Bem Vindo!

Bem Vindo! Deixe Um Comentário e Volte Sempre!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Que Queres

Se queres um ambiente melhor para o teu coração, não te frustres em trabalhar para a tua própria paz.
Esforça-te e trabalha, ampara e vigia, compreende e avança, ama e segue, que o Cristo não encontra dificuldades em te ajudar.
Compreende, pois, que há necessidade da conquista individual, sem que falte o primeiro passo: a bênção de Deus. Estamos, como sabes, à disposição do Pai Celestial. Estamos na fase de duras provas e expiações, que devem ser aceitas e as lições assimiladas.
O mundo espiritual nunca se cansa de operar em favor das criaturas. Se queres libertar-te das más conseqüências, não cruzes os braços diante de tanto chamado. Não deixes de operar em todas as direções, de modo que, se já dormiste tanto, deves fermentar os teus valores nas mesmas proporções.
Acorda agora, desperta e anda, que o Cristo de Deus se encontra com os braços abertos como a te dizer: “Desprende-te de tudo o que tens, das coisas transitórias, e segue-me, que terás comigo no reino dos Céus um tesouro eterno, dentro e fora da consciência...”
Homens!... não deixeis que a vossa boca fale somente por falar! Empenhai-vos em viver, porque a vivência é prova de que aprendeste a lição, consolidando a vida no amor e na caridade!
E quereis viver com Deus no coração, deixai, pela harmonia, o vosso coração pulsar no mesmo ritmo do universo. Procurai a alegria cristã, sem esquecerdes o amor!
Procurai o amor, sem esquecerdes a fraternidade, que acende o sol da vida no âmago da alma!.

Bezerra de Menezes/João Nunes Maia
Da Obra: Páginas Esparsas 2

Nunca Fales

Nunca fales sem primeiro observar o que vai sair da tua boca.
A tua responsabilidade é muito grande pelo que falas aos outros.
A força mental que se transforma em idéias é carregada de magnetismo emprestado pelos teus sentimentos.
A tua mente é um campo de fusões eletromagnéticas, de onde partem todos os pensamentos que se consubstanciam em mensagens para os que te ouvem, levando a tua marca. Portanto, deves responder pela carga dos que recebem tuas palavras.
Se a tua mente for educada, o retomo será de paz.
Se não vigiares o que dizes e a indisciplina encontrar ambiente condizente com a desordem, a própria natureza devolverá o que deres aos teus companheiros, acentuando, de volta, as formas afins às tuas idéias.
Nunca fales mal de alguém, mesmo que te encontres atingido pela maledicência alheia.
Nunca penses ao contrário das leis do Amor, mesmo que o ambiente em que vives seja propício às conversações negativas.
O papel do homem de bem é vigiar a si mesmo no que pensa, fala e faz,
pois o maior beneficiado é quem se educa e quem disciplina a si mesmo.
Tudo o que fizeres de bom, saído da nobreza da tua alma, estarás fazendo exclusivamente para ti. Tu serás o maior premiado.
Quem cumpre o dever nada mais está fazendo do que o próprio dever.
Nunca penses e nunca fales que és um portador de luzes para a humanidade.
Cada um cuida da sua própria conduta.
Se falares sobre o que fazes de bom, começas a corromper o Bem que intentas realizar.
E quando anunciamos alguma coisa do grau de Caridade a que atingimos, a vaidade não deixa de aumentar as proporções que não foram atingidas.
Distorcendo a verdade, caímos na depressão urdida pela mentira e a consciência nos cobra o que deixamos de fazer e que anunciamos aos outros sem ter feito.
Colocamos uma lente no bem que tentamos fazer e fazemos questão de mostrar a quem passa, tentando colocar viseiras nos olhos dos nossos companheiros, no que se refere aos nossos atos indignos. Tudo isso são ilusões. Estamos enganando a nós mesmos, porque ninguém engana as Leis e nem Quem as fez.
O orgulho e a vaidade estragam muitas vidas.
O orgulhoso e o vaidoso não desconfiam que os outros estão observando e analisando o que falam a mais do que realmente são.
Se és verdadeiramente um benfeitor da coletividade, pelos exemplos e pelas ações, não te apresses em divulgar isso, porque o próprio ar se encarrega de transmitir os teus valores, os próprios objetivos ao teu derredor denunciam e refletem as luzes que se desprendem do teu coração.
A auto-valorização é falta de discernimento e escassez de educação. Tu és o que és e nada mais.
Se intentas anunciar o que fazes, o que foi feito apresenta falsificações nas suas mais íntimas estruturas.
Quem fala muito sobre o que fez tem o intuito de esconder os erros que sempre estão à vista dos observadores.
O santo quase sempre nega seus feitos, mesmo os benefícios que atingiram a humanidade e, quando não tem outro jeito, responde que é um dever seu fazer o bem e, se isso é caridade, está fazendo por bem de si mesmo. Isso não ocorre com o ignorante, que sempre quer mostrar o que não é.
Fala menos de ti mesmo e, quando não suportares ficar calado, fala das tuas próprias deficiências, mesmo que não tenhas coragem de falar de todas.
Dize o que a tua coragem permitir e o teu coração suportar. Mas nunca fales sem pensar o que vais dizer.

Lancellin & João Nunes Maia
Da Obra: Cirurgia Moral

Faça Loucuras

Deixe o tempo parar, deixe o coração falar mais alto, deixe a vida te levar às vezes. Não se incomode tanto com o que os outros pensam, mas lembre-se que o mundo não constitui só de você. Fale alto se quiser, cante alto se quiser, vá alto se quiser! Experimente. Escute sua música favorita. Dance.. dance, dance, dance. Nunca é tarde para colocar uma roupa bonita, fazer uma maquiagem, subir no salto e rejuvenescer. Sinta-se leve... leve uma vida leve... mas batalhe, sue, mostre seu potencial. Não se castigue tanto. O ser humano é um mistério, e os próprios homens vivem a vida tentando se entender, se descobrir. Ame. Não importe quem, ame. De qualquer forma, de qualquer maneira. Cometa loucuras boas. E, pelo menos uma vez na vida, faça o que tiver realmente com vontade. Satisfaça-se, mas não prejudique a pessoa alheia. Não pise no próximo com o intuito de conseguir seu sucesso mais rápido, porque 'tudo que vem fácil vai fácil, então deixe ser difícil'. Dê um abraço em quem você quiser, fale 'eu te amo' quantas vezes quiser, deixe bem claro os seus sentimentos. Explore-os. Eles são as melhores coisas da vida, e não seria saudável deixá-los passar em branco... Ouça. Ouça o que sua mãe tem pra dizer. Ouça seus amigos, seus vizinhos, seus parentes. Permita-se rir. Permita-se gargalhar! Perca a vergonha, e realize aquele seu mais profundo e obscuro desejo secreto. Enfim, viva. Mas viva!

Desconheço o Autor

Aproveita o Dia

Não deixes que termine sem teres crescido um pouco.
Sem teres sido feliz, sem teres alimentado teus sonhos.
Não te deixes vencer pelo desalento.
Não permitas que alguém te negue o direito de expressar-te, que é quase um dever.
Não abandones tua ânsia de fazer de tua vida algo extraordinário.
Não deixes de crer que as palavras e as poesias sim podem mudar o mundo.
Porque passe o que passar, nossa essência continuará intacta.
Somos seres humanos cheios de paixão.
A vida é deserto e oásis.
Nos derruba, nos lastima, nos ensina, nos converte em protagonistas de nossa própria história.
Ainda que o vento sopre contra, a poderosa obra continua, tu podes trocar uma estrofe.
Não deixes nunca de sonhar, porque só nos sonhos pode ser livre o homem.
Não caias no pior dos erros: o silêncio.
A maioria vive num silêncio espantoso. Não te resignes, e nem fujas.
Valorize a beleza das coisas simples, se pode fazer poesia bela, sobre as pequenas coisas.
Não atraiçoes tuas crenças.
Todos necessitamos de aceitação, mas não podemos remar contra nós mesmos.
Isso transforma a vida em um inferno.
Desfruta o pânico que provoca ter a vida toda a diante.
Procures vivê-la intensamente sem mediocridades.
Pensa que em ti está o futuro, e encara a tarefa com orgulho e sem medo.
Aprendes com quem pode ensinar-te as experiências daqueles que nos precederam.
Não permitas que a vida se passe sem teres vivido...

Walt Whitman

Não Deixe o Amor Passar

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você esta esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos se encherem d'agua neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o primeiro e último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça:
Deus te mandou um presente divino – O AMOR.
Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.
Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.
Se você conseguir, em pensamento, sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado...
Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...
E uma dádiva.
Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.
Ou as vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.
E o livre-arbítrio.
Por isso, preste atenção nos sinais.
Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida.


