que você mesmo colocou no seu caminho foram removidas.
Quantos obstáculos você conseguiu superar,
Quantos aprendizados você conseguiu adquirir.
Quantos coisas boas aconteceram na sua vida.
Quantos momentos de felicidades e alegrias.
Se houveram dificuldades, foram para seu próprio beneficio,
para exigir de você superação.
Ao invés de ver as barreiras como algo negativo, e ficar se lamentando,
procura ve-las como provas para serem superadas.
Ninguém sucumbiu ou vai sucumbir, pois Deus não permite que tenhamos
um fardo maior e mais pesado, do que aquele que possamos carregar,
então procure tirar lições de tudo que passou neste Ano,
e sirva de aprendizado para o próximo Ano.

Desconheço o Autor

Não é o Ano que tem que mudar, e sim você!

Nessa vibração de fim de ano, proponho refletirmos sobre o que realmente queremos para nós nesse novo ciclo que se inicia.
Acredito que é chegado o momento de limpar a bagunça acumulada por anos e varrer todas as mágoas que, por medo ou insegurança, tivemos medo de encarar. Tudo aquilo que um dia nos fez mal e que, por diversos motivos, nós deixamos de enfrentar, hoje, pesam nas nossas bagagens e ocupam o lugar de coisas que poderiam tornar nossas vidas mais doces e serenas.
Nessa última semana do ano vamos arrumar o que necessita ser arrumado. Se necessário, que comecemos de fora para dentro: limpemos os armários, organizemos as roupas, tiremos tudo do lugar! Mostre para o Universo que você está pronto para novos desafios e que o espaço para o novo – e para o melhor – você já abriu!
A ideia é essa. Deixem que novas pessoas entrem em suas vidas. Fujam do óbvio, esqueçam os rótulos. Julgamentos, a essa altura da vida, já esta claro que não ajuda em nada. Aceite novos convites, esqueça a rotina, dê uma nova chance para aquela pessoa que você diz odiar – lembre-se: as pessoas são espelhos e só reconhecemos nos outros aquilo que alimentamos em nós mesmos.
Enfim, quero desejar a todos vocês, amigos e familiares, um 2012 abençoado, de cada vez mais clareza, plenitude e equilíbrio para tomarmos as decisões corretas. Desejo também que a sabedoria se faça presente para que saibamos a hora de recuar e ouvir a voz de nossos corações. Que não nos esqueçamos que, se queremos um 2012 diferente, não é o ano que tem que mudar e sim, nós mesmos.

Desejo paz, saúde, amor e prosperidade!
Que esse ano que se inicia seja repleto de bênçãos e conquistas!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Viver Melhor

Todos queremos ser felizes, viver melhor.
Entretanto, ouçamos a experiência.
A felicidade não é um tapete mágico. Ela nasce dos bens que você espalhe, não daqueles que se acumulam inutilmente.
Tanto isto é verdade que a alegria é a única doação que você pode fazer sem possuir nenhuma.
Você pode estar em dificuldade e suprimir muitas dificuldades dos outros.
Conquanto às vezes sem qualquer consolação, você dispõe de imensos recursos para reconfortar e reerguer os irmãos em prova ou desvalimento.
A receita de vida melhor será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.
A vida é dom de Deus em todos.
E quem serve só para si não serve para os objetivos da vida, porque viver é participar, progredir, elevar, integrar-se.
Se aspirarmos a viver melhor, escolhamos o lugar de servir na causa do bem de todos.
Para isso, não precisa você acondicionar-se a alheios pontos de vista.
Engaje-se na fileira dos servidores que se lhe afine com as aptidões.
Aliste-se em qualquer serviço no bem comum.
É tão importante colaborar na higiene do seu bairro ou na construção de uma escola, quanto auxiliar a a uma criança necessitada ou prestar apoio a um doente.
Procure a paz, garantindo a paz onde esteja.
Viva em segurança, cooperando na segurança dos outros.
Aprendamos a entregar o melhor de nós à vida que nos rodeia e a vida nos fará receber o melhor dela própria.
Seja feliz, fazendo os outros felizes.
Saia de você mesmo ao encontro dos outros, mas não resmungue, nem se queixe contra ninguém. E os outros nos farão encontrar Deus.
Não julgue que semelhante instrução seja assunto unicamente para você que ainda se acha na Terra. Se você acredita que os chamados mortos estão em paz gratuita, o engano é seu, porque os mortos se quiserem paz que aprendam a sair de si mesmos e a servirem também.

