Bem Vindo!

Bem Vindo! Deixe Um Comentário e Volte Sempre!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Alteração

Surge, inesperada, com ou sem motivo que a justifique.
Toma vulto e leva às mais cruéis conseqüências, se não é policiada a tempo.
Tem início numa palavra destituída de maldade, num olhar de aparente reproche, numa negativa, ou simplesmente em nada...
A altercação é virose que contamina com facilidade.
Perturba o discernimento, desarmoniza a emoção e deixa rastros significativos no comportamento alterado.

Os altercadores sempre encontram motivo para as suas discussões infrutíferas.
Desarmonizados em si mesmos, agradem-se quando ferem e encontram resposta para os duelos verbais que, não raro, levam a ações deploráveis.
A altercação é portadora de alta carga prejudicial de cólera, que atinge quem lhe tomba nas redes perversas e aquele com quem se debate.

Provocado, e convidado diretamente à altercação, desvia o assunto ou desvia-te do agressor.
Ele talvez "nada tenha a perder", conforme alguns apregoam no auge da discussão.
Tu tens a paz que deves preservar, o bem-estar que não podes tisnar com a perturbação, e os sagrados compromissos com a vida.
Não te detenhas, nunca, em altercação, porquanto, todos aqueles que se permitem induzir, deixam-na arranhados, quando não saem vítimas de sutis mutilações emocionais ou orgânicas, graças aos golpes que sofrem.


Joanna Ângelis/Divaldo P. Franco
Da obra: Episódios Diários

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Programa Para Perdoar

Esforce-se para impedir que a ofensa se
converta em mágoa. Silencie o sucesso infeliz em
que se viu envolvido. Acautele-se, face aos
comentários que lhe tragam os maledicentes e os
levianos. Reflita maduramente, valorizando o ensejo
e retirando proveito da lição que o alcança
em forma de sofrimento. Se você é inocente,
exulte. Se é culpado tranqüilize-se diante
do pagamento. Não fique remoendo,
mentalmente o acontecido. Pense na hipótese
de o seu agressor estar enfermo. A posição da vítima
é sempre melhor. Enseje ao desafeto oportunidade
para a reparação e o retorno. Se tudo estiver,
aparentemente, contra você, fiscalizado
por uns, perseguido por outros,
mantenha inalterada sua confiança em Deus,
que tudo sabe. Desgraça verdadeira é perseguir,
inquietar, comprazer-se na dor alheia, envenenar-se
com o azedume e a cólera. Perdoando, você estará
sempre em paz, podendo auferir mais tarde as
vantagens de haver sido enganado,
perseguido ou ultrajado, com o espírito
livre de outros débitos, de que,
então se encontrará liberado.

Marco Prisco/Divaldo Franco

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Cada Dia é um Novo Dia

“Há muitas chances, muitas oportunidades para que, novamente, possas dar início ao teu bem, a tua dádiva, a tua alegria. Tens a cada minuto a possibilidade de deixar teu passado para o próprio passado e seguir pelo teu presente, fresco, vigoroso e cheio de bênçãos, deliciando-te na espe-rança de um novo dia. Não carregues contigo o peso que atola teus próprios passos. Dá adeus ao que já não te cabe mais. O novo sempre é teu, sempre floresce, momento a momento, dentro de ti. Quando te libertas das tuas correntes, não há mal que sucumba tua vitoriosa alegria. Quando sabes o caminho para as águas, não há poeira que se demore em teus pés. Quando permites que a tua luz brilhe, não há escuridão que possa envolver teu coração. Crê em ti, na força que reside em teu ser, alimentando o que verdadeiramente reluz em teu ser.”

“Pai amado, muito obrigado por tuas misericórdias que se renovam a cada manhã em nossas vidas. Obrigado por teu cuidado e por tua fidelidade. Agradeço-te ó Pai, porque não olha para nós, segundo as nossas fraquezas, mas olha através do Senhor Jesus que nos purifica de todo pecado e injustiça e vê em nós, não o que somos agora, pessoas imperfeitas e infiéis; mas o que seremos um dia pela tua graça e misericórdia. Perdoe nossos pecados e ajude-nos a estar dentro dos parâmetros da tua vontade, para que a cada dia que passa, teu nome seja exaltado e a tua glória seja manifesta em nossas vidas e através de nossas vidas, onde quer que estejamos em tudo que fizermos. Assim seja!”

Desconheço o Autor

Libertando a Alma

Quando transformo cargas negativas da vida,
Em condutores que impulsionam para seguir em frente,
Admitindo fraquezas, buscando soluções com franqueza de espírito,
Aceitando a inexorável passagem do tempo, vivendo com intensidade cada momento.
Libertando-nos de nossas próprias armadilhas, medos e obstáculos que carregamos de herança.
Sonhos retidos na infância, palavras que ainda ecoam no passado,
Dores flamejantes no peito suplicam a sanar.
O coração necessita aprender a perdoar!
Somos nós que escrevemos nossa história, batalhas vencidas, entre percalços e vitórias.
A tristeza seja combatida com dose injetada de fé, olhai serenamente para a natureza, espelhando-se num rio que contorna seu curso, quebrando nas pedras, dançando nos véus cristalinos, assim viaja teu profundo sentir.
Na lagrima orvalhada que respinga das flores, no sol que desponta dentre as nuvens, radiando majestade.
Com a alma esbaldando de intensos momentos, em perfumes de maresias.
Soletrando palavras de amor, em plena luz do dia!
Desenhando perfil em uma tela, risco, rabisco emoções, saindo de si num sonho colorido.
Em qualquer estação do ano, floresça a coragem nos desafios, desfalecendo a covardia, exaltando o amor nas entrelinhas.
Em cada sopro de vida, escorra néctares de esperanças.

Águida Hettwer

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A História de Hachiko

Todo ano em 8 de abril ocorre uma cerimônia solene na estação de trem de Shibuya, em Tóquio. São centenas de amantes de cães que se reúnem em homenagem à lealdade e devoção de Hachiko, fiel companheiro do Dr. Eisaburo Ueno, um professor da Universidade de Tóquio.

Mas, quem foi Hachiko? Que houve de tão extraordinário em sua vida para granjear a admiração e o respeito de tantos que assistem a tal reunião de caráter solene? O artigo intitulado "Velho e fiel cão espera pelo retorno do dono por dez anos", publicado na edição do Asahi Shinbun de 4 de outubro de 1933, lança luz sobre estas questões.

O texto impresso fez um registro histórico de uma das mais bonitas, se não, a mais bela e ímpar história de lealdade, fidelidade e incondicional amor de um cão para com seu dono. De tão incrível era a história contada nas entrelinhas do artigo que a atenção de todo o povo japonês se voltaria para ela; nada menos que o mundo acabaria se rendendo a tal registro épico!

Diga-se, de passagem, que a comovente história do Chu-ken Hachiko (o cachorro fiel Hachiko) rendeu um livro e um filme chamado "A História de Hachiko", mas, sobretudo, colaborou sobremaneira para que a reputação da raça se tornasse conhecida e famosa em todo o mundo, além de impulsionar um apaixonado movimento de restauração e preservação da raça Akita em seu país de origem, o Japão.

O nome do protagonista e aspirante ao estrelato da história contada pelo Asahi Shinbun, e que ficou conhecido em todo o mundo, era Hachiko, um cão branco da raça Akita; o coadjuvante, seu próprio dono, o Dr. Eisaburo Ueno.Pode-se dizer que a história toda teve seu início muito antes daquele 4 de outubro de 1933, data em que o artigo veio a público.

O "Era uma vez..." desta história teve seu ponto de partida em novembro de 1923, portanto, exatos dez anos antes. Naquele mês e ano nasceu Hachiko, na cidade de Odate, província de Akita.

Em 1924, Hachiko foi enviado a casa de seu futuro proprietário, o Dr. Eisaburo Ueno, um professor do Departamento Agrícola da Universidade de Tóquio. A história dá conta de que o professor ansiava por ter um Akita há anos, e que tão logo recebeu seu almejado cãozinho, deu-lhe o de Hachi, ao que depois passou a chamá-lo carinhosamente pelo diminutivo, Hachiko. Foi uma espécie de 'amor à primeira vista', pois, desde então, se tornariam amigos inseparáveis!