Carlos Drummond de Andrade

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Fé - Fonte Divina

A fé é fonte divina, gerada na fonte maior que sustenta a vida. A confiança é como a lavoura, que precisa ser irrigada permanentemente com o clima da oração, para que se multiplique a paz, garantindo a tranquilidade, na substância do amor.
Podemos curar os outros pelo poder da fé, como também curar a nós mesmos por ela; basta confiarmos em Deus, que é a Fonte Energética do amor universal. Nada poderemos fazer se não confiarmos no Senhor e em nós mesmos; é o poder da mente, em plena harmonia com a Mente Divina.
Quando desconfiamos do que fazemos, principalmente ante um enfermo que nos pede amparo, nada podemos dar, pois a nossa mente negativa isola todo o suprimento que vem da força maior.
O cristão assinala a si mesmo pela fé, e pode fazer grandes coisas, confiando em Deus, em Jesus e nele próprio. Deus tem de tudo com abundância. Suas bênçãos nunca faltam para quem tem convicção daquilo que deseja receber.
Observa o Evangelho, a vida do Mestre: por onde passava, estimulava a fé nos corações, curando os enfermos e dando confiança aos desesperados. E nesta assertiva devemos trilhar, aumentando nossa confiança, exercitando os valores que existem dentro de nós.
Se Deus se encontra dentro de nós, assim como Jesus, o que mais nos falta, para mover a força dEles em nossa mente? Basta-nos a fé, a força divina. Essa fonte de luz se encontra em nossa intimidade, sendo capaz de remover montanhas de enfermidades e de imperfeições, e nos encher de esperança, nos fazendo sentir o amor a Deus e ao próximo com se fosse a nós mesmos, vivendo plenamente com o Cristo em nós, sendo “motivo de glória”, no dizer de Paulo de Tarso.
Meu irmão, sempre falamos na oração, porque ela nos ambienta para a fé; ela nos prepara para o novo nascimento, aquele que o entendimento do amor nos reveste de luz, para alcançar a felicidade.
Essas simples mensagens, que dedicamos aos companheiros da Terra ainda na carne, de certo modo são para ajudá-los a encontrar a Deus nas suas intimidades e, sendo assim, encontrarão a verdadeira CURA.
O homem precisa aprender a curar-se a si mesmo, pela força divina que se encontra no seu mundo íntimo. Isso é para o futuro, mas devemos começar agora, no aprimoramento das qualidades espirituais que temos na mesma faixa dos anjos, sendo que, em nós, elas ainda dormem, mas a luz do Cristo em nós saberá acordá-las.
Convém dedicar-te mais aos trabalhos da caridade, para que nasça em ti a luz de Nosso Senhor, que somente transita pelos fios do amor. Ama a Deus, ama a Jesus, ama a ti mesmo, ama a tudo, que esse amor se converterá, com o tempo, em felicidade para os teus caminhos. A natureza não se esquece de devolver, na forma de bênçãos de Deus, a quem se faz portador da Luz.
Mantém a tua fonte divina, amparando o próximo, que a tua salvação estará garantida pelas vias da caridade. Tem fé, que esta fé te iluminará para sempre, fazendo-te movimentar com os anjos, no reino dos Céus.

Miramez/João Nunes Maia
Da Obra: Cura-te a ti mesmo

Construir Pontes em Lugar de Muros

Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito.
Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.
Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.
Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta.
- Estou procurando trabalho, disse ele. Talvez você tenha algum serviço para mim.
- Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade é do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.
- Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos.
O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade.
O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.
Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho.
Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:
- Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.
Mas as surpresas não pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio.
O irmão mais novo então falou:
- Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.
De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte. O carpinteiro que fez o  trabalho partiu com sua caixa de ferramentas.
- Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você.
E o carpinteiro respondeu:
- Eu gostaria muito, mas tenho outras pontes a construir...

REFLEXÃO:
Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos...
O que você está esperando? Que tal começar agora??
Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de mágoas e mal entendidos.
Vamos deixar isso de lado, ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo.
Quanto mais amigos tiver, melhor vai se sentir, sabe por quê? É bom demais Amar, e ser amado é melhor ainda.

Pense nisso e construa pontes ao seu redor.

Desconheço o Autor

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Amor, Perdas, Partidas, Saudades e Decepções

Falar em perdas é falar em solidão, tristeza, desesperança, medo. Quando digo perdas, não estou apenas me referindo aos que morrem, mas a todos que de alguma forma, nos deixam prematuramente, antes que estejamos preparados.
Um amigo que se muda para longe, um namoro interrompido abruptamente e até mesmo um ente querido que se vai, provoca sempre em nós uma sensação de vazio.
E porquê isso? Porque sofremos tanto, mesmo sabendo que estas perdas ou partidas inesperadas são inerentes á vida, e que portanto, náo podemos controlá-las?
Não saberia responder com precisão á pergunta feita acima, mas, o que me parece mais coerente é que nunca estaremos prontos para nos acostumarmos com a falta dos que amamos. Por mais que saibamos, que a qualquer momento eles nos faltarão, temos sempre a predisposição em acreditarmos que quem nos ama nunca nos traíria , nos privando do seu carinho, afeto e amor.
Ledo engano. São justamente os que mais amamos, que mais nos machucam com suas partidas inesperadas. Vão-se sem aviso prévio, e levam a nossa felicidade, a fé na vida, o equílibrio ...
O que fazer então? Não amarmos? Não nos permitirmos gostar de alguém pelo simples facto de que seremos, mais cedo ou mais tarde, deixados para trás na vida, entregues ás nossas angústias e remorsos por não termos dito tudo ou não termos feito o suficiente por eles? Creio que não. Se há algo na vida que mais nos trás felicidade, é sabermos que somos queridos e não seria honesto nos privarmos de tal sentimento por covardia.
Um amor de pai e mãe, o carinho de um amigo, a amizade de um irmão, um carinho em um animal ou o afeto de uma relação a dois, deve sempre se sobrepor ao medo da perda. Porque ela é inevitável; o sentimento não.
Deve de ser exercitado, todos os dias de nossas breves vidas.
Ele é o que nos move, nos dá o chão para que possamos caminhar pela vida com a certeza de que, haja o que houver, teremos sempre alguém com quem contar, que nos apoiará mesmo nos momentos em que não tenhamos razão.
Esta, meus amigos, deve de ser a maior lição deixada pelos que partem sem nos avisar: lembrar-nos que devemos sempre curtir aqueles que amamos com a intensidade proporcional á brevidade de uma vida. Porque quando nos faltarem, saberemos que amámos e fomos amados, que demos e recebemos todo carinho esperado, que construímos um sentimento que nenhuma perda poderá apagar. Este sentimento transcende o espaço e o tempo, não se limita ao contato físico.
Torna-se parte de nós, impregnado em nossa alma, nos confortando nos dias dificeís, sendo cúmplices de nossas vitórias pessoais, norteando nossa conduta, nos fazendo sentir eternamente amados.
Que me perdoem os físicos, mas neste caso, acredito sim que dois corpos podem ocupar o mesmo lugar no espaço. Basta que permitamos, sentir a presença dos que amamos, dentro de nós, como se fossem parte de nossa alma.
Só assim amansamos a saudades daqueles que amamos, pois eles nunca morrem apenas partem antes de nós.

Desconheço o Autor

terça-feira, 26 de julho de 2011

Boa Vontade

A importância da boa vontade nos feitos humanos é bastante difundida.
É comum ouvir-se de alguém que tem vontade de fazer algo útil.
Por exemplo, que se sente chamado a desempenhar alguma tarefa.
A vontade é um precioso atributo do Espírito imortal.
No princípio do processo evolutivo, o ser é grandemente guiado pelos instintos.
De modo gradual, sua razão se desenvolve e ele passa a agir com liberdade.
Dentre várias opções, elege a que lhe parece melhor.
É então que a vontade se manifesta como um poderoso impulsionador do progresso.
Ela se relaciona com o sentimento, com o querer, com os anseios do próprio coração.
Ocorre que a boa vontade não é um processo mágico que torna tudo imediatamente possível.
Não basta querer para realizar.
Quem realmente tem boa vontade estuda e trabalha para adquirir condições de desempenhar bem a sua tarefa.
Assim, a boa vontade é um fator imprescindível para o sucesso de um empreendimento.
Se não houver uma vontade firme, um querer profundo, as dificuldades crescem de importância.
À míngua de um ideal forte, o homem esmorece.
Caso não se sinta valorizado, desiste.
Se o resultado demora, acha que o esforço não compensa.
Entretanto, quando ele realmente deseja algo, encontra forças para seguir em frente.
Se a vontade é mesmo boa, firme e valiosa, então muito se torna possível.
Não apenas pelo desejo ardente, mas pela disposição de fazer o que for possível e necessário.
Convém ter essa realidade em mente quando se proclama a própria boa vontade.
Se o desejo é se dignificar pela conduta correta, as tentações do mundo nunca são fortes demais.
Quem tem o real propósito de se manter puro, gasta um tempo a estudar a própria realidade íntima.
Não teme admitir suas fraquezas, como uma fase necessária para superá-las.
Só porque cai algumas vezes, não desiste do propósito de elevar-se.
Do mesmo modo, quem de fato deseja algo realizar de bom não mede esforços.
De forma racional, procura tornar-se competente na tarefa eleita.
Aproxima-se de quem já a desempenha bem e o auxilia.
Não quer brilhar de imediato, em altos postos.
Aceita de bom grado desempenhar papéis modestos, nos quais lentamente se habilita e aperfeiçoa.
Não desiste enquanto não consegue seu intento.
Bem se vê como a boa vontade é preciosa como recurso de aprimoramento.
Contudo, ela não prescinde de esforço, de trabalho e de estudo.
Ao contrário, quem realmente tem boa vontade aprende a fazer direito.
Pense nisso!