André Luiz/Chico Xavier
Da Obra: espostas da Vida

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

O Verdadeiro Sentido do Natal Para o Espírita


O Natal para o Espírita representa a comemoração do aniversário de Jesus.

O dono da festa é o Mestre, quem deve receber os presentes e as homenagens é o aniversariante e não nós.  O aniversariante tem os seus convidados que são os pobres, os deserdados, os coxos, os estropiados, os sofredores, etc...

Será que realmente somos convidados do Cristo nessa festa?
Qual o presente que deveremos lhe oferecer?
O que Ele gostaria de receber?

Sabemos que o que Ele mais quer é que cumpramos a vontade de Deus, Nosso Pai. E todos os dias renovamos os nossos compromissos no "Pai Nosso", dizendo: "Seja feita a Vossa vontade"
Será que estamos fazendo a nossa parte?
Será que estamos nessa festa ou fomos barrados?

A maioria de nós, mesmo espíritas, ainda vemos o Natal como uma festa de consumo, reforçando o culto ao materialismo e à materialidade, trocando presentes entre si, quando, em verdade, não somos os homenageados, nem a festa é nossa...

Será que o Cristo se sente feliz com isso?

A nossa reverência ao Cristo deve ser em Espírito e Verdade apenas, buscando somente materializar a Vontade do Pai que está em todo o Evangelho.

E como deve ser essa comemoração?

Com uma prece, uma reflexão sobre os objetivos alcançados, com uma análise crítica interior onde possamos verificar se os compromissos assumidos antes do reencarne estão sendo cumpridos, porque o único e maior objetivo que temos na presente existência é de edificar em nós o Bem.

Para esse desiderato, acertamos de forma pessoal e intransferível com o Cristo, um mandato de renovação.

Nosso compromisso é o de nos conhecermos melhor, conformando nossa vida com a Vontade de Deus, de nos reformarmos intimamente e nos tornarmos homens e mulheres de Bem, edificando dentro de nós o Belo, o Bem e a Justiça.

Infelizmente, papai Noel ainda é mais importante que o Cristo. O Cristo ainda se encontra desvalorizado e esquecido dentro de nós.

Nossas mesas estão fartas e se fala muito de solidariedade, mas não se tem sensibilidade ainda com a dor alheia.

Nos falta consciência, falamos muito, mas ainda não sentimos a fraternidade pulsar o coração. Estamos reféns e prisioneiros das aparências, do materialismo, dos cultos exteriores, do consumismo, colocando em segundo lugar o Reino do Espírito, o Reino de Deis.
Os interesses espirituais ainda não tem vez nem voz em nossos corações.

Qual o verdadeiro sentido do Natal?

Deve ser o de auto-conscientização, buscando a comunhão com os valores do Bem, ligados aos interesses do Espírito e da vida imortal, porque a Terra, para os encarnados, é apenas um curso de pequena duração e ninguém fica na Escola a existência inteira, um dia voltamos para Casa para avaliar os deveres realizados.

O que nos atrai não são as boas idéias, mas os interesses.

A Doutrina do Cristo, cheia de boas idéias, está conosco a mais de dois mil anos e não mudamos o suficiente. infelizmente, ainda não fomos atraídos por esses ideais. Mas a medida que evoluímos pelo estudo, pelo amor e pela dor, mudam os nossos interesses e vamos crescendo;

Quanto mais sepultamos as nossas vaidades, o nosso orgulho e o nosso egoísmo, mais somos atraídos pela luz do Cristo e nos tornamos felizes.

O que representa a Estrela de Belém para os Espíritas: representa a Luz Protetora dos Planos Superiores, resumindo uma Infinidade de Espíritos Luminares que vieram assistir e dar o suporte ao Cristo em sua tarefa de orientação e exemplos para todos nós.