O professor Ueno morava em Shibuya, subúrbio de Tóquio, perto da estação de trem que levava (e que leva até os dias de hoje) o mesmo nome. Como fazia do trem seu meio de transporte diário até o local de trabalho, já era parte integrante da rotina de Hachiko acompanhar seu dono todas as manhãs. Caminhavam juntos o inteiro percurso que ia de casa à estação de Shibuya. Mas, ainda mais incrível era o fato de que Hachiko parecia ter um relógio interno, e sempre às 15 horas retornava à estação para encontrar o professor, que desembarcava do trem da tarde, para acompanhá-lo no percurso de volta a casa.
Memorial de Hachiko na estação de Shibuya 

Estátua de Hachiko em frente a estação de Shibuya, em Tóquio. Escultor: Ando Tekeshi (Filho de Ando Teru, nascido em Kagoshima). Dimensões - Base de granito: 1,51mX96cm. Estátua (incluída a base): 91cm. Altura total do monumento: 2,17m

Entretanto, algo de trágico estava para acontecer no dia 21 de maio de 1925 — mal se sabia, mas, reescrevia-se ali um novo desfecho para a história. Hachiko, que na época tinha pouco menos de dois anos de idade, à hora certa, lá estava na estação como de costume, pacientemente (e de rapinho abanando!) à espera de seu dono. Só que o professor Ueno não retornaria naquela tarde de 21 de maio; sofrera um derrame fatal na Universidade que o levara a óbito. Destarte, ainda que alheio da realidade, naquele dia o leal e fiel Akita esperou por seu dono até à madrugada.

Após a morte do professor Eisaburo Ueno, conta a história que seus parentes e amigos passaram a tomar conta de Hachiko. Mas, tão forte e inexpugnável era o vínculo de afeto para com seu amado dono — lealdade, fidelidade e incondicional amor levados ao extremo —, que no dia seguinte à morte do professor ele retornou à estação para esperá-lo. Retornou todos os dias, manhã e tarde à mesma hora, na incansável esperança de reencontrá-lo, vê-lo despontar da estação de Shibuya. Às vezes, não retornava à casa por dias!

Foi assim dez anos seguidos repetindo a mesma rotina (quiçá, já não tão feliz), razão pela qual já era uma presença familiar e pitoresca para o povo que afluía à estação. E ainda que com o transcorrer dos anos já estivesse visivelmente debilitado em conseqüência de artrite, Hachiko não se indispunha a ir diária e religiosamente à estação. Nada nem ninguém o desencorajava de fazer sua peregrinação!

A história tem seu triste clímax em 8 de março de 1935, quando aos 11 anos e 4 meses, Hachiko é encontrado morto no mesmo lugar na estação onde por anos a fio esperou pacientemente por seu dono, onde durante dez anos se tinha mantido em vigília.

Hachiko, como não poderia deixar de ser, tornou-se um marco, um referencial de amizade talvez jamais igualável em qualquer era anterior ou futura na história. Sua descomunal lealdade e fidelidade receberam o reconhecimento de todo o Japão. Em 21 de abril de 1934, praticamente um ano antes de sua morte, uma pequena estátua de Hachiko, feita de bronze pelo famoso artista japonês Ando Teru, foi desvelada em sua honra numa cerimônia perto à entrada da estação de Shibuya, local onde morreu. Era a memória de Hachiko sendo imortalizada.

Durante a 2ª Guerra Mundial, para aplicar no desenvolvimento de material bélico, todas as estátuas foram confiscadas e derretidas, e, infelizmente, entre elas estava a de Hachiko.

Após a guerra Hachiko foi duramente esquecido; todavia, como toda história que se preze precisa ter um final feliz, em 1948 a The Society For Recreating The Hachiko Statue — entidade organizada em prol da recriação da estátua de Hachiko — convidou Ando Tekeshi, o filho de Ando Teru (escultor da estátua original), para esculpir uma nova estátua. Até os dias de hoje a réplica encontra-se colocada no mesmo lugar da estátua original, em símbolo de um tributo à lealdade, confiança e inteligência de uma raça, a Akita.

Todos que passam pela estação de Shibuya, em Tóquio, podem ver e comover-se com a imponente estátua de Hachiko, erguida em sua memória, eternizando a história de paixão e lealdade incomparável desse cão por seu dono. A efígie, esculpida em bronze e que repousa sobre um pedestal de granito, ergue-se como uma silenciosa prova do lugar ocupado pelos Akitas na história cultural e social do Japão.

A estação de Odate, em 1964, recebeu a estátua de um grupo de Akitas; anos mais tarde, em 1988, também uma réplica da estátua de Hachiko foi colocada próxima a estação. [Fotos — À direita, "Jovem Hachiko e seus amigos". Escultor: Zenichiro Aikawa, nascido em Akita. À esquerda, "Estátua de Hachiko na estação de Odate, Akita Prefecture". Escultor: Yoshio Matsuda, nascido em Akita]

A história de Hachiko atravessa anos, passa de pai para filho, sendo até mesmo ensinada nas escolas japonesas - no início do século para estimular lealdade ao governo, e, na atualidade, para exemplificar e instilar o respeito e a lealdade aos anciãos. Apesar de Hachiko ter sido um cão, deixou uma grande lição de vida 'animal' para todo bom amigo.

Na atualidade, viajantes que passam pela estação de Shibuya (provavelmente o ponto de encontro mais popular em Shibuya) podem comprar presentes e recordações do seu cão favorito na Loja "Shibuya No Shippo" (ou "Tail of Shibuya"), localizada no Memorial de Hachiko.

Hachiko foi empalhado (para conservar-lhe as formas) e submetido à substâncias que o isentam de decomposição, e o resultado deste maravilhoso processo de conservação está agora em exibição no Museu de Artes de Tóquio.

Quase setenta anos decorreram desde a morte do Chu-ken Hachiko, mas ele nunca será esquecido! A história por detrás da estátua de bronze perpetua-se no tempo, e continua esquentando os corações da população local e de turistas do mundo inteiro.


Refletindo sobre a amizade, lealdade, fidelidade deste magnífico cão, dito irracional, vem a pergunta se somos amigos, leais e fieis aos nossos próprios princípios, pois sem sermos assim, como amar incondicionalmente e sem interesse outros, aos nossos familiares e amigos, e a refletir na vida em geral?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Libertando Almas

Quando transformo cargas negativas da vida,
Em condutores que impulsionam para seguir em frente,
Admitindo fraquezas, buscando soluções com franqueza de espírito,
Aceitando a inexorável passagem do tempo, vivendo com intensidade cada momento.
Libertando-nos de nossas próprias armadilhas, medos e obstáculos que carregamos de herança.
Sonhos retidos na infância, palavras que ainda ecoam no passado,
Dores flamejantes no peito suplicam a sanar.
O coração necessita aprender a perdoar!
Somos nós que escrevemos nossa história, batalhas vencidas, entre percalços e vitórias.
A tristeza seja combatida com dose injetada de fé, olhai serenamente para a natureza, espelhando-se num rio que contorna seu curso, quebrando nas pedras, dançando nos véus cristalinos, assim viaja teu profundo sentir.
Na lagrima orvalhada que respinga das flores, no sol que desponta dentre as nuvens, radiando majestade.
Com a alma esbaldando de intensos momentos, em perfumes de maresias.
Soletrando palavras de amor, em plena luz do dia!
Desenhando perfil em uma tela, risco, rabisco emoções, saindo de si num sonho colorido.
Em qualquer estação do ano, floresça a coragem nos desafios, desfalecendo a covardia, exaltando o amor nas entrelinhas.
Em cada sopro de vida, escorra néctares de esperanças.

Águida Hettwer

Você é o próprio amor em movimento, em ação, em vida!

Você é o amor! O próprio amor em movimento, em ação, em vida! Também pudera, veja quem te fez! Veja como você chegou a esse mundo!

Você é o amor querendo se revelar a todo instante, em toda circunstância. Por isso, neste dia, em vez do "eu te odeio" diga: "eu te amo!" Em vez de "eu queria ter mais tempo e dinheiro", diga: "eu queria ter mais amor"! Em vez de dizer "olha só o que você fez com o meu carro, com a minha vida, com o meu crédito!", diga: "olhe só o que você fez com o meu amor!"

Coloque mais a palavra amor em seu viver! Insira mais essa palavrinha poderosa em todas as afirmações, discórdias ou falta de harmonia! Experimente mais a palavra amor em tudo!

Em contra partida, substitua todas as palavras que expressem uma necessidade, um desejo, uma idéia ou sentimento por amor. Por amor, está entendendo?

Seja lá o que for que estiver fazendo: digitando, arquivando, cozinhando, limpando, dirigindo, vendendo, lecionando, cuidando de um doente, cantando, dançando, tricotando, policiando, votando, navegando... Não importa! Faça tudo com a intenção de demonstrar amor! Não existe força mais poderosa do que o amor! E ninguém melhor do que você para fazer valer esse dom!

Quer saber qual é a melhor maneira de amar a Deus? É se esforçar para amar aquela pessoinha que está aí pertinho de você no seu trabalho, no trânsito, no clube, na sua casa. Basta compreender mais os seus problemas e tentar ajudá-la no que ela mais precisa!

Luiz Carlos Mazzini

A vida é sua, a decisão é sua, o desejo é seu, o coração é seu

Ainda bem que a vida é sua, não é? Já pensou se a sua vida fosse de outra pessoa? Ou se a sua vida fosse comandada por alguém?