Redação do Momento Espírita

Ele Atenderá

Quando atravesses um instante considerado terrível, na jornada redentora da Terra, recorda que o desespero é capaz de suprimir-te a visão ou barrar-te o caminho.
Para muitos, esse minuto estranho aparece na figura da enfermidade; para outros, na forma da cinza com que a morte lhes subtrai temporàriamente o sorriso de um ente amado.
Em muitos lugares, guarda a feição de crise espiritual, aniquilando a esperança; e, em outros ainda, ei-lo que surge por avalanche de provas encadeadas, baldando a energia.
Ninguém escapa aos topes de luta, que diferem para cada um de nós, segundo os objetivos que procuramos nas conquistas do Espírito.
Esse jaz atormentado de tentações, aquele padece abandono, aquele outro chora oportunidades perdidas e mais outro lamenta os desenganos da própria queda.
Se chegaste a instante assim, obscurecido por nuvens de lágrimas, arrima-te à paciência, ouve a fé, aconselha-te com a reflexão e medita com a serenidade, mas não procures a opinião do esmorecimento.
Desânimo é fruto envenenado da ilusão que alimentamos a nosso respeito. Ele nos faz sentir pretensamente superiores a milhares de irmãos que, retendo qualidades não menos dignas que as nossas, carregam por amor fardos de sacrifícios, dos quais diminutas parcelas nos esmagariam os ombros.
Venha o desânimo como vier, certifica-te de que a forma ideal para arredar-lhe a sombra será compreender, auxiliar, abençoar e servir sempre.
Guardes o coração conturbado ou ferido, magoado ou desfalecente, serve em favor dos que te amparem ou desajudem, entendam ou caluniem.
Ainda que todos os apoios humanos te falhem de improviso, nada precisas temer. Tens contigo, à frente e à retaguarda, à esquerda e à direita, a força do companheiro invisível que te resolve os problemas sem perguntar e que te provê com todos os recursos indispensáveis à paz e à sustentação de teus dias. Ele que ama, trabalha e serve sem descanso, espera que ames, trabalhes e sirvas quanto possas.
Sem que o saibas, êle te acompanha os pequeninos progressos e se regozija com os teus mais íntimos triunfos, assegurando-te tranquilidade e vitória. Ele que te salvou ontem, salvará também hoje.
Em qualquer tempo, lugar, dia ou circunstância, em que te sinta à beira da queda na tentação ou na angústia, chama por Êle.
Ele te atenderá pelo nome de Deus.

Emmanuel/Chico Xavier

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tristeza Perturbadora

Conquanto brilhe o sol da oportunidade feliz, abrindo campo para a ação e para a paz, a sombra teimosa da tristeza envolve-te em injustificável depressão.
Gostarias de arrancar das carnes da alma este espinho cravado que te faz sofrer, e, por não o conseguires, deixas-te abater.
Conjecturas a respeito da alegria, do corpo jovem, dos prazeres convidativos, e lamentas não poder fruir tudo quanto anelas.
A tristeza, porém, é doença que, agasalhada, piora o quadro de qualquer aflição.
A sua sombra densa altera o contorno dos fatos e das coisas, apresentando fantasmas onde existe vida e desencanto no lugar em que está a esperança.
Ela responde pela instalação de males sutis que terminam por desequilibrar o organismo físico e a maquinaria emocional.
Luta contra a tristeza, reeducando-te mentalmente.
Não dês guarida emocional às suas insinuações.
Ninguém é tão ditoso quanto supões ou te fazem crer.
A Terra é o planeta-escola de aprendizes incompletos, inseguros.
A cada um falta algo, que não conseguirá conquistar.
Resultado do próprio passado espiritual, o homem sente sempre a ausência do que malbaratou.
A escassez de agora é conseqüência do desperdício de outrora.
A aspiração tormentosa é prova a que todos estão submetidos, a fim de que valorizem melhor aquilo de que dispõem e a outros falta.
Lamentas não ter algo que vês noutrem, todavia, alguém ambiciona o que possuis e não dás valor.
Resigna-te, pois, e alegra-te com tudo quanto te enriquece a existência neste momento.
Aprende a ser grato à vida e àqueles que te envolvem em ternura, saindo da tristeza pertinaz para o portal de luz, avançando pelo rumo novo.
Jesus, que é o "Espírito mais perfeito" que veio à Terra, sem qualquer culpa, foi incompreendido, embora amando; traído, apesar de amar, e crucificado, não obstante amasse...
Desse modo, sorri e conquista o teu espaço, esquecendo o teu espinho e arrancando aquele que está ferindo o teu próximo.
Oportunamente, descobrirás que, enquanto te esqueceste da própria dor, lenindo a dos outros, superaste-a em ti, conseguindo a plenitude da felicidade, que agora te rareia.

Joanna Ângelis/Divalgo Franco
Da obra: Momentos de Coragem

Ajuda-me a Ser Feliz

Jesus amado, sei que vivo em um mundo de provas e expiações e onde a felicidade não é possível senão por breves momentos... Na dificuldade do dia a dia, percebo o quanto eu me esforço para alcançá-la, lançando mão, para isso, de todos os recursos possíveis, de todas as armas, de todos os ardis, sempre em vão...
A felicidade, Senhor, chega aos pedaços, sem avisar e se vai inteira, sem adeus, sem se importar com o que eu faço para retê-la no coração!...
Nunca consigo alcançá-la, do modo como eu gostaria.
Por isso, peço-lhe, Jesus, me ajude a ser feliz conforme tua orientação e não conforme meus desejos... Mostre-me onde está a felicidade e dê-me forças para conquistá-la; diga-me o que devo fazer para ser feliz nesta vida e de que modo devo proceder para afastar o tédio, a tristeza e o desencanto que não deixam meu coração em paz!...
Apenas sei que não posso prosseguir assim, entre a luz e a sombra, sem sentir prazer maior no que faço, sem encantar-me com quase nada, sem sorrir, sem experimentar emoções maiores e melhores, sem ser eu mesmo em momento algum!...
Pressinto em mim, Jesus, que posso muito mais do que tenho feito; que sou capaz de amar infinitamente, de sorrir e contagiar, de ter e conquistar, de encantar e me encantar, de ser alguém capaz de amar e ser amado e só por isso, dar e receber felicidade.
Mas preciso de auxílio, de sua mão para o primeiro passo.
Ajuda-me a ser feliz, Senhor!
Abre-me o coração à simplicidade e à caridade; me faz dócil ao teu comando, que é sempre o meu melhor bem, e me ampara o entendimento ainda tão frágil... Mostre-me onde está a felicidade real e desvia meus olhos do poder das fortunas, da tentação dos corpos, do vício das paixões, das artimanhas do consumismo, da ilusão do mundo!...
Ampara-me, Jesus amado, para que eu possa experimentar desde já, senão a felicidade que desejo, ao menos a paz e o contentamento que percebo inalteráveis naqueles que te seguem, e que assim o são porque aceitam a felicidade que Tu lhes dás!...
Assim seja!

Psicografia do Instituto André Luiz, em 26.10.2002

Caridade, A Meta

Guarda, na mente, que a caridade em teus atos deve ser a luz que vence a sombra.
Enquanto não compreendas que a caridade é sempre a bênção maior para quem a realiza, ligando o benfeitor ao necessitado, estarás na fase primária da virtude por excelência.
Poderás repartir moedas, a mãos-cheias; todavia, se não mantiveres o sentimento da amizade em relação ao carente, não terás logrado alcançar a essência da caridade.
Repartirás tecidos e agasalhos com os desnudos; no entanto, se lhes não ofertares compreensão e afabilidade, permanecerás na filantropia.
Atenderás aos enfermos com medicação valiosa; entretanto, se não adicionares ao gesto a gentileza fraternal, estarás apenas desincumbindo-te de um mister de pequena monta.
Ofertarás o pão aos esfaimados; contudo, se os não ergueres com palavras de bondade, não alcançaste o sentido real da caridade.
Distribuirás haveres e coisas com os desafortunados do caminho; não obstante, sem o calor do teu envolvimento emocional em relação a eles, não atingiste o fulcro da virtude superior.
A caridade é algo maior do que o simples ato de dar.
Certamente, a doação de qualquer natureza sempre beneficia aquele que lhe sofre a falta. Todavia, para que a caridade seja alcançada, é necessário que o amor se faça presente, qual combustível que permite o brilho da fé, na ação beneficente.
A caridade material preenche os espaços abertos pela miséria sócio-econômica, visíveis em toda parte.
Além deles, há todo um universo de necessidades em outros indivíduos que renteiam contigo e esperam pela luz libertadora do teu gesto.