Será que lembramos dos companheiros que estão nas zonas umbralinas no Natal?

Como se sentem esses Irmãos?

A espiritualidade nos ensina, pelas penas de Chico Xavier, que alguns nem sabem dessa data ou comemoração. Outros, que se encontram em situações melhores, sentem-se extremamente tristes por estarem afastados dos seus familiares; outros ainda vivem refletindo e lamentando as oportunidades perdidas e sofrendo a dor da saudade e da separação em razão da resistência e da rebeldia em não aceitar o processo de mudança e transformação no caminho do Bem.

A falta de Reforma íntima nos afasta de quem amamos.

Muitos filhos, maridos, esposas, demoram a encontrar-se na erraticidade, em razão do mau direcionamento do livre arbítrio, tendo em vista seus investimentos no mundo material, nas fantasias, nas ilusões, em detrimento do sentido real da própria existência. A fuga no enfrentamento dos desafios ou o desprezo de buscar a prática das lições do bem nos causa muita dor moral.

NATAL é isso aí, renovação permanente.

Todo segundo é hora de mudar para melhor, Amando, Servido e passando nesta vida com trabalho no Bem, na Solidariedade, na Tolerância, com muita Fraternidade.

E então? Vamos pensar nisso?


Desconheço o Autor

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Deus Sempre Nos Atende

Muitas vezes fazemos pedidos a Deus e aguardamos ansiosos por uma resposta.
Aguardamos e parece que nada acontece. Nesses momentos nos revoltamos, nos entristecemos e passamos a blasfemar e a dizer que Deus não escutou nossas preces, e, que provavelmente se esqueceu de nós.
Nosso entendimento ainda é muito pequeno para percebermos a grandeza de Deus e todo seu amor.
Tenhamos a certeza de que Deus sempre está presente em nossas vidas, como Pai amoroso que é.
Se em dado momento não recebemos o que pedimos, com certeza não era o melhor para nós. Deus jamais desampara qualquer de seus filhos.
Todos são muito importantes para Ele. Só Deus tem o conhecimento prévio daquilo que será melhor para  nós, para nosso crescimento e evolução, pois esse é o objetivo de estarmos aqui.
Assim, quando pedirmos algo, saibamos que nosso pedido estará sendo atendido de uma forma ou de outra, sempre visando o nosso bem.
Não nos revoltemos, pois tudo tem a sua hora. Nem sempre estamos preparados para receber o que pedimos. Certamente, se fosse feita a nossa vontade e não a de Deus, nós poderíamos sofrer males de difícil solução.
Não olvidemos jamais de que Deus nosso Pai é Amor, Justiça e Bondade, e sempre fará o melhor por nós.
Deus sempre nos ouve e atende, tenham certeza disso e sigam adiante, com confiança e esperança sempre!

Desconheço o Autor

O Criminoso Reencarnado

O médium espírita Divaldo P. Franco, conta a história de um garoto, que foi abandonado aos 6 meses de idade, na instituição Mansão do Caminho, onde ele dirige (www.mansaodocaminho.com.br). Este garoto, aos 4 anos de idade, fazia faquinhas e ameaçava as voluntárias que ajudavam Divaldo a tomar conta das crianças. Ele dizia que queria enfiar a faca em alguém para sentir o sangue quente escorrer em suas mãos. Divaldo perguntava como ele sabia que o sangue era quente, e ele respondia que não sabia como, mas ele tinha certeza que era quente.

Quando este garoto completou 12 anos, as voluntárias que auxiliavam Divaldo tinham medo dele. Divaldo então, fez uma terapia de choque. Chamou o garoto e disse que ele teria que ir embora da instituição. O garoto assustou, pediu desculpas e prometeu não ameaçar mais. Estudou e foi evangelizado pela instituição espírita Mansão do Caminho.

Aos 18 anos, o menino pediu a emancipação. Divaldo disse:

- Dou sua emancipação com uma condição: quando você desejar matar alguém, você vem aqui e me mata.

- Mas, tio? . . . - disse o garoto assustado.