A vida é sua! Só sua, é por isso que você merece viver a sua vida bem vivida! E com toda intensidade do mundo, viu? Faça tudo o que puder pra ser feliz e aproveitar a cada instante. Esse segundo, por exemplo, é precioso demais!

A decisão é sua, o desejo é seu, o coração é seu. Não vale a pena ficar esperando que alguém ou algo, que talvez nunca aconteça, force você a tomar as rédeas de sua existência. Você é sozinho e sua dependência é de você próprio! Pare de esperar que alguém tome a decisão por você. Mostre a si próprio que agora você tem condições de se cuidar plenamente porque descobriu que é capaz e que o Amor está dentro de você!
Depende de você tomar todas as suas decisões, viu? Aos poucos, vá administrando o seu viver e tomando as suas próprias providências. Não espere por ninguém! Não conte com ninguém porque no fundo você sabe que é você com você mesmo, certo?

Desejo e vontade você os tem! São sentimentos seus que brotam lá do fundo da sua alma. E são provas de que você existe!

Vamos! Força! Coragem! Faça o que você sabe que precisa fazer! Fale o que precisa falar!

E nunca esqueça que Deus está aqui para te ajudar. Peça a ajuda Dele em todos os momentos, tá?

Luis Carlos Mazzini

Pai Nosso

Jesus de Nazaré, durante os poucos anos em que emprestou Sua presença amiga aos sofredores e ignorantes da Terra, foi visto muitas vezes orando.

Um dia, um dos Apóstolos rogou a Ele, com desejo sincero de aprender: Mestre, ensina-nos a orar.

E Jesus, elevando o pensamento, ensinou a mais bela síntese de como se deve fazer uma prece, proferindo a oração dominical, mais conhecida como Pai nosso.

Considerando todos os demais ensinamentos do Cristo, podemos perceber em Sua oração mais que uma simples prece, mas um roteiro seguro do qual podemos extrair profundas lições.

Quando Ele diz Pai nosso, evoca o Criador com suprema humildade e submissão, como quem busca a proteção Divina de alma aberta. No entanto, será inútil dizer: Pai nosso, se meus atos me desmentem e meu coração está sempre fechado aos apelos do amor fraternal.

Quando Ele diz, que estais nos céus, reconhece a supremacia e a grandeza do Senhor do Universo, que a tudo governa com extrema sabedoria. Mas de nada valerá dizer: que estais nos céus, se meus olhos só percebem as coisas materiais e meus valores são bem terrenos.

Quando Jesus fala, santificado seja o vosso nome, demonstra o respeito e a veneração pelo Ser Supremo. Todavia, se só busco Deus por formalidade e O nego sistematicamente nos mínimos gestos, não adianta dizer: santificado seja o vosso nome.

Quando Jesus roga: venha a nós o vosso reino, Sua alma se abre para nos ensinar que o reino de Deus está dentro de cada um e que para encontrá-lo é preciso buscar com todas as forças.

Mas, se gasto a maior parte do meu tempo construindo um reinado de aparências e futilidades, será inútil dizer: venha a nós o vosso reino.

Quando Jesus profere as palavras: seja feita a vossa vontade, submete-Se fielmente ao Pai, confiante em Suas soberanas Leis. Entretanto, será inútil dizer seja feita a vossa vontade se, em verdade, o que eu quero mesmo é que todas as minhas vontades e os meus desejos mesquinhos se realizem.

Jesus pede: o pão nosso de cada dia nos dai hoje. Sua rogativa é de um filho agradecido, que reconhece a misericórdia e a providência Divinas. Mas direi em vão, o pão nosso de cada dia nos dai hoje, se nada faço para conquistar o pão que me dá o sustento ou, se o possuo em abundância e desprezo aqueles que padecem fome e frio.

Jesus fala: perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Neste pedido ensina uma Lei simples e imutável que estabelece o perdão como condição básica para se ser perdoado.

No entanto, se injusto, gosto de oprimir os mais fracos, desprezo as mínimas regras de solidariedade, e guardo toda mágoa como um tesouro precioso, será inútil dizer: perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

Ao rogar ao Pai: não nos deixeis cair em tentação, Jesus nos convida a buscar o amparo do Alto para as nossas intenções de autossuperação, de renovação íntima, de construção do homem novo.

Mas, de nada adiantará dizer: Não nos deixeis cair em tentação, se atendo os apelos íntimos dos instintos inferiores que teimam em comandar os meus atos, afastando-me do caminho do bem.

Jesus solicita ao Criador: livrai-nos do mal. Um ensinamento valioso para todos aqueles que buscam agir com retidão e desejo sincero de não se afastar das soberanas Leis de Deus.

Todavia, será inútil dizer: livrai-nos do mal...

Se por minha livre vontade busco os prazeres materiais, e tudo o que não é lícito me seduz.

E, por fim, será inútil dizer: amém ou, assim seja, se admito que sou assim e alego fraqueza para alterar meu mundo íntimo, nada fazendo para melhorar a minha condição espiritual.

* * *

Importante atentar para a grandeza dos ensinos do Sublime Galileu.
Atendendo a um simples pedido de um Apóstolo, Jesus legou à Humanidade um roteiro que poderá nos conduzir com segurança na escalada para a autorrealização.
Basta que procuremos seguir esse roteiro com disposição e coragem e, acima de tudo, com muita vontade.
Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita

domingo, 21 de agosto de 2011

Reconhecimento e Gratidão

Você é otimista? Ou é daquelas pessoas que costumam ver as coisas sempre pelo lado pior?
O ser humano, de um modo geral, tem a tendência de ver as coisas sempre pelo lado negativo e de dar pouca importância às situações nobres e positivas.
Assim foi o caso de um homem que passava por sérias dificuldades financeiras.
No desespero em que se encontrava, e pela fé que agasalhava no coração, resolveu mandar uma carta a Deus pedindo que Ele o ajudasse com a importância de cem reais, que seria o suficiente para alimentar os filhos por algum tempo.
Pegou uma folha de papel e nela escreveu seu pedido. Depois dobrou-a, pôs seu nome e endereço como remetente, e depositou-a numa caixa do correio.
Por ser uma carta aberta e endereçada a Deus, os trabalhadores do correio a leram e, comovidos com o pedido, resolveram se cotizar, fazer uma vaquinha, como se diz popularmente e, com muito custo, conseguiram reunir a quantia de oitenta reais.
Colocaram as notas num envelope e o enviaram ao remetente.
O homem abriu a encomenda e ficou feliz quando percebeu que Deus havia atendido ao seu apelo.
No entanto, ao contar o dinheiro, notou que não estavam ali os cem reais, mas apenas oitenta.
Então, resolveu escrever outra carta para reclamar seus direitos. Pegou outro papel e escreveu a Deus agradecendo pela importância enviada e reclamando que só recebera oitenta reais e que, provavelmente, os funcionários do correio haviam retirado do envelope os vinte reais.
Quando a carta chegou no correio, os funcionários a leram e entenderam porque aquele homem não recebia ajuda de mais ninguém. Era porque tinha um coração duro e mal-agradecido, que só conseguia ver as coisas pelo pior ângulo.
* * *
Assim agimos muitos de nós nas mais variadas situações da vida.
Não reconhecemos o esforço que, tantas vezes, as pessoas à nossa volta fazem para nos ajudar.
Esquecemos que, se Deus nos ajuda, é através do próprio homem que o faz.
Geralmente Deus Se utiliza de pessoas de boa vontade e faz com que a ajuda chegue a quem Lhe pede com sinceridade.
É um familiar dedicado, contribuindo com algum valor para completar a renda familiar, possibilitando o sustento com dignidade.
É um amigo fiel, oferecendo o amparo nas noites sem estrelas, tornando possível a caminhada com segurança.
É um vizinho solícito, socorrendo nos momentos amargos para que não caiamos no desespero.
Ou, até mesmo, a ajuda de pessoas desconhecidas, como os funcionários do correio, que chega na hora da aflição para nos oferecer suporte e evitar que nos precipitemos no abismo.
Enfim, são tantos os recursos de que Deus Se utiliza para socorrer Seus filhos e fazê-los crescer na escala evolutiva, sem perder a dignidade nem a honradez...
Por essa razão, nunca despreze o auxílio que chega disfarçado de milagre, pois na verdade são as mãos de Deus que Se distendem sobre as Suas criaturas, amparando e socorrendo através dos homens de boa vontade.
E nunca se esqueça de rogar o auxílio nas horas difíceis, pois jamais Deus deixa de atender Seus filhos.
* * *
Seja você também uma pessoa de boa vontade, dispondo-se intimamente a ajudar e socorrer, pois Deus conta com todos nós.
E procure ver o lado bom em todas as circunstâncias, pois sempre há um lado bom. Só é preciso ter olhos de ver e ouvidos de ouvir.
Pense nisso!