Joanna Ângelis/Divaldo Franco
Da obra: Vigilância.

Serviço de Caridade

Auxiliemos o companheiro de luta, quanto possível.
Abstenhamo-nos de maldizer onde não possamos louvar.
Distanciemo-nos das idéias de vingança, quando o mal nos visite o coração.
Busquemos a conciliação fraterna, ajudando, ainda mesmo de longe, àqueles que nos ofendem.
Desculpemos quantas vezes se fizerem necessárias, cada dia, exercitando-nos para o verdadeiro perdão.
Esqueçamos os velhos caprichos de nosso eu que, muitas vezes, nos prendem a escuras ilusões.
Aprendamos com a vida para sermos mais úteis.
Multipliquemos as bênçãos do serviço no campo das nossas horas, como quem sabe que o tempo é também um empréstimo inestimável da Providência Divina e, assim procedendo, estejamos certos de que praticaremos a caridade com o próximo e conosco, de vez que, corrigindo em nós aquilo que nos aborrece- nos outros, estaremos acompanhando Jesus em nosso esforço

André Luiz/Chico Xavier

Respeito ao Próximo

Deus não nos fez desligados da Humanidade. Somos elos da grande corrente universal e as energias divinas que vão alcançar os outros devem passar por nós, beneficiando-nos e ao nosso próximo. Carecemos dos outros, qual eles de nós na imensa vinha do nosso Pai Celestial. Portanto, o nosso segundo dever é amar o próximo, como nos aconselha o Mestre por intermédio do Seu Evangelho de Luz. E amar é acatar os direitos daqueles que andam conosco no mesmo caminho. Nada fazemos sem a participação dos nossos irmãos. Cada um nos ajuda em algo de que carecemos. Somos devedores da humanidade, como também emprestamos a ela o nosso concurso, e a fraternidade é o caminho mais desejado na área do Bem, ao tratarmos com os nossos companheiros.
As exigências devem ser feitas a nós para com nós mesmos; o apreço, esse deve ser dirigido aos nossos semelhantes.
A imposição é o modo de nos educarmos; a consideração, o ambiente que deve ser feito aos companheiros de labor.
O mando deve ser a disposição na disciplina dos nossos instintos. A cortesia haverá de ser o meio de comunicar mais agradável com os nossos irmãos.
A imposição é o caminho interno quando nos indica o bem, a fraternidade nos faz atrair companheiros para o mesmo convívio.
A crítica encontra campo frutífero quando exercida no nosso mundo interno.
E a ponderação cresce e faz crescer a nossa amizade em todos os rumos. O mal merecedor de comentário é aquele que fazemos; em referência aos outros, o resguardo nos traz confiança de que todos se esforçam para o melhor.
Se tens alguma educação, aplica-a diante dos outros, e se isso te falta, lembra-te de ti mesmo. O nosso mundo interno é uma lavoura grandiosa que poderá dar muitos frutos e flores compatíveis com o nosso comportamento. Trabalhemos nele.
Quando deixamos o nosso sítio íntimo para analisar e falar mal do que não nos pertence, cresce em nós a erva daninha capaz de sufocar o trigo do Bem, que já havíamos plantado. A energia que nos foi dada deve ser usada na auto-educação, estabelecendo assim, no nosso reino, a verdadeira harmonia espiritual, que se refletirá em todos os outros corpos. Mas, com respeito aos outros, a maior cota que poderemos fornecer para os seus corações é o exemplo dignificante, é a vivência no Amor nos caminhos da Caridade.
Se deres a devida importância ao teu próximo, nunca perderás. Receberás, pelos meios que por vezes ignoras, a atenção que te agradará e te fará feliz. respeita os direitos dos outros, que eles, certamente, e por lei, respeitarão os teus; e ainda, a harmonia do Universo compartilhará contigo no Bem que estimas fazer, por necessidade de amar, utilizando o comportamento elevado para ajudar a construir o reino de Deus nos corações, como também o Céu em qualquer lugar em que estiveres.
Confiemos nas forças superiores e também nas nossas, que elas crescerão de acordo com as nossas disposições de melhorar, sem nunca nos esquecermos da deferência para com aqueles que nos seguem, instruindo-nos e aqueles que nos instruem, seguindo-nos.
O respeito é luz, porque ajuda a transformar as trevas em claridades imortais.

Lancelli/João Nunes Maia
Da Obra: Cirurgia Moral

O Minuto

A conduta indica a orientação espiritual da criatura.
Surge o ideal realizado, consoante o esforço de cada um.
Amplia-se o ensino, conforme a aplicação do estudante.
Eternidade não significa inércia, mas dinamismo incessante.
O caminho é infinito.
Quem estabelece a rota da viagem é o viajor.
Continua, pois, em marcha perseverante, gastando sensatamente o tesouro dos dias.
Em sessenta segundos, a lágrima pode transformar-se em sorriso, a revolta em resignação e o ódio em amor.
Nessa mínima parcela da hora, liberta-se o espírito do corpo humano, a flor desabrocha, o fruto maduro cai da árvore e a semente inicia a germinação da energia latente.
Analisa o que fazes de tão valiosa partícula do tempo.
Num só momento, o coração escolhe roteiro para o caminho.
Com o Evangelho na consciência, o lazer é tão-somente renovação de serviço sem mudança de rumo.
Não desprezes o tempo, em circunstância alguma, pois quem espera a felicidade se esmera em construí-la.
A hora perdida é lapso irreparável.
Dominar o relógio é coordenar os sucessos da vida.
Nos domínios do tempo, controlamos a hora ou somos ignorados por ela.
Por isso, quanto mais a alma se eleva em conhecimento, mais governa os próprios horários.
Lembra-te de que as edificações mais expressivas são formadas por agentes minúsculos e de que o século existe em função dos minutos.
Não faz melhor quem faz mais depressa, mas sim quem faz com segurança e disciplina, articulando ordenadamente os próprios instantes.
Observa os celeiros de auxílio de que dispões a não hesites.
Distribui os frutos da inteligência.
Colabora nas tarefas edificantes.
Estende a solidariedade a benefício de todos.
Fortalece o ânimo dos companheiros.
Não te canses de ajudar para que se efetue o melhor.
O manancial do bem não tem fundo.
A paz coroa o serviço.
E quem realmente aproveita o minuto constrói caminho reto para a conquista da vitória na Divina Imortalidade.

André Luiz/Waldo Vieira
Da Obra: Sol nas Almas

domingo, 24 de julho de 2011

Página do Irmão Mais Velho

Auxilia ao teu filho, enquanto é tempo.
A existência na Terra é a Vinha de Jesus, em que nascemos e renascemos.
Quantos olvidam seus filhinhos, a pretexto de auxílio ao próximo, e acabam por fardos pesados a toda gente!
Quantos se dizem portadores da caridade para o mundo e relegam o lar ao desespero e ao abandono?!…
 Não convertas o companheirismo inexperiente em ornamento inútil, na galeria da vaidade, nem lhe armes um cárcere no egoísmo, arrebatando-o à realidade, dentro da qual deve marchar em companhia de todos.
Dá-lhe, sempre que possível, a bênção dos recursos acadêmicos; contudo, antes disso, abre-lhe os tesouros da alma, para que não se iluda com as fantasias da inteligência quando procura agir sem Deus.
Ensina-lhe a lição do trabalho, preparando-o simultaneamente na arte de ser útil, a fim de que não se transforme em alimária inconsciente.
Os pais são os ourives da beleza interior.
O buril do exemplo e a lâmpada sublime da bondade são os divinos instrumentos de tua obra.
Não imponhas à formação juvenil os ídolos do dinheiro e da força.
A bolsa farta de moedas, na alma vazia de educação, é roteiro seguro para a morte dos valores espirituais. O poder, sem amor, gera fantoches que a verdade destrói no momento preciso.
Garante a infância e a juventude para a vida honrada e pacífica.
Que seria do celeiro se o lavrador não preservasse a semente?
Quem despreza o grelo frágil é indigno do fruto.
Faze de teu filho o melhor amigo se desejas um continuador para os teus ideais.
Que será de ti se depois de tua passagem pela carne não houver um cântico singelo de agradecimento endereçado ao teu Espírito, por parte daqueles que deves amar? Que recolherás na seara da vida, se não plantares o carinho e o respeito, a harmonia e a solidariedade, nem mesmo no pequenino canteiro doméstico?
Não reproves a esmo. A tua segurança de hoje lança raízes na tolerância de teu pai e na doçura das mãos enrugadas e ternas de tua mãe.
Esquece a cartilha escura da violência. Que seria de ti sem a paciência de algum velho amigo ou de algum mestre esquecido que te ensinaram a caminhar?
O destino é um campo restituindo invariavelmente o que recebe.
Ama teu filho e faze dele o teu confidente e companheiro. E, quanto puderes, com o teu entendimento e com o teu coração, auxilia-o, cada dia, para que te não falte a visão consoladora da noite estrelada no hora do teu repouso e para que te glorifiques, em plena luz, no instante bendito do sublime despertar.