- Sim porque eu falhei. A sociedade me entregou você com 6 meses, a sociedade nos dá tudo, você não tem nada contra a sociedade, espero, porque a sociedade é a humanidade. Se você matar alguém, é porque eu falhei. Antes me mate, por causa do meu fracasso em relação a você.

O garoto concordou, e foi embora. Após 10 anos, eles se reencontraram. Divaldo então, aproveitou e perguntou se ele sentiu vontade de matar. O garoto disse que sim, mas que toda vez que sentiu essa vontade, ele via o rosto de Divaldo na sua frente dizendo: "Venha e me mate primeiro", então, ele se desarmava. Ele agradeceu dizendo que, se não fosse Divaldo e o Espiritismo, ele estaria num cárcere. Divaldo, então, esclareceu:

- Agradeça a sua consciência, que assimilou toda a educação moral evangélica que recebeu na Mansão do Caminho. Você fez bom uso do livre arbítrio. Hoje, você pode entender, por isso vou lhe contar que, os bons espíritos me disseram que você foi um criminoso na encarnação anterior, meu filho. Você trazia no inconsciente a lembrança do sangue jorrando em sua mão quando esfaqueava alguém. Estava tão dentro de você, que explodia na sua memória atual, eram flashes do passado.


Resumo de uma história verídica vivenciada pelo médium espírita Divaldo P. Franco.

Do Livro: Conversa Fraterna

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Renovação a Arte da Vida

A arte de começar de novo, através das tentativas pela vida
nos é oferecida a cada momento.
Muitas vezes lamentamos pelos erros e ficamos inertes,
mas ao observarmos toda a natureza, percebemos que pela
persistência as coisas voltam.
Temos o exemplo da reencarnação, onde numa existência
anterior percorrida com assunto em aberto, e através dela
se tem oportunidade novamente de procurar fazer de novo,
mesmo ao termino  de uma tarefa mal executada, e através
da insistência, da fé conseguimos tentar outra vez.
Mesmo juntamente com o universo e tudo acontece naturalmente.
A renovação se da quando atingimos alguns estágios percorridos
e esgotam-se as alternativas.
Lembremos que nosso Pai Celestial nos dá a eternidade,
assim com firmeza, determinação e com confiança tudo há de se regenerar.

Gotas de Paz

Aquele Que Segue

Sou aquele que segue apesar das tristezas e lutas;
Sou o passo que apressa e tem  pressa em chegar;
Sou o sonho dos dias nos dias que passam;
Sou franco e leal nas lidas da vida e alem muito mais;
Sou o timbre do sino percorrendo os caminhos;
Sou a ponta do galho ao peso do  pássaro;
Sou o mais ousado a buscar-te por toda parte;
Sou a gota de orvalho a escorrer pelo caule;
Sou da terra que brota a semente adubada;
Sou riacho que chora ao encontro do mar;
Sou a onda bendita que quebra na praia em noite de lua;
Sou o remo que verga na força do impulso  por calosas mãos;
Sou o vento que passa agitando as pandas que o sol desbotou;
Sou forte ante o  avanço da colheita das flores  na primavera;
Sou o que te reverencio ao sabor do vento em contida oração;
Sou fera ferida dormindo ao relento dominando os instintos;
Sou pó de madeira que ao sopro do vento se esvai no alem;
Sou  eu a brandir a enxó, no rumo do prumo, que  alisa e apruma;
Sou ave fagueira chilrando pro bando no anoitecer;
Sou o pé da brauna  onde alinho o ninho da ave canora;
Sou a sombra infinita que ao som da gaivota  rever o albatroz;
Sou eu enfim-; que viceja os versos-, na fonte reversa do amor e de luz;
Sou eu que te peço em prantos e preces...; o teu cajado... Jesus.