Redação Momento Espírita

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Viver Melhor

Todos queremos ser felizes, viver melhor.
Entretanto, ouçamos a experiência.
A felicidade não é um tapete mágico. Ela nasce do bem que você espalhe, não daqueles que se acumulam inutilmente.
Tanto isto é verdade que a alegria é a única doação que você pode fazer sem possuir nenhuma.
Você pode estar em dificuldade e suprimir muitas dificuldades dos outros.
Conquanto às vezes sem qualquer consolação, você dispõe de imensos recursos para reconfortar e reerguer os irmãos em prova ou desvalimento.
A receita de vida melhor será sempre melhorar-nos, através da melhora que venhamos a realizar para os outros.
A vida é dom de DEUS em todos.
E quem serve só para si não serve para os objetivos da vida, porque viver é participar, progredir, elevar, integrar-se. Se aspiramos a viver melhor, escolhamos o lugar de servir na causa do bem
de todos.
Para isso, não precisa você condicionar-se a alheios pontos de vista.
Engaje-se na fileira de servidores que se lhe afine com as aptidões.
Aliste-se em qualquer serviço no bem comum.
É tão importante colaborar na higiene do seu bairro ou na construção de uma escola, quanto auxiliar a uma criança necessitada ou prestar apoio a um doente.
Procure a Paz, garantindo a Paz onde esteja.
Viva em segurança, cooperando na segurança dos outros.
Aprendamos a entregar o melhor de nós à vida que nos rodeia e a vida nos fará receber o melhor dela própria. Seja feliz, fazendo os outros felizes.
Saia de você mesmo ao encontro dos outros, mas não resmungue, nem se queixe contra ninguém. E os outros nos farão encontrar DEUS.
Não julgue que semelhante instrução seja assunto unicamente para você que ainda se acha na Terra. Se você acredita que os chamados mortos estão em paz gratuita, engano seu, porque os _mortos se quiserem paz que aprendam a sair de si mesmos e a servirem também.


Desconheço o Autor

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O Que Fizermos Hoje Ecoará Pela Eternidade

As próximas horas serão as mais importantes da sua vida porque todas as suas linhas de existência serão influenciadas, em menor ou maior grau, pelas pequenas e grandes decisões e ações que você executar hoje; pelos telefonemas que você der, ou não der; pelos e-mails que você enviar, ou apagar; pelos sorrisos que você distribuir, ou pelo humor que você espalhar; pelas pessoas que você cativar e por aqueles que decida afastar; pelos compromissos que você assumir ou por aqueles dos quais venha a fugir.

Cada ação sua nessas próximas horas, boa ou má, influenciará resultados futuros que podem acontecer amanhã, na próxima semana, no próximo ano ou dentro de uma ou duas décadas.

Vários desses resultados acontecerão em momentos e lugares tão distantes que você nunca saberá que tudo começou no dia de hoje, jamais entendendo os caminhos que sua ação tiver percorrido, até voltar a tocar sua vida, ou a vida de outros.

Até mesmo ao ler isso, que você está lendo agora, provocará uma reação em cadeia, que poderá gerar resultados agora, ou em 20 anos. Mas, depois de tanto tempo, por não entender tais caminhos, você os chamará de sorte, ou azar, de bênção divina ou fúria dos deuses. Ainda assim, serão resultados somente.

Coisas boas ou más, criadas por você nos próximos minutos, horas, dias ou meses, voltarão como um bumerangue, em momentos absolutamente imprevisíveis, ainda que matematicamente precisos.

Aproveite os próximos minutos para organizar suas decisões e escolher os melhores caminhos. Aproveite para agir!

E lembre-se: nem sempre os melhores caminhos são os mais fáceis, mais divertidos ou mais prazerosos. Os melhores caminhos são os que conduzem às melhores atitudes e, com certeza, lá no fundo, você já sabe quais passos precisa dar e como agir nos melhores caminhos.

Como o próprio dicionário Houaiss define, agir é também "provocar uma reação" ou "provocar um efeito".

Tudo aquilo que você fizer hoje, realmente ecoará pela eternidade.

Aldo Nova
Da Obra: O Segredo para Realizar Seus Sonhos

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sabedoria


"Se todos os dias nos analisarmos com cuidado e atenção, verificando nossos pensamentos, nossas motivações e suas manifestações no comportamento externo, abriremos em nosso íntimo uma boa possibilidade de fazer mudanças e efetuar um aprimoramento pessoal Embora eu próprio não possa afirma com toda a confiança que tenha feito algum progresso notável no decorrer dos anos, meu desejo e minha determinação de mudar e melhorar são sempre firmes.

Desde o momento em que acordo até a hora de dormir e em todas as situações da minha vida, sempre tento analisar minhas motivações e ser meticuloso e atento a cada momento. Pessoalmente, acho que isto é de grande utilidade para minha vida".

Dalai Lama - Palavras de Sabedoria

Ressentidos Não Chegaremos

Qual de nós já não sofreu ou sofre por se sentir ferido,
magoado, ressentido pela ingratidão e incompreensão de alguns,
especialmente daqueles mais próximos de nós?
E quem é que nos fere assim tão profundamente?
Com certeza alguém que tem um significado muito grande em nossas vidas,
talvez àquele a quem demos a vida.
Não deixemos que esses sentimentos tão devastadores tomem conta do nosso ser,
nos amargurando a existência e tornando a nossa vida um fardo pesado para carregar,
dificultando o nosso caminhar.
Procuremos, sim, compreender que nem todas as pessoas,
se encontram no mesmo grau de entendimento e evolução.
Esses que Deus colocou ao nosso lado, seja na posição de pai,
mãe, filho, irmão, irmã, não estão próximos a nós por acaso.
Talvez, esses que hoje nos ofendem e ferem, sejam nossos credores do passado,
para o devido reajuste.
Será que não temos a nossa parcela de culpa pela situação e incompreensão,
em que eles se encontram no dia de hoje?
Nesses momentos, elevemos o nosso pensamento ao alto,
agradecendo ao Pai Celestial pela oportunidade de podermos exercitar o perdão,
a tolerância, a paciência para com os irmãos de difícil convivência,
buscando o reajuste e o entendimento.
É muito fácil sermos bondosos e compreensíveis para com aqueles que nos agradam,
e não nos causam problemas.
Vejamos nesses irmãos a oportunidade de os amarmos,
mesmo com todas as suas imperfeições,
lembrando que também nós estamos em processo de aprendizado e entendimento.
Não guardemos mágoas, tristezas e ressentimentos,
tendo a certeza de que o Pai Celestial está ao nosso lado nos amparando,
e dando forças para seguirmos em frente na nossa caminhada,
para superarmos todos os obstáculos.
Ao invés de nos sentirmos feridos,
lembremo-nos do nosso querido Mestre Jesus que diante daqueles que o feriram dolorosamente,
física e moralmente, ainda assim, pediu ao Pai que os perdoasse,
pois eles não sabiam o que faziam.
Perdoemos não sete, mas setenta vezes sete vezes, como o Cristo nos ensinou.
Não nos esqueçamos de que o perdão e o amor libertam,
e abrem caminho para seguirmos rumo ao mundo de paz e felicidade que tanto desejamos.

Desconheço o Autor

Esclarecimento

Quando estamos dispostos a seguir o caminho do bem
é preciso que tenhamos em mente um propósito firme.
Necessitamos nos fortalecer na fé, na coragem e no esclarecimento.
Estamos a cada dia exercitando e desenvolvendo as nossas capacidades.
Temos que ter a consciência de que, somente com o nosso
auto esclarecimento, teremos condições de entender que tudo
na vida é passageiro, que somente o amor pode ser definitivo.
Temos a vida material como escola e a vida espiritual como
destino certo, mas, em ambos os planos, o objetivo maior será
sempre o AMOR, em todas as formas.
Que possamos buscar esclarecimento sempre, para amar sem
limites ou julgamentos...assim como  Jesus nos ensinou e como
Deus nos ama.

Desconheço o Autor

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Simplicidade

Era ele tão simples que nasceu sem a proteção das paredes domésticas.
Não encontrou senão alguns homens iletrados e rudes que lhe apoiaram o trabalho na construção da obra imensa.
Ensinava as revelações do Céu, nas praias e nos campos, quando não estivesse em casas e barcos emprestados.
Conversou com mulheres anônimas e algumas crianças esquecidas.
Todos os infelizes se lhe fizeram a grande família.
Valorizava a amizade, com tal devotamento, que chorou por um amigo morto.
Alimentou os que tinham fome.
Restaurou os doentes e defendeu todos aqueles que se vissem humilhados pela injustiça.
Aconselhou o respeito para com as autoridades do mundo e a obediência perante as leis de DEUS.
Pregou sempre o amor e a concórdia, a solidariedade e o perdão, a paciência e a alegria.
Mas, porque se abstivesse de partilhar o carro das vantagens terrestres, foi conduzido à cruz e a morte dele passou como sendo a de um malfeitor.
Entretanto, desde o extremo sacrifício, transformou-se no símbolo de paz e renovação para o mundo inteiro.
Esse herói da simplicidade tem o nome de Jesus Cristo. Seu poder cresce com os séculos e a sua mensagem, ainda hoje quanto sempre, é a esperança dos povos e a luz das nações.