Emmanuel/Chico Xavier
Da Obra: Trilha de Luz

Nenhuma Mudança Se Faz Sem Lutas

O ser humano, em sua caminhada evolutiva, se esforçou pelo progresso material e, atualmente, a humanidade desfruta de um grande avanço na área de medicina, engenharia, informática e eletrônica. Os extremos do planeta se comunicam com facilidade, a medicina conta com extraordinários avanços para auxiliar o diagnóstico etc… Sem dúvida o progresso é muito grande!
O homem, sendo seduzido pelos prazeres materiais, movido pela vontade de dominar o que está à sua volta, passou séculos dentro de laboratórios estudando, pesquisando, descobrindo. Agora ele domina, conhece, tem, sabe, mas ainda não PODE. Acha que progrediu muito e por isso seu orgulho não aceita que ainda há muito a fazer, que isto é apenas um começo.
A evolução material, sem dúvida, é uma grande conquista, mas ela, apesar de eficiente, está quieta e indiferente. As máquinas não sentem, não nos fazem companhia, não nos dizem ao coração. Precisamos de algo mais forte, que dê um impacto em nossas vidas, pois nos sentimos frustrados tendo o conforto e não sendo felizes.
O progresso da humanidade cumpre uma seqüência lógica. Como na escola, começamos a desenvolver nosso raciocínio com matérias de total objetividade até sermos capazes de mentalizar as coisas mais subjetivas. Nosso desenvolvimento não poderia ser diferente. Natural que tenhamos chegado ao clímax material antes de alcançarmos o domínio das coisas do Espírito, mas urge que partamos daqui para frente. Não podemos cruzar os braços diante das nossas conquistas porque elas não são tudo o que necessitamos para sermos felizes, isto já está claro!
Perante a falência do mundo material, busquemos o invisível. Vamos começar, mesmo que engatinhando, a caminhada maior, aquela para a qual Jesus nos chamou. Esta é mais difícil e talvez mais longa, porém, é o que nos resta: conhecimento e educação de Espírito, na aceitação das Leis de Deus. Mas como começar esta busca? Que caminho devemos tomar?
Sempre que estamos numa estrada e queremos mudar de rota, é preciso primeiro parar, pensar na que vamos seguir e varrer dos nossos objetivos o caminho que estávamos seguindo. Para mudar o rumo das nossas vidas, também é preciso esvaziar nossas mentes da ânsia e correria do cotidiano, para concentrar nossas forças na nova meta a ser atingida. Sigamos os exemplos que Deus nos enviou. Paulo de Tarso, quando viu Jesus na estrada de Damasco, desviou radicalmente seu objetivo de vida. Silenciou por 3 anos no deserto, concentrando energias em seu novo ideal para depois estar em condições de exercer o grande papel junto ao Evangelho.
Jesus de Nazaré se isolou por 40 dias para meditar e se fortalecer antes do testemunho final, buscando através do silêncio, maior contato com as forças divinas. Precisamos da quietude interior para aplacarmos nossas angústias psicológicas, nossos anseios materiais, questionar nosso comportamento com o novo posicionamento perante o Pai, buscando a aceitação sincera da realidade do nosso eu interior.
Nenhuma mudança se faz sem lutas e o mérito da conquista está em vencê-las, superando seu trauma. O ser humano que se reconhece cristão deve ir à guerra contra as próprias imperfeições e as que invadem os mais diversos círculos sociais e religiosos. Jesus silenciou por 30 anos mas, chegada a hora do cumprimento de sua missão, soube lutar com firmeza, não compactuando com a hipocrisia. Portanto, é preciso procurarmos coragem dentro de nós mesmos para irmos contra a hipocrisia e o verniz social que encontra guarita tão facilmente até nos meios onde as pessoas se dizem trabalhadores de Jesus. Ele não agiu assim e por certo não estará satisfeito com estas atitudes.
Precisamos entender que a grandeza está em nos mostrarmos limpos e transparentes, sem cultivar as aparências, pois elas são como a casa construída sobre a areia. Comecemos hoje o trabalho do auto-reconhecimento e aceitação de nossas próprias misérias. Assim estaremos trabalhando com fatos reais e construindo nossa casa sobre rocha. O homem que já conseguiu mergulhar dentro da intimidade de sua alma não se envaidece com cargos, posições, elogios, homenagens porque sabe que coisas assim são meras banalidades e maior que tudo isto é a alegria do encontro com Deus através da corajosa viagem nas profundezas do seu eu.

“Deus resiste aos soberbos e dá sua graça aos humildes”.
O silêncio é o começo, a luta é o meio e a felicidade o fim.

Gisele D´Amico

Amai-vos

“Não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em
verdade.” – João. (I JOÃO, 3:18.)

Por norma de fraternidade pura e sincera, recomenda a Palavra Divina: “Amai-vos uns aos outros.
Não determina seleções.
Não exalta conveniências.
Não impõe condicionais.
Não desfavorece os infelizes.
Não menoscaba os fracos.
Não faz privilégios.
Não pede o afastamento dos maus.
Não desconsidera os filhos do lar alheio.
Não destaca a parentela consanguínea.
Não menospreza os adversários.
E o apóstolo acrescenta: “Não amemos de palavra, mas através das obras, com todo o fervor do coração.
O Universo é o nosso domicílio.
A Humanidade é a nossa família.
Aproximemo-nos dos piores, para ajudar.
Aproximemo-nos dos melhores, para aprender.
Amarmo-nos, servindo uns aos outros, não de boca, mas de coração, constitui para nós todos o glorioso caminho de ascensão.

Emmanuel/Chico Xavier
Da Obra: Vinha de Luz

Para e Medita

Irmão apressado e confuso, para um pouco, esquece por um momento os problemas
da vida material e penetra no centro de ti mesmo, onde reina o silêncio, e medita sobre a tua condição humana, sobre tua personalidade, e indaga por que te conturbas às vezes e te afastas do verdadeiro caminho.
Sei que desejas acertar, sei que teu maior anseio é encontrar-te contigo mesmo e
te conhecer, mas se continuares assim nessa azáfama, nesse torvelinho de emoções
descabidas, sofrerás as consequências desses desvarios e perambularás ainda por séculos, nessa mesma estrada cheia de imprevistos onde a criatura geme e se contorce em agonia.
O mundo é belo e a vida é maravilhosa para quem se aprofundou em si mesmo, se
encontrou e já sabe quem é, de onde veio e para onde vai. Mas para quem não pensa em ceder alguns minutos do seu dia para uma acareação consigo mesmo, para um colóquio com o Pai, em busca de ajuda, de conhecimentos, de orientação, a fim de poder atravessar estradas às vezes pontilhadas de precipícios, não haverá na certa, em sua vida, senão raros momentos de felicidade… felicidade fugidia, que se limita à satisfação de caprichos terrenos que são insaciáveis; quanto mais abastecidos, mais vorazes se tornam, trazendo assim
decepções, ambições desmedidas que conduzem o homem ao caos.
A cada dia deves fazer uma parada, ainda que por minutos, para uma conversa com
Jesus, nosso Mestre, nosso médico, nosso melhor amigo. Ele nos aguarda em todos os momentos e nos estreita em seus braços mesmo que estejamos cobertos de lepra, de ouro e de todos os vícios.
Ele nos afagará e nos dirá como disse à mulher adúltera: Vai e não tornes a pecar.
Amigo, a vida terrena, quando não vivida com a finalidade de aprendizado constante,
é um pesadelo.
Nossos desejos materiais, nossas ambições, são por demais fugazes!
A entrega total da nossa conversa de alguns minutos com Ele, o desabafo de nossas
mágoas, nossos anseios, isto nos deixa uma paz que por nada se compra na Terra. Já não desejamos nada, porque temos certeza de que aquilo de que precisamos realmente, para nossa evolução, virá até nós na hora certa. Nada mais tememos. Estamos serenos, confiantes. Tudo dentro e fora de nós é paz.
Se nos descondicionarmos, se pararmos alguns momentos para meditar e orar, as
chamas das tentações do mundo não nos atingirão e poderemos como Paulo de Tarso dizer: Já não sou eu quem vive. É o Cristo que vive em mim.

Luz, muita luz para teu espírito e que, no futuro, possas realizar o programa que
acabamos de expor.
Que o Senhor dos mundos te envolva em suas mais puras vibrações e assim te lembres de parar e meditar entrando em sintonia com os planos mais altos, de onde te virá entendimento para compreender as mensagens que virão a ti.