Desconheço o Autor

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Através do Fracasso Alcançamos a Vitória

Qual aquele que nunca fracassou?
Qual aquele que nunca tomou a direção errada, pensando estar certo?
Todos nós indistintamente em algum momento fracassamos, sofremos as derrotas da vida, mas como sabemos, nada é por acaso e se saímos fracassados em algum momento é porque tínhamos um propósito maior mais adiante.
Faça uma reflexão sobre todas as derrotas de sua vida e verás que passou por momentos muito difíceis, mas que superou e se não superou ainda é porque falta alguma mudança interior em você.
Todos aqueles que passam pelos sofrimentos sejam eles materiais ou morais e se sentem fracassados diante da vida, deve reverter este pensamento e reter apenas os aprendizados e conhecimentos adquiridos neste processo.
Porque todo fracasso nos trás o aprimoramento de nossas ações e sentimentos, basta que façamos sempre a melhor escolha em nossos sentimentos, por mais dolorosa que seja a sua dificuldade, persevere no bem e saiba que atingirá a vitória.
Esta vitória será duradoura e não passageira, porque vai demandar de você, muita força e coragem em  continuar buscando sempre o melhor.
Para isso é necessário que façamos diariamente uma revisão sobre nossos pensamentos, sentimentos e emoções que dispensamos aos nossos semelhantes.
Lembre-se que nunca estamos sós, constantemente estamos acompanhados por Jesus, é ele que nos sustenta através do seu amor, por isso a importância de sempre caminharmos de acordo com os ensinamentos que ele nos deixou.
Quando sentir-se fracassado, eleva seu pensamento a Jesus, que ele lhe mostrará o caminho para chegar até a sua vitória.


Desconheço o Autor

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O Bem Que Se Faz

Quando a ingratidão te bater à porta, não digas: nunca mais ajudarei a ninguém!
Quando a impiedade daqueles a quem beneficiaste chegar ao teu lar, não exclames: para mim, chega!
Não sofras e nem te arrependas de ter ajudado.
Nem reclames: e eu que lhes dei tudo!
Não retribuas mal por mal, pois que assim, vitalizarás o próprio mal.
O bem que se faz a alguém é sempre luz que se acende na intimidade.
Naturalmente, gostarias de receber gratidão, amizade, compreensão. Todos apreciamos experimentar os frutos da gratidão.
Pensa que a árvore jamais pergunta a quem lhe colhe os frutos para onde os carregará ou o que pretende fazer deles.
Ela se felicita por poder dar. Por se multiplicar através da semente que, atirada ao solo, o abençoa com novas dádivas de alegria.
Segue-lhe o exemplo.
Teus frutos bons, que produzam bons frutos além...
Tuas nobres tarefas, que se desdobrem em tarefas superiores mais tarde.
Fica com a alegria de fazer, de doar. Nunca com a idéia de colher reconhecimento ou gratidão.
Porque esperar gratidão pode ser também uma espécie de pagamento.
Sê tu sempre grato, mas não esperes pelo reconhecimento de ninguém.
O bem que faças, viajando sem parar em muitos corações, espalhará luz no longo curso da tua vida.
Amanhã ou depois, nos caminhos sem fim do futuro, mesmo que não o saibas ou que o tenhas esquecido, esse bem te alcançará, mais formoso, mais fecundo.
Assim, prossegue ajudando sempre. Observa como age a natureza:
O rio não cogita de examinar as bênçãos que conduz em suas águas, nem interpela o solo por onde segue.
Deixa-se jorrar, beneficiando a terra, a agricultura, as gentes.
O perfume, bailando no ar, nada pede para se espalhar até onde possa.
O grão não espera nada, além de ser triturado, para se converter em alimento.
O sol não escolhe lugar para visitar com luz, calor e vida.
A chuva não tem preferência por onde espalhar vitalidade.
Todos cooperam em nome da divindade, sem exigências e sem reclamações.
São úteis e passam. Nada esperam, nada impõem.
Age desta forma, tu também, e transforma-te num cálice de bênçãos, servindo sempre.
Se a tristeza te visitar a alma, ante a ingratidão de tantos a quem doaste o que possuías de melhor, recorda o mestre de todos nós (Jesus).
Ele disse que estava no meio de nós, como aquele que serve.
E, tendo derramado o seu amor, plenificando de vida a todos os que dele se aproximaram, recebeu na hora extrema a ingratidão do abandono.
Mesmo assim, até hoje ele prossegue, convidando: Vinde a mim.
Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao pai senão por mim.

Joanna Ângelis/Divaldo Franco
Da Obra: Dimensões da verdade