André Luiz/Chico Xavier

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Quando Me Tornei Invisível

Já não sei em que data estamos. Lá em casa não há calendários e na minha memória as datas estão todas misturadas. Me recordo daquelas folhinhas grandes, uns primores, ilustradas com imagens dos santos que colocávamos no lado da penteadeira. Já não há nada disso. Todas as coisas antigas foram desaparecendo. E sem que ninguém desse conta, eu me fui apagando também….

Primeiro me trocaram de quarto, pois a família cresceu. Depois me passaram para outro menor ainda com a companhia de minhas bisnetas. Agora ocupo um desvão, que está no pátio de trás. Prometeram trocar o vidro quebrado da janela, porém se esqueceram, e todas as noites por ali circula um ar gelado que aumenta minhas dores reumáticas. Mas tudo bem…

Desde há muito tempo tinha intenção de escrever, porém passava semanas procurando um lápis. E quando o encontrava, eu mesma voltava a esquecer onde o tinha posto. Na minha idade as coisas se perdem facilmente: claro, não é uma enfermidade delas, das coisas, porque estou segura de tê-las, porém sempre desaparecem.

Noutra tarde dei-me conta que minha voz também tinha desaparecido. Quando eu falo com meus netos ou com meus filhos não me respondem. Todos falam sem me olhar, como se eu não estivesse com eles, escutando atenta o que dizem. As vezes intervenho na conversação, segura de que o que vou lhes dizer não ocorrera a nenhum deles, e de que lhes vai ser de grande utilidade.

Porém não me ouvem, não me olham, não me respondem. Então cheia de tristeza me retiro para meu quarto e vou beber minha xícara de café. E faço assim, de propósito, para que compreendam que estou aborrecida, para que se dêem conta que me entristecem e venham buscar-me e me peçam perdão …Porém ninguém vem…. Quando meu genro ficou doente, pensei ter a oportunidade de ser-lhe útil, lhe levei um chá especial que eu mesma preparei. Coloquei-o na mesinha e me sentei a esperar que o tomasse, só que ele estava vendo televisão e nem um só movimento me indicou que se dera conta da minha presença. O chá pouco a pouco foi esfriando……e junto com ele, meu coração…

Então noutro dia lhes disse que quando eu morresse todos iriam se arrepender. Meu neto menor disse: “Ainda estás viva vovó? “. Eles acharam tanta graça, que não pararam de rir. Três dias estive chorando no meu quarto, até que numa manhã entrou um dos rapazes para retirar umas rodas velhas e nem o bom dia me deu. Foi então quando me convenci de que sou invisível…Parei no meio da sala para ver, se me tornando um estorvo me olhavam. Porém minha filha seguiu varrendo sem me tocar, os meninos correram em minha volta, de um lado para o outro, sem tropeçar em mim. 
Um dia se agitaram os meninos, e me vieram dizer que no dia seguinte nós iríamos todos passar um dia no campo. Fiquei muito contente. Fazia tanto tempo que não saía e mais ainda ia ao campo! No sábado fui a primeira a levantar-me. Quis arrumar as coisas com calma. Nós os velhos tardamos muito em fazer qualquer coisa, assim que adiantei meu tempo para não atrazá-los. Rápido entravam e saíam da casa correndo e levavam as bolsas e brinquedos para o carro. Eu já estava pronta e muito alegre, permaneci no saguão a esperá-los.

Quando me dei conta eles já tinham partido e o carro desapareceu envolto em algazarra, compreendi que eu não estava convidada, talvez porque não coubesse no carro, Ou porque meus passos tão lentos impediriam que todos os demais caminhassem a seu gosto pelo bosque. Senti claro como meu coração se encolheu e a minha face ficou tremendo como quando a gente tem que engolir a vontade de chorar.

Eu os entendo, eles vivem o mundo deles. Riem, gritam, sonham, choram, se abraçam, se beijam. E eu, já nem sinto mais o gosto de um beijo. Antes beijava os pequeninos, era um prazer enorme tê-los em meus braços, como se fossem meus. Sentia sua pele tenrinha e sua respiração doce bem perto de mim. A vida nova me produzia um alento e até me dava vontade de cantar canções que nunca acreditara me lembrar. Porém um dia minha neta Laura, que acabava de ter um bebê disse que não era bom que os anciãos beijassem aos bebês, por questões de saúde…

Desde então já não me aproximo deles, não quero lhes passar algo mal por minhas imprudências. Tenho tanto medo de contagiá-los !

Eu os bendigo a todos e lhes perdôo, porque…

"QUE CULPA  EU TENHO  DE  TER   ME  TORNADO INVISÍVEL?"

Desconheço o Autor

sábado, 6 de agosto de 2011

O Tempo ao Tempo

Se o teu lugar agora parece-te frio e sem atrativos,
se não há ninguém agora que te inspire a falar ou a ouvir,
se o vento lá fora parece não soprar a teu favor,
se nenhuma palavra consegue tocar o teu coração,
se não sentes vontade de nada, se queres simplesmente fazer nada,
se as coisas da terra parecem te opacas e sem graça,
se as coisas do Céu agora parecem-te mentiras, histórias inventadas,
se agora nada desperta a tua vontade de crescer,
de ir adiante de abraçar aventuras, desafios, novas metas, sonhos ...
se para tuas perguntas não chegam respostas,
se olhas o relógio como a um inimigo cobrador,
DÁ UM TEMPO...
O mar não espera pelo rio, no entanto o rio chega.
Às árvores não anseiam por novas folhas,
no entanto elas brotam.
As flores não imploram por chuvas,
Mas as chuvas – cedo ou tarde – caem.
Os pássaros não se preocupam com o céu,
Entretanto o céu lá esta.
O dia não guarda ansiedade pelo descanso
da noite e ainda assim ela chega.
A noite não se abala com a própria escuridão,
repousando na certeza de que o dia virá.
A semente precisa do escuro da terra para
abrir-se à luz na hora mais acertada.
Deus não apressa as sementes.
Ele as conhece e respeita-lhes o tempo.
Se nesse momento és semente, sossega,
Respeita-te... e dá um tempo.

Silvia Schmidt

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

É Assim

Não disputes com ninguém a primazia da verdade; aliás, com ninguém disputes o menor espaço de chão...
Sob determinada óptica, todos sempre têm determinada dose de razão.
A simples omissão no bem é falta de caráter grave e de consequências imprevisíveis.
Que coisa o magistrado terá efetivamente feito em favor de quem é levado ao banco dos réus?
O médico não se forma para assinar atestados de óbito!
Onde o amor é preterido, o sofrimento aparece.
Aprende a respeitar e amar os teus semelhantes que vivenciam experiências diferentes das tuas.
Muitos percorrem caminhos equivocados para que saibas como evitá-los.
Faze calar em teus lábios a palavra contundente.
Não ridicularizes, não rotules e nem desconsideres o esforço de que procura pelo seu espaço.
É assim que Jesus procede para com todos nós!

Irmão José/Carlos A. Baccelli
Da Obra: Deus te abençoe!

Preocupações

Não se aflija por antecipação, porquanto é possível que a vida resolva o seu problema, ainda hoje, sem qualquer esforço de sua parte.
Não é a preocupação que aniquila a pessoa e sim a preocupação em virtude da preocupação.
Antes das suas dificuldades de agora, você já faceou inúmeras outras e já se livrou de todas elas, com o auxílio invisível de Deus.
Uma pessoa ocupada em servir nunca dispõe de tempo para comentar injúria ou ingratidão.
Disse um notável filósofo: " uma criatura irritada está sempre cheia de veneno", e podemos acrescentar: " e de enfermidade também".
Trabalhe antes, durante e depois de qualquer crise e o trabalho garantirá sua paz.
Conte as bênçãos que lhe enriquecem a vida, em anotando os males que porventura lhe visitem o coração, para reconhecer o saldo imenso de vantagens a seu favor.
Geralmente, o mal é o bem mal interpretado.
Em qualquer fracasso, compreenda que se você pode trabalhar, pode igualmente servir, e quem pode servir carrega consigo um tesouro nas mãos.