Cenyra Pinto
Da Obra: A Verdade e a Vida

sábado, 23 de julho de 2011

Reflexão

Quando transformo cargas negativas da vida,
Em condutores que impulsionam para seguir em frente,
Admitindo fraquezas, buscando soluções com franqueza de espírito,
Aceitando a inexorável passagem do tempo, vivendo com intensidade cada momento.
Libertando-nos de nossas próprias armadilhas, medos e obstáculos que carregamos de herança.
Sonhos retidos na infância, palavras que ainda ecoam no passado,
Dores flamejantes no peito suplicam a sanar.
O coração necessita aprender a perdoar!
Somos nós que escrevemos nossa história, batalhas vencidas, entre percalços e vitórias.
A tristeza seja combatida com dose injetada de fé, olhai serenamente para a natureza, espelhando-se num rio que contorna seu curso, quebrando nas pedras, dançando nos véus cristalinos, assim viaja teu profundo sentir.
Na lágrima orvalhada que respinga das flores, no sol que desponta dentre as nuvens, radiando majestade.
Com a alma esbaldando de intensos momentos, em perfumes de maresias.
Soletrando palavras de amor, em plena luz do dia!
Desenhando perfil em uma tela, risco, rabisco emoções, saindo de si num sonho colorido.
Em qualquer estação do ano, floresça a coragem nos desafios, desfalecendo a covardia, exaltando o amor nas entrelinhas.
Em cada sopro de vida, escorra néctares de esperanças.

Desconheço o Autor

Simpatia

Ninguém é tão indigente que não possa
algo oferecer de si próprio, na formação
do tesouro da simpatia com que adquirirá a vitória
na tarefa a que foi chamado no mundo...
Um sorriso de bom ânimo...
Uma frase de carinho...
Uma prece espontânea...
Uma fatia de pão...
O servicinho aparentemente sem importância...
Uma página confortadora...
Um bilhete fraterno...
Um olhar de compreensão...
Uma visita afetuosa...
Uma boa palavra...
Uma gota de remédio...
Uma flor pobre e humilde...
Uma simples conversação...
Um copo de água fria...
Um gesto de generosidade silenciosa...
Nem sempre possuímos a bolsa farta,
susceptível de garantir a longa despesa;
entretanto, a bênção da amizade que
suporta e ajuda, que ampara e incentiva o bem,
é recurso que sobra invariavelmente no cofre vivo
e milagroso da boa vontade...
Esqueçamos os pequeninos defeitos do próximo,
para que as nossas grandes falhas sejam toleradas e esquecidas.
A plantação da simpatia é o único procedo de estimular
a colheita da verdadeira fraternidade.
Ninguém é tão intensamente mau que te não possa ouvir,
de algum modo, a mensagem de amor...
Faze, pois, subir a luz do teu coração ao cérebro,
e a tua palavra conseguirá realizar com a simpatia
a sementeira de felicidade que nenhum dinheiro do mundo
pode outorgar.


Emmanuel/Chico Xavier
Da Obra: Correio Fraterno

Ele Não Te Esquece

Do alto dos problemas que me afligem, sinto-me pequeno diante das dificuldades, e tem hora que realmente dá vontade de parar.
Mas quando vejo o sol nascer, eu me paraliso, e digo para mim mesmo:
"alguém acredita em mim", e sigo para mais um dia de muita luta.
Quando a decepção no amor me atinge, penso em nunca mais me apaixonar, a revolta me envolve e quero desistir.
 Mas quando vejo a lua surgir brilhante, eu fico emocionado e digo para mim mesmo:
"alguém acredita em mim", e me deixo envolver pelo amor.
Quando os amigos falham, quando agem de maneira inesperada, quando os parentes se afastam, quando tudo lembra solidão, sinto medo, tenho vontade de me esconder, mas quando contemplo o mar, e vejo toda a força que nele reside, eu me revigoro e digo para mim mesmo: "alguém acredita em mim"! e me encho de coragem para seguir.
Se você resolveu parar, se desistiu de lutar, se o amor te decepcionou, se os amigos sumiram, se a solidão te visitou, se a doença se instalou, desista de tudo, mas não desista de você!
Em algum lugar, alguém acredita em você, e se você está aqui, se tem mais um dia para viver, viva-o intensamente, como se fosse o último, sem tempo para lamentações, o dia é a eterna lembrança, de que em algum lugar,  Deus nunca se esquece de você!

Paulo Roberto Gaefke

Na Mão de Deus

Na mão de Deus, eu entrego todos os meus problemas.
Na mão de Deus, eu confio toda a minha vida.
Na mão de Deus, eu entrego todos aqueles que eu amo.
Na mão de Deus, eu confio todos os meus inimigos.
Na mão de Deus esta meu destino.
Na mão de Deus, eu confio que amanhã será um dia melhor.
Na mão de Deus, eu confio a minha família.
Na mão de Deus, não existe dor, frio, dúvida, discórdia, vaidade,Egoísmo, orgulho, prepotência, rancor e vingança...
Na mão de Deus "Só Impera o AMOR por todos Nós!".
Na mão de Deus eu confio, sou feliz, aprendo a amar e aprendo a ser melhor.
Na mão de Deus, eu só posso agradecer e louvar seu nome mil vezes Santo e Misericordioso por permitir oportunidades de aprendizado na Seara do Senhor.
Na mão de Deus eu peço forças para levar a frente meus propósitos:
Amparando, servindo, amando em nome do Senhor Nosso Pai!
Na mão de Deus eu descanso e revigoro minha energia para prosseguir Incansavelmente na assistência fraternal.
Que nunca me falte força, coragem e ânimo!
Na mão de Deus esta toda a CRIAÇÃO, OBRA DIVINA que nenhum homem jamais sequer ousou recusar.
Graças a Deus!
Bezerra de Menezes

Quando a Palavra é Desistir...

Existe um momento na vida de cada pessoa que o "e si?" chega e tormenta a mente. E se eu não fiz a boa escolha? E se o caminho era outro? E se depois de todo esse tempo eu tivesse que voltar atrás? E se meus sonhos tomassem outra direção, outras formas e me conduzisse a outros lugares? E se eu parasse tudo o que fosse possível e recomeçasse?
Temos em nós o sentimento de que quando desistimos de um caminho tomado é como se tivéssemos que reconhecer abertamente nosso erro, nossa má decisão, nossa fraqueza como ser humano que não soube ter o dicernimento de fazer as escolhas certas na hora certa.
E o que dói mais não é o querer recomeçar, pois se muitos pudessem ou tivessem coragem bastante, recomeçariam sem hesitação. O que dói é o sentimento de ter perdido uma batalha pela qual tínhamos nos empenhado, é a sensação do desistir que nos dá o sentimento de fraqueza, sobretudo quando ouvimos tanto e tanto que nunca devemos desistir.
Mas devemos desistir sim, se a situação pede ou mesmo exige de nós uma atitude. Continuar num caminho que sabemos íngreme só para dar aos outros a idéia de que somos infalíveis é criar em volta de nós uma imagem hipócrita, pois mostramos ao mundo o que ele quer ver e sepultamos nossos sentimentos.
E ninguém vê quando choramos escondido, ninguém conhece a dor e o sentimento de escuridão que atravessa nosso espírito nos momentos em que nos encontramos com nós mesmos, ninguém sabe por nós o que é morrer devagarinho dentro de si porque depois de alguns passos nos agarramos ao feito e consideramos as nuvens como absolutamente inacessíveis. Ninguém sabe por nós, não...
Há sonhos que estão longíquos demais e outros bem mais ao alcance das nossas mãos. Não faz parte da sabedoria abraçar o que está próximo e tirar o néctar das flores que nos oferecem da maneira mais sútil possível?
Se não pudéssemos mudar de idéia, de opinião, de caminho, Jesus nunca teria vindo na terra. Se veio, foi para que soubéssemos que podemos desistir de idéias pré-concebidas, de decisões anteriormente tomadas como boas, de caminhos que só nos conduzirão à perda do nosso eu e à diminuição da nossa personalidade.
Desistir de algo que se almejou e se lutou para ter não é dar um passo atrás. Se não estamos satisfeitos, o melhor é avançar e se isso significa dar um passo atrás, devemos dar esse passo sim!
Só podemos fazer os outros felizes se nos sentimos felizes. Ninguém fala da beleza da lua e das flores se essa beleza não tiver atingido seu coração, se não estiver impregnada na sua alma.
Quem canta, canta porque a alma canta e canta até sem perceber. Dar felicidade é possuir felicidade, dar conhecimento é possuir conhecimento, dar segurança é possuir segurança.
O legado que devemos deixar aos nossos filhos não é o de uma pessoa infalível e perfeita, mas de uma pessoa que soube extrair do âmago da vida e dos seus ensinamentos aquilo que esta lhe ofereceu.

Letícia Thompson

O Perfeito Caminho de Deus

Tem dias que trocaríamos facilmente por um outro, que preferiríamos talvez que não existissem. Isso por que suportamos mal os ventos contrários. Mas Deus fez esse dia e os outros, os que passaram e os que virão ainda e chegamos onde chegamos por que nas dificuldades encontramos forças para superar e continuar o caminho.
Não adianta querer passar por atalhos, evitar o que de inevitável nos espera, o que testa nossa paciência, resistência e mesmo nosso amor. Os caminhos que tivermos que atravessar, atravessaremos e devemos fazê-lo de cabeça erguida e olhos postos no horizonte.
Quando Deus nos criou, traçou nossos planos, idealizou nossa vida e projetou nossos sonhos. A nossa liberdade de escolha, essa pela qual lutamos com tanto orgulho, nos leva a outros campos, outras paisagens, nem sempre as que nos são favoráveis.
Mas o amor de Deus nos busca e às vezes de maneira que não esperamos. As tempestades chegam, os barcos balançam, as folhas caem e não podemos impedir as lágrimas.
Todo amor tem atrás de si uma grande história e o amor de Deus tem atrás de si a história de todo o universo.
Aceitar os caminhos e as voltas da vida com o coração aberto, ainda que ferido, é oferecer a Deus a oportunidade para trazer-nos para junto d'Ele.
Os caminhos de Deus são perfeitos. Os atalhos que escolhemos é que são sinuosos. Mas se nos voltamos para Ele, temos a promessa de campos floridos, vida serena e lindos amanheceres.

Letícia Thompson

Não Percas a Tua Fé Entre as Sombras do Mundo

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo.
Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha.
Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá.
De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo.
Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite.
Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte... Não te esqueças, porém, de que amanhã será outro dia.

Meimei/Chico Xavier

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Prazer de Ser Bom

O desejo da felicidade é inerente ao homem.
A busca do bem-estar constitui um dos fatores do progresso.
Foi labutando para eliminar sensações desagradáveis que a Humanidade desenvolveu seu intelecto e habilidades.
Caso o ser humano não procurasse fugir da dor e do desconforto, ainda estaria nas cavernas.
Contudo, por mais que se procure incessantemente descobrir remédios e soluções para as dores, é impossível ignorar a fragilidade da vida material.
Tudo o que envolve a matéria encontra-se em contínuo processo de metamorfose.
Todos os homens adoecem, envelhecem e morrem.
As pessoas esforçam-se para conquistar bons empregos, mas nada lhes assegura que os manterão para sempre.
A maior parte de nossos amores, sejam familiares ou amigos, não ficará conosco até o final da vida.
A estabilidade financeira constitui objeto de preocupação de quase todos nós, mas a fortuna é transitória e incerta.
Ao longo do tempo, famílias ricas caem na miséria.
Ao mesmo tempo, muitos pobres enriquecem.
Esse contínuo alterar das condições materiais não evidencia crueldade da vida.
A Divindade não se compraz em brincar com os homens, para os desnortear.
O persistente modificar e despedaçar que envolve a vida na Terra destina-se a chamar a atenção dos homens para o que realmente importa.
Ao final de tudo, o que restará?
A beleza física fenece com o tempo.
As elevadas posições sociais gradualmente perdem sua importância ou são ocupadas por outros.
A riqueza material não é levada para o Além-túmulo.
A única bagagem que o Espírito leva para a vida imortal são as suas conquistas morais.
Quem consegue, por entre as ilusões do Mundo, desenvolver bondade, compaixão, pureza e retidão de caráter, permanece para sempre assim.
Na Terra, no plano espiritual ou nas encarnações futuras, as virtudes acompanham o Espírito.
E a verdade é que ser bom dá muito prazer.
Trata-se do inverso do que ocorre com a maldade e os vícios de toda ordem, que somente ensejam dor e sofrimento.
Jamais se viu uma alma genuinamente bondosa mudar seu rumo ou arrepender-se de sua bondade.
Contudo, inúmeras criaturas levianas ou maldosas, com freqüência, alteram o seu comportamento.
É um evidente sinal de que as virtudes causam prazer, ao passo que as imperfeições apenas infelicitam.
Afinal, ninguém desiste do que é realmente bom.
As pessoas que conseguem enfrentar situações complicadas com serenidade causam admiração.
Sabe-se como é difícil se manter tranqüilo em meio às crises do Mundo.
A harmonia e a paz são conquistas preciosas, que não surgem de um momento para o outro.
Quem hoje se mostra tranqüilo, certamente gastou muito tempo disciplinando o próprio caráter.
Entretanto, viver em harmonia é extremamente prazeroso.
O ódio, o rancor e a ira desgastam profundamente o ser humano.
Quem consegue livrar-se desses vícios torna-se muito mais feliz.
Então, o equilíbrio felicita a criatura, o mesmo ocorrendo com todas as outras virtudes.
O homem que vence a posse e ama pelo prazer de ver feliz o ser amado desenvolve imenso bem-estar.
Ele não mais se angustia tentando controlar a vida de seu amor.
Convém refletirmos sobre essa realidade, fazendo uma análise criteriosa de nosso caráter.
Como desejamos a felicidade, é importante desenvolver em nós a única causa de permanente alegria: o amor ao bem e às virtudes em geral.
Pensemos nisso!

Redação do Momento Espírita

Ação - Bondade

Faze o bem com alegria e, no ato de realizá-lo, fruirás a sua recompensa..
Ajuda a todos com naturalidade, como dever que te impões, a favor de ti mesmo,
e te aureolarás de paz.
Se estabeleces qualquer condição para ajudar, desmereces a tua ação, impalidecendo-lhe o valor.
Une-te ao exército anônimo dos heróis e apóstolos da bondade.
Ninguém te saberá o nome, no entanto, o pensamento dos beneficiados sintonizará com a tua generosidade estabelecendo elos de ligação e segurança para a harmonia no mundo.
Os que se destacam na ação comunitária e são aplaudidos, homenageados, sabem que, sem as mãos desconhecidas que os ajudam, coisa alguma poderiam produzir.
Assim, os benfeitores verdadeiros são os da retaguarda e não os que brilham nos veículos da Comunicação.
Aproveita o teu dia e vai semeando auxílios, esparzindo bondade de que esteja rica a tua vida, e provarás o licor da alegria na taça da felicidade de servir.

Joanna Ângelis/Divaldo Franco
Da Obra: Episódios Diários

Lucrará Fazendo Assim

Reconforte o desesperado. Você não escapará às tentações do
desânimo nos círculos de luta.
Levante o caído. Você ignora onde seus pés tropeçarão.
Estenda a mão ao que necessita de apoio. Chegará seu dia de receber
cooperação.
Ampare o doente. Sua alma não está usando um corpo invulnerável.
Esforce-se por entender o companheiro menos esclarecido. Nem
sempre você dispõe de recursos para compreender como é indispensável.
Acolha o infortunado. Nem sempre o céu estará inteiramente azul para seus olhos.
Tolere o ignorante e ajude-o. Lembre-se de que há Espíritos Sublimes
que nos suportam e socorrem com heróica bondade.
Console o triste. Você não pode relacionar as surpresas da própria
sorte.
Auxilie o ofensor com os seus bons pensamentos. Ele nos ensina quão agressivos e desagradáveis somos ao ferir alguém.
Seja benévolo para com os dependentes. Não se esqueça de que o
próprio Cristo foi competido a obedecer.

André Luiz/Chico Xavier
Da Obra: Agenda Cristã

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Caridade e Evolução

Caridade também progride.
A princípio é pão que sacia a fome, agasalho que protege. A criatura fixa o semelhante padecente e desperta, súbito, o instinto de solidariedade.
Percebe, por intuição, que amanhã é possível esteja sob o mesmo fogo de prova e aparece a generosidade louvável conquanto meio egoística, de vez que ajuda a outrem pensando em si.
Essa beneficência que habitualmente opera com a sobra das sobras assemelha-se a instituto individual de resseguros contra a necessidade, porquanto aquele que auxiliar, após garantir-se como pode, atenua os riscos da existência diligenciando capitalizar gratidão e serviço em outra pessoa.
A caridade, à medida que se dilata e alteia na compreensão de alguém, alcança processos evolutivos inimagináveis, por transferir-se do campo externo onde campeia, franco, o jogo dos interesses humanos, para os domínios da compreensão pessoal.
Atingindo o território íntimo, não é mais conveniência, convertendo-se em luz. Luz de amor e visão integrando a alma com os objetivos supremos da vida.
Aí, a caridade não é tão-somente o gesto de dar o bem, materializado em prendas que favorecem o corpo transitório, mas, acima de tudo, é a decisão de dar-se para o bem de todos, expresso em sacrifícios espontâneos, menores e maiores, a fim de que estabeleçam os bens imperecíveis.
Chegada a esse ponto, a caridade é a força com que apagamos a labareda do ressentimento ou da revolta à frente da traição ou do insulto.
É a serenidade com que sorvemos o cálice envenenado que a crueldade ou a calúnia nos levam até a boca.
É a bênção muda do coração que espera o entendimento novo dos seus próprios carrascos, bendizendo-lhes os golpes.
É a resolução de servir sem a mínima exigência àqueles mesmos que se acham incapacitados para compreenderem, de pronto, os benefícios que recebem, espancando, muitas vezes, as mãos que os ajudam.
Caridade! Caridade! Se a possuis, dando de ti próprio com tudo aquilo que podes dar, sem a menor ideia de reconhecimento ou de êxito, estarás penetrando, desde a Terra, no futuro da vida, porque, mesmo que não saibas viverás praticando a caridade de Deus.