André Luiz/Chico Xavier

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Convite

Se te vês nesta noite,
De alma desencantada e dolorida,
Concentrando a atenção na angústia que te invade,
Medita coração nos outros companheiros que se vão
Nos caminhos da vida,
Sob as pressões da prova e da necessidade.
.
Regresso agora de estirado giro,
Para buscar-te aqui, em teu doce retiro,
A calma da oração,
Entretanto, alma irmã, se me permites,
Comentarei as dores sem limites,
Da multidão agoniada
Que encontrei na jornada.
.
Com certeza já viste
As trevas e aflições de tanto quadro triste,
Mas peço ainda o teu consentimento
A fim de relembrar-te
O vasto espinheiral do sofrimento
que nos roga socorro a toda parte.
.
Deixa enfim que eu te diga,
Alma fraterna e amiga,
Quanta amargura vi por onde andei…
Vi mães em catres de doença e luta,
Lançando petições que a Terra não escuta,
Pedindo, em vão, a xícara de leite
Para o filhinho semimorto
Agonizando à míngua de conforto…
Vi outras nas calçadas,
Carregando no colo os anjos de ninguém,
Pobres irmãs abandonadas
Aspirando a escalar as alturas do bem.
Acompanhei velhinhos,
Outrora moços de bonito porte,
Tão fatigados, tão sozinhos
Que pediam a Deus a compaixão da morte.
.
Achei muitos irmãos enfermos e cansados    
Em desespero imanifesto,
Sem pensar nas terríveis conseqüências
Que nascem desse gesto.
Vi crianças, ao léu, com febre e sono,
Relegadas à noite em penoso abandono…
Visitei tanto lar vazio de esperança,
Tantas mansões em lágrimas ocultas,
E tanta dor nas choças das favelas,
Que, de fato, não sei explicar, a contento,
Onde há mais solidão e onde há mais sofrimento  
Se nas casas mais ricas e mais altas,
Ou nas outras mais tristes, mais singelas…
Por isso venho aqui, alma querida e boa,
Para pedir qualquer migalha,
Em favor de quem chora…
.
Ama, ensina, trabalha,
Sofre, ajuda, perdoa…
Lá fora, um mundo novo nos espera
Por nossa fé sincera
Traduzida em serviço…
.
Olvida a própria dor…  Lembra-te disso:
Temos nós com Jesus a obrigação
De esquecer-nos e agir
Para que a paz do bem seja a paz do porvir.
Não te percas em lágrimas vazias.
Pensa na força que irradias
Pela fé que Jesus já te consente
Deixa as tribulações e os pesadelos
Que te fazem chorar,
.
Reflitamos no amor  sinceramente.
Anota as provações de tanta gente,
Sai de ti mesmo e vamos trabalhar!…

Maria Dolores/Chico Xavier

À Margem da Estrada.

Não passes pelo mundo sem acrescentar o teu tijolo à magnífica construção do bem.
Não permitas que os teus dias se escoem sem que algo faças de útil em benefício do próximo.
Não deixes que a tua oportunidade de servir se perca no grande vazio das horas inúteis.
Não consintas em viver exclusivamente para os interesses pessoais.
Não adotes o comodismo por norma de conduta, refletindo que Jesus permanece no madeiro, braços abertos, à nossa espera.
Enquanto tens forças para caminhar, sai de ti mesmo ao encontro daqueles que choram à margem da estrada...
Atende-os, como se fossem eles – e realmente o são – vida de tua própria vida.
Liberta-te dos pesados grilhões da indiferença!
Sê a fonte de água pura para os sedentos, a côdea de pão para os famintos, a veste aconchegante para os que sentem frio, o bálsamo para as feridas que sangram, a mão amiga para os que tropeçam, o consolo para os que sofrem....
Recordando a palavra do Mestre: “Eu vos digo em verdade, quantas vezes o fizestes com relação a um desses mais pequenos de meus irmãos, foi a mim que fizeste”, apressa-te no cumprimento do dever, porquanto, todas as vezes que te furtares à prática do bem, estarás, em essência, negando auxílio Àquele a quem tudo devemos.

Irmão José

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Mala de Viagem

Felizes os que percebem a tempo
que não tem uma boa bagagem,
antes de embarcar no último trem para o infinito,
aquele que passa sem avisar, que leva nossos sonhos,
deixando no rastro do horizonte apenas lembranças...
pedaços do que fomos, ou o que representamos para alguém.
Felizes os que acordam e resolvem viver,
decidem colocar na mala da vida os melhores momentos,
sendo importantes na vida de alguém,
conquistando tesouros que não enferrujam,
praticando a caridade, fazendo o bem sem olhar a quem.
Amizades que se consolidam na eternidade,
forjadas na união das mãos que se ajudam,
olhos que vêem a dor e dividem o pão,
coração que sofre junto com a dor do outro,
que se compadece dos caídos,
que se entristece pelos que ficaram no chão.
São os que acordam para a realidade da vida,
que fazem mais do que viver; compartilham,
são generosos, enxergam o bem,
pouco falam, mas fazem muito,
e descobrem por fim, que a mala está cheia,
e extremamente leve, não precisa de rodas,
dispensam carregadores e favores
pois estão cheias de respeito,
carinho e saudade,
uma mala inteira de felicidade.
Essas pessoas são inesquecíveis...

Paulo Roberto Gaefke

Impossível Atravessar a Vida

Impossível atravessar a vida...
Sem que um trabalho saia mal feito,
Sem que uma amizade cause decepção,
Sem padecer com alguma doença,
Sem que um amor nos abandone,
Sem que ninguém da família morra,
Sem que a gente se engane em um negócio.
Esse é o custo de viver.
O importante não é o que acontece,
Mas, como você reage.
Você cresce quando não perde a esperança, nem diminui a vontade,
nem perde a fé.
Quando aceita a realidade e tem orgulho de vivê-la.
Quando aceita seu destino, mas tem garra para mudá-lo.
Quando aceita o que deixa para trás, construindo o que tem pela frente e planejando o que está por vir.
Cresce quando supera, se valoriza e sabe dar frutos.
Cresce quando abre caminho,
Assimila experiências...
E semeia raízes...
Cresce quando se impõe metas,
Sem se importar com comentários.
Cresce quando é forte de caráter,
Sustentado por sua formação,
Sensível por temperamento...
E humano por nascimento!
Cresce ajudando a seus semelhantes,
Conhecendo a si mesmo e
Dando à vida mais do que recebe.
E assim se cresce...

Susana Carizza

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Divórcio... Vale à Pena?


Naquela noite, enquanto minha esposa servia o jantar, eu segurei sua mão e disse: "Tenho algo importante para te dizer". Ela se sentou e jantou sem dizer uma palavra. Pude ver sofrimento em seus olhos. De repente, eu também fiquei sem palavras. No entanto, eu tinha que dizer a ela o que estava pensando. Eu queria o divórcio. E abordei o assunto calmamente. Ela não parecia irritada pelas minhas palavras e simplesmente perguntou em voz baixa: "Por quê?" Eu evitei respondê-la, o que a deixou muito brava. Ela jogou os talheres longe e gritou "você não é homem!" Naquela noite, nós não conversamos mais. Pude ouví-la chorando. Eu sabia que ela queria um motivo para o fim do nosso casamento. Mas eu não tinha uma resposta satisfatória para esta pergunta. O meu coração não pertencia a ela mais e sim a Jane. Eu simplesmente não a amava mais, sentia pena dela. Me sentindo muito culpado, rascunhei um acordo de divórcio, deixando para ela a casa, nosso carro e 30% das ações da minha empresa. Ela tomou o papel da minha mão e o rasgou violentamente. A mulher com quem vivi pelos últimos 10 anos se tornou uma estranha para mim. Eu fiquei com dó deste desperdício de tempo e energia mas eu não voltaria atrás do que disse, pois amava a Jane profundamente. Finalmente ela começou a chorar alto na minha frente, o que já era esperado. Eu me senti libertado enquanto ela chorava. A minha obsessão por divórcio nas últimas semanas finalmente se materializava e o fim estava mais perto agora. No dia seguinte, eu cheguei em casa tarde e a encontrei sentada na mesa escrevendo. Eu não jantei, fui direto para a cama e dormi imediatamente, pois estava cansado depois de ter passado o dia com a Jane. Quando acordei no meio da noite, ela ainda estava sentada à mesa, escrevendo. Eu a ignorei e voltei a dormir. Na manhã seguinte, ela me apresentou suas condições: ela não queria nada meu, mas pedia um mês de prazo para conceder o divórcio. Ela pediu que durante os próximos 30 dias a gente tentasse viver juntos de forma mais natural possivel. As suas razões eram simples: o nosso filho faria seus exames no próximo mês e precisava de um ambiente propício para preparar-se bem, sem os problemas de ter que lidar com o rompimento de seus pais. Isso me pareceu razoável, mas ela acrescentou algo mais. Ela me lembrou do momento em que eu a carreguei para dentro da nossa casa no dia em que nos casamos e me pediu que durante os próximos 30 dias eu a carregasse para fora da casa todas as manhãs. Eu então percebi que ela estava completamente louca mas aceitei sua proposta para não tornar meus próximos dias ainda mais intoleráveis. Eu contei para a Jane sobre o pedido da minha esposa e ela riu muito e achou a idéia totalmente absurda. "Ela pensa que impondo condições assim vai mudar alguma coisa; melhor ela encarar a situação e aceitar o divórcio" ,disse Jane em tom de gozação. Minha esposa e eu não tínhamos nenhum contato físico havia muito tempo, então quando eu a carreguei para fora da casa no primeiro dia, foi totalmente estranho. Nosso filho nos aplaudiu dizendo "O papai está carregando a mamãe no colo!" Suas palavras me causaram constrangimento. Do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa, eu devo ter caminhado uns 10 metros carregando minha esposa no colo. Ela fechou os olhos e disse baixinho "Não conte para o nosso filho sobre o divórcio" Eu balancei a cabeça mesmo discordando e então a coloquei no chão assim que atravessamos a porta de entrada da casa. Ela foi pegar o ônibus para o trabalho e eu dirigi para o escritório. No segundo dia, foi mais fácil para nós dois. Ela se apoiou no meu peito, eu senti o cheiro do perfume que ela usava. Eu então percebi que há muito tempo não prestava atenção a essa mulher. Ela certamente tinha envelhecido nestes últimos 10 anos, havia rugas no seu rosto, seu cabelo estava ficando fino e grisalho. O nosso casamento teve muito impacto nela. Por uns segundos, cheguei a pensar no que havia feito para ela estar neste estado. No quarto dia, quando eu a levantei, senti uma certa intimidade maior com o corpo dela. Esta mulher havia dedicado 10 anos da vida dela a mim. No quinto dia, a mesma coisa. Eu não disse nada a Jane, mas ficava a cada dia mais fácil carregá-la do nosso quarto à porta da casa. Talvez meus músculos estejam mais firmes com o exercício, pensei. Certa manhã, ela estava tentando escolher um vestido. Ela experimentou uma série deles mas não conseguia achar um que servisse. Com um suspiro, ela disse "Todos os meus vestidos estão grandes para mim". Eu então percebi que ela realmente havia emagrecido bastante, daí a facilidade em carregá-la nos últimos dias. A realidade caiu sobre mim com uma ponta de remorso... ela carrega tanta dor e tristeza em seu coração..... Instintivamente, eu estiquei o braço e toquei seus cabelos. Nosso filho entrou no quarto neste momento e disse "Pai, está na hora de você carregar a mamãe". Para ele, ver seu pai carregando sua mão todas as manhãs tornou-se parte da rotina da casa. Minha esposa abraçou nosso filho e o segurou em seus braços por alguns longos segundos. Eu tive que sair de perto, temendo mudar de idéia agora que estava tão perto do meu objetivo. Em seguida, eu a carreguei em meus braços, do quarto para a sala, da sala para a porta de entrada da casa. Sua mão repousava em meu pescoço. Eu a segurei firme contra o meu corpo. Lembrei-me do dia do nosso casamento. Mas o seu corpo tão magro me deixou triste. No último dia, quando eu a segurei em meus braços, por algum motivo não conseguia mover minhas pernas. Nosso filho já tinha ido para a escola e eu me vi pronunciando estas palavras: "Eu não percebi o quanto perdemos a nossa intimidade com o tempo". Eu não consegui dirigir para o trabalho.... fui até o meu novo futuro endereço, saí do carro apressadamente, com medo de mudar de idéia...Subi as escadas e bati na porta do quarto. A Jane abriu a porta e eu disse a ela "Desculpe, Jane. Eu não quero mais me divorciar". Ela olhou para mim sem acreditar e tocou na minha testa "Você está com febre?" Eu tirei sua mão da minha testa e repeti "Desculpe, Jane. Eu não vou me divorciar. Meu casamento ficou chato porque nós não soubemos valorizar os pequenos detalhes da nossa vida e não por falta de amor. Agora eu percebi que desde o dia em que carreguei minha esposa no dia do nosso casamento para nossa casa, eu devo segurá-la até que a morte nos separe. A Jane então percebeu que era sério. Me deu um tapa no rosto, bateu a porta na minha cara e pude ouví-la chorando compulsivamente. Eu voltei para o carro e fui trabalhar. Na loja de flores, no caminho de volta para casa, eu comprei um buquê de rosas para minha esposa. A atendente me perguntou o que eu gostaria de escrever no cartão. Eu sorri e escrevi: "Eu te carregarei em meus braços todas as manhãs até que a morte nos separe". Naquela noite, quando cheguei em casa, com um buquê de flores na mão e um grande sorriso no rosto, fui direto para o nosso quarto onde encontrei minha esposa deitada na cama - morta. Minha esposa estava com câncer e vinha se tratando a vários meses, mas eu estava muito ocupado com a Jane para perceber que havia algo errado com ela. Ela sabia que morreria em breve e quis poupar nosso filho dos efeitos de um divórcio - e prolongou a nossa vida juntos proporcionando ao nosso filho a imagem de nós dois juntos toda manhã. Pelo menos aos olhos do meu filho, eu sou um marido carinhoso. Os pequenos detalhes de nossa vida são o que realmente contam num relacionamento. Não é a mansão, o carro, as propriedades, o dinheiro no banco. Estes bens criam um ambiente propício a felicidade mas não proporcionam mais do que conforto. Portanto, encontre tempo para ser amigo de sua esposa, faça pequenas coisas um para o outro para mantê-los próximos e íntimos. Tenham um casamento real e feliz! Se você não dividir isso com alguém, nada vai te acontecer. Mas se escolher enviar para alguém, talvez salve um casamento. Muitos fracassados na vida são pessoas que não perceberam que estavam tão perto do sucesso e preferiram desistir..

UM CASAMENTO CENTRADO EM CRISTO É UM CASAMENTO QUE DURA UMA VIDA TODA.

Desconheço o Autor

Amor Além da Vida

Quero compartilhar com você uma linda declaração de amor...
E lhe dizer para que sempre deixe que seu Coração lhe traga apenas a verdadeira emoção.
Pratique o amor junto a seus afetos queridos e isso poderá ser para sempre valiosa lembrança, recordação prazerosa de momentos compartilhados com carinho.
Não se prive, e aos seus entes queridos, desse que é o mais sublime sentimento que pode ser expressado por todos nós! Apenas quero dizer: “Eu te amo"
Embora agora esteja um pouco tarde, sinto que não posso ter a tua doce presença junto a mim e à nossa família, que com tanto amor e carinho construímos nesta etapa...
Não mais posso ver teu rosto, expressando a tua felicidade...
Não mais posso ver teu sorriso, em tua delicada face...
Não mais posso enxugar tuas lágrimas, em teus momentos de tristeza...Que saudades!
Tantas alegrias me fizeste sentir, desde o momento em que nossos caminhos se cruzaram. Quanta felicidade me proporcionaste, por você estares ao meu lado.
Tua dedicação a mim e aos nossos filhos, deixando de lado muitos momentos únicos em tua vida, apenas para poder estares junto a nós.
Quanto amor nos deste... Teus lábios, que eu beijava e sentia que tudo ao meu redor parar; Transformávamo-nos em um só ser...
Um mundo só nosso. Que sentimentos maravilhosos pudemos sentir!...
Mas os anos passaram e o tempo se fez presente e nos consumiu...
Vidas de amor, ternura e união. Tanto me destes. Junto a mim te dedicaste com amor.
Em momento algum de minha vida senti tanta falta do que fosse, como sinto a tua ausência... Como sinto falta de teu abraço afetuoso, a me acariciar e me fazer sentir amado.
A vida caminha e sua trajetória se faz, nos trazendo o término de nossa breve estada nesta vida!
Tu te foste... Retornaste ao nosso verdadeiro lar espiritual, levando contigo o meu eterno amor.
Mas deixando florido o mais lindo jardim que cultivamos pelos caminhos que juntos percorremos com tanto sentimento...
Tantos momentos que se tornaram doces lembranças, presentes eternos em minha memória...
Hoje segues tua jornada em outra dimensão, mas ainda sinto teus braços me envolverem a cada momento em que o sentimento toca meu Coração e me entrego em pensamentos a ti... Posso sentir tua emoção.
Sentir tua presença junto a mim, a me consolar, enxugando minhas lágrimas, que teimam em derramar-se de meus olhos.
É essa a imensidão do amor, que vai além desta vida e que nos acompanhará para todo o sempre.
Em momento algum deixarei de expressar tudo o que sinto por ti. Meu amor puro e verdadeiro.
Mesmo hoje, estando distante de teu corpo físico, sinto-a como se estivesses aqui comigo...Sei que em certos momentos deixei de te falar do meu amor.
Mas jamais deixei de senti-lo, desde o primeiro instante em que te vi.
Também não deixei de pensar em ti a cada instante que passou após a tua partida.
Agora, apenas gostaria que soubesses que, mesmo que já não faças parte deste plano em que vivo, continuo a sentir por ti tudo o que sempre senti.
E ainda mais, com mais força, como mais dedicação.
Agora, apenas quero dizer: “Eu te amo!”
Jamais devemos deixar de expressar nosso amor àqueles com quem caminhamos por esta vida, nossos verdadeiros afetos, que compartilham conosco nossos dias.Nada nos custa expressar nossos sentimentos aos que amamos de verdade: nossos pais, avós, irmãos, cônjuges, filhos e amigos. Em especial a nossos filhos, que se projetam na vida através de nossos atos, que são a verdadeira extensão e continuação do mais verdadeiro amor que vivemos ao lado de nosso companheiro ou companheira.
Não sabemos até quando Deus-Pai nos dará o privilégio dessa convivência.
Então, por que não revelar e deixar fluir nossos verdadeiros sentimentos de amor, se sabemos que nada é eterno nesta vida, que nada é para sempre nesta jornada?
Por que nos privarmos dessas alegrias que amenizam nossos sofrimentos e que nos fazem tão bem?
Por que adiar verdadeiros atos de ternura, dedicados àqueles que tanto amamos?
Por que não praticar desde já o nosso amor e fazer a nossa parte, para que na hora da despedida temporária não nos sintamos sofredores por nossa própria culpa, por não ter deixado aflorar o verdadeiro elo de amor que existe entre nós?
Nossa vida terrena é breve. Mas somos eternos em espírito.
Os vínculos de amor e a expressão de sentimentos verdadeiros se eternizam pela beleza dos gestos que praticamos.
Vamos construir a felicidade através do maior e mais valioso sentimento deixado pelo nosso mestre Jesus: o Amor!

Alfred Voltaire/Márcio Godofredo

Reações Violentas

Está se tornando algo comum as pessoas reagirem com violência ao mal que lhes acontece, ou àquilo que está em desacordo com os seus desejos.
Exatamente como a criança indisciplinada reage, gritando, jogando coisas quando suas vontades não são atendidas, as pessoas estão se permitindo agredir, revidar.
Quando o trânsito está lento há os que xingam a administração pública que não planeja vias melhores para o escoamento rápido dos veículos.
Se a loja informa que o artigo em oferta acabou, há os que se acham no direito de agredir os funcionários, acusando-os de propaganda enganosa.
Se o caixa se engana no troco, logo se afirma que ele é um indivíduo desonesto, desejando engordar o próprio salário.
Se a empregada pede para sair um pouco mais cedo, dizendo que deve levar o filho ao médico, logo alguém diz que ela não deseja trabalhar, que está inventando mentiras.
Se alguém esbarra em outra pessoa na rua, de imediato gritam alguns que o sujeito é mal educado, malcriado. Um abuso!
Em síntese, estamos vivendo uma época de muita agressividade. E nos queixamos da violência que toma conta das ruas, sem atentarmos que nós mesmos, muitas vezes, também agimos com violência.
Conta-se que um grande militar, desejando se espiritualizar, escolheu um sábio religioso e lhe perguntou:
- Onde começa o inferno?
O pensador experiente meditou e falou:
- Por que um homem sem escrúpulos deseja saber onde começa o inferno? Cheio de armas destruidoras de vida, acerca-se de mim para perguntas tolas. O que espera que lhe diga, eu, que sou um homem de paz e justiça?
Antes que continuasse, o militar o interrompeu, levantando a espada e exigindo, cheio de raiva, que o sábio o respeitasse.
Sem qualquer receio, o homem velho esclareceu:
- Aqui começa o inferno: na raiva descontrolada.
O guerreiro compreendeu e num gesto rápido, tornou a colocar na bainha a espada, pedindo desculpas.
O sábio então o esclareceu:
- Homem, nesse seu gesto começa o céu.




A raiva pode ser comparada a uma faísca portadora do poder de atear grandes incêndios. Basta uma palavra mal pensada, um gesto imprevisto para a gerar.
Quando solta, desencadeia conflitos inúteis e destruidores.
O homem que alimenta a raiva e se deixa dominar por ela, se torna bruto e violento.
Os antídotos para a raiva são a humildade que leva o indivíduo a reconhecer a própria fragilidade; a paciência, que lhe permite acompanhar o desenvolvimento da questão; a tolerância que entende a dificuldade alheia; enfim, o amor que é abençoada luz em todas as circunstâncias.

Da Obra: Perfis da vida, cap 6.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Um Dia...

Um dia, alguém vai aparecer na sua vida e tirar tudo do lugar. Mudar os seus hábitos, algumas opiniões, a sua cor preferida, os seus passeios de sexta, o seu programa de tv. Vai mudar também o primeiro pensamento ao acordar, e os sonhos de todas as noites, vai fazer você se superar a cada dia, e aprender a essência verdadeira do amor. Essa mesma pessoa vai fazer o seu pesadelo de infância mudar, e o que era o bicho papão do armário agora é o medo de vê-la partir algum dia. Essa pessoa vai também ser a razão para você estar aqui. Vai fazer você ter vontade de apresentá-la a todos, ter vontade de mostrar suas manias, levá-la aos seus lugares prediletos, vai fazer crescer em ti algo muito belo e especial, algo que você jamais sentiu. Vai fazer você sonhar acordada a viagem do ônibus do parque até a sua casa, durante o banho. Vai fazer você ficar suspirando de minuto em minuto, vai fazer você sentir paz apenas ao olhar para ela. Essa pessoa vai pegar seu mundo e virar do avesso, mas você não vai ligar, apenas vai achar tudo muito lindo, como tudo o que ela faz. Vai fazer você pensar em futuro, em construir uma família. Vai fazer você desejar sempre ser o seu melhor só para agradá-la, vai querer fazer você em pleno sábado assistir um filme reprisado na tv, apenas porque a companhia ao seu lado será ela. Essa pessoa vai te fazer crescer, te fazer vibrar a cada sorriso, e sempre vai estar ali para abraçar você caso haja quedas. Essa pessoa será seu porto seguro, aquela que você sempre esperou. Essa pessoa é o amor da vida toda.

Desconheço o Autor

Incertezas

Muitas vezes nos apegamos aos acontecimentos fúteis, que não nos levam
a nenhum crescimento, simplesmente nos desgastam e nos levam
a muitos enganos, deixamos o certo pelo duvidoso, porque achamos
que o caminho certo torna-se muito difícil, temos que abdicar de
muitas coisas e assim lá vamos nós no caminho duvidoso que
aparentemente nos é correto, mas nos leva apenas as ilusões
que são provisórias, e sendo provisórias nos levam a caminhar
pela incerteza da felicidade e a incerteza do sucesso.
O caminho correto nos leva a plenitude de nossas obras
e ainda nos dá o aprendizado da vida como experiência
de nossas lutas, também nos remete a uma modificação profunda
em nossas mentes, levando-nos a questionar nossos sentimentos
e pensamentos diante das dificuldades que temos que passar.
Diante das incertezas que os caminhos mais largos da vida nos levam,
devemos recuar e retomar o caminho certo, aquele que nos dá
a sustentação de nossa mente e nos fortalece espiritualmente,
tendo assim o equilíbrio necessário para continuarmos nossa jornada
que é longa e precisa de muita perseverança de nossa parte
para podermos chegar com sucesso.
Portanto, elimine de sua vida hoje, os caminhos que te levam
aos enganos e ilusões e retome o seu caminho onde você possa
realmente ser o que é e não o que querem que você seja,
reaja positivamente para esse novo caminho e deixe as incertezas
fora do contexto de sua vida.

Desconheço o Autor

Desejo...

Que Deus te cuide com carinho, que te indique o melhor caminho, que te ensine sobre o verdadeiro amor, que te perdoe quando preciso for.
Que Deus te dê asas para voar, nos sonhos te ajude a pousar, mas, também te mostre a realidade que terás que enfrentar , por nada recuar.
Que Deus te dê forças para encarar tudo aquilo que não tens, como mudar ou sequer adulterar.
Que Deus te dê saúde, que teu corpo, por dentro nunca mude e que ao envelhecer tu possas dizer, que tua maior felicidade foi viver.
Que Deus te faça compreender porque amanhece antes de anoitecer, porque o sol se esconde quando a lua quer brilhar, e porque o sol brilha quando ela vai descansar.
Que Deus te ensine sobre dignidade, sobre a força e a fragilidade, sobre a coragem e a honestidade.
Que Deus te ofereça amigos verdadeiros e que tu saibas cultivar, cada amizade que em tua vida Ele plantar.
Que Deus te ensine a fé, que te faça crer em Jesus, e que te permita aceitar que por pior e mais pesada que seja a cruz, que tenhas que carregar, com o peso que teve a Dele, nunca será.

Desconheço o Autor