André Luiz/Waldo Vieira
Da Obra: Sol nas Almas

Aviso Fraternal

Meu irmão, se tu já sabes
Que a vida nunca termina
Renova-te, enquanto é tempo
À bênção da Luz Divina
Ninguém renasce na Terra
Para dar-se ao gozo vão
Mas para multiplicar-se
Em obra de perfeição
Aquele que foge à luta
Temendo a infelicidade
Despreza sem perceber
O dom da oportunidade
A dor o charco o espinheiro
O dissabor e a ferida
Expressam, em toda parte
Sagradas lições da vida
Os desafios da sorte
E as dolorosas contendas
Trazem sempre ao nosso meio
Avisos e corrigendas
Nas flores envenenadas
No afeto que desilude
Podemos consolidar
A plantação da virtude
Junto à boca enegrecida
Que nos condena ou magoa
Seremos iluminados
Na glória de quem perdoa
Melhora-te, pois e esquece
A senda resvaladiça
Ninguém escapa ao rigor
Dos tribunais de justiça

Casemiro Cunha/Chico Xavier
Da Obra: Gotas de Luz

Princípios Redentores

Não se esqueça de que Deus é o tema central de nossos destinos.
Deseje o bem dos outros, tanto quanto deseja o próprio bem.
Concorde imediatamente com os adversários.
Respeite a opinião dos vizinhos. Evite contendas desagradáveis.
Empreste sem aguardar restituição.
Dê seu concurso às boas obras, com alegria.
Não se preocupe com os caluniadores.
Agradeça ao inimigo pelo valor que ele lhe atribui.
Ajude as crianças.
Não desampare os velhos e doentes.
Pense em você, por último, em qualquer jogo de benefícios.
Desculpe sinceramente.
Não critique a ninguém.
Repare seus defeitos, antes de corrigir os alheios.
Use a fé e a prudência.
Aprenda a semear, preparando boa ceifa.
Não peça uvas ao espinheiro.
Liberte-se do peso de excessivas convenções.
Cultive a simplicidade.
Fale o menos possível, relativamente a você e a seus problemas.
Estimule as qualidades nobres dos companheiros.
Trabalhe no bem de todos.
Valorize o tempo.
Metodize o trabalho, sabendo que cada dia tem as suas obrigações.
Não se aflija.
Sirva a toda gente sem prender-se.
Seja alegre, justo e agradecido.
Jamais imponha seus pontos de vista.
Lembre-se de que o mundo não foi feito apenas para você.

As ciências sociais de hoje apresentam semelhantes princípios como novidades. No entanto, são antigos. Chegaram à Terra, com o Cristo, há quase vinte séculos. Nós outros, porém, espíritos atrasados no entendimento, somos ainda tardios na aplicação.

André Luiz/Chico Xavier
Da obra: Agenda Cristã

A Luta Entre o Ser e o Existir

Todos nós estamos divididos entre o que somos e o que pensamos ser.
Como não nos tornarmos vítimas de nós mesmos nem os algozes de nossos semelhantes?
Onde se encontra a medida certa do existir?
Até que ponto nossas ambições estão criando muros entre as pessoas que dizemos amar e nós mesmos?
A crítica é um ácido que intoxica primeiro quem a utiliza.
O mau humor é como um limão que quando exposto à luz mancha a pele do usuário.
A fofoca é uma bomba radioativa que se expande à medida que avança e que muito tempo depois de lançada pode ferir.
O bom uso de nossas palavras é um esforço que embora demande tempo, determinação, disciplina e coragem , nos trarão bem estar e paz de espírito.
A prática do elogio nos aproxima da prosperidade.
A prática do sorriso trarão rugas mais bonitas que a do rosto triste, chateado ou mal humorado.
A raiva sobrecarrega o fígado.
O medo nos paralisa.
Não há colírio que substitua o brilho do olhar daqueles que cultivam a esperança.
O perdão e o esquecimento não são para o outro, mas para nós é o melhor relaxante muscular. Quando deixamos de sintonizar com algo ou alguém libertamos e somos libertos.
O acaso não existe, só repetimos as experiências que ainda não conseguimos aprender.
O trabalho é fonte de juventude, além de realização pessoal e auto-satisfação. Se não entregamos nosso coração nos tornamos meros funcionários e nosso salário será nosso único pagamento. Sem satisfação seremos meros cumpridores de tarefas e as horas passarão lentas, tristes, chatas e desgastantes.
As férias e os feriados tem um sabor de recomeço, a aposentadoria nos lembra do fim.
Receber um salário nos torna independentes, doar nosso tempo, por pouco que seja nos promove na escala da humanidade e da fraternidade.
Uma boa filosofia de vida nos faz críticos de nós mesmos e tolerantes com nossos companheiros. Religião que separa, critica e exclui não é religião, então talvez deva ser Separare e não Religare.
A gratidão é uma sensação maravilhosa e muitas vezes desconhecida.
A inveja é altamente destrutiva para quem sente e desconfortável para o invejado.
O respeito a todos os seres humanos independente de sua conta bancária ou de seu grau de instrução é próprio das pessoas evoluídas.
A comparação nos leva ao exibicionismo, ao recalque ou a prepotência.Não há nada de errado em querer ser melhor que nós mesmos, mas superar os outros é um sofrimento inútil, visto que cada um tem seu próprio tempo.
A mágoa e o ressentimento são prisões mentais auto imputáveis.
Nenhum de nós está livre do eterno conflito entre ser e existir, conviver pode ser muito complicado, mas o maior castigo para o ser humano é o não ser.

Desconheço o Autor

Vítimas de Nós Mesmos

Quantas pessoas do nosso convívio conseguem nos tirar do sério? Quantas pessoas que conhecemos, conseguem nos fazer perder a paciência?
Frequentemente usamos dessas expressões para justificar nossa descompostura ou desequilíbrio, ao culpar fulano ou beltrano.
Agora nos resta perguntar por que alguém consegue fazer-nos perder a paciência, ou por que alguém é capaz de provocar uma mudança em nossa atitude.
E esses nossos descontroles cotidianos acontecem em qualquer ambiente. Algumas vezes na família, outras tantas no trabalho. Ou, ainda, nas corriqueiras relações sociais.
E sempre estamos a justificar que a culpa é de alguém. Sempre estamos prontos a explicar que se não fosse essa ou aquela pessoa agir desta ou daquela forma, nada disso aconteceria.
Colocamos a culpa do descontrole em alguém, em algo e, ao nos tornarmos vítimas da situação, nada nos resta a fazer, pois afinal, o problema está nos outros e não em nós.
Mas, será que somos apenas reféns das situações, e realmente nada podemos fazer a não ser reagir a elas?
Lembremo-nos da última contenda, da última discussão na qual nos envolvemos. Nada poderíamos ter feito para evitá-la? Nada estava ao nosso alcance para que a situação fosse minimizada?
Recordemo-nos do nosso último desentendimento familiar. Será que a maneira como agimos e nos comportamos realmente era a única possível?
Ao fazermos essa breve análise, claro fica que poderíamos ter tido outras atitudes.
Poderíamos nos calar em algum momento, ao invés de soltar a palavra ácida e corrosiva. Poderíamos buscar o entendimento ao invés da provocação. Poderíamos suavizar o tom de voz ao invés dos arroubos no falar.
Porém, se optamos por agir de outras maneiras, não foi culpa de ninguém, nem de situação nenhuma. Foi apenas uma opção pessoal.
Poderíamos ter pensado antes de falar, refletido antes de agir, mas preferimos a reação à ação. Enquanto a reação é irrefletida e calca-se nos instintos, a ação é atitude pensada e amadurecida na reflexão.
Desta forma, ao dizer que perdemos a paciência, ao constatar que saímos do sério, somos responsáveis por essas atitudes. E, apenas vítimas de nós mesmos.
Jamais poderemos justificar que alguém nos faz perder a paciência. Ao contrário, somos nós que não temos a paciência suficiente para a situação que se apresenta.
Ou ainda, de maneira nenhuma poderemos acreditar que algo ou alguém nos faz sair do sério, nos faz perder a compostura.
A atitude tomada é sempre uma opção de cada um que, perante tal ou qual situação, não consegue ou não quer comportar-se de maneira mais digna ou melhor.
Assim, não mais nos permitamos ser vítima de nossas próprias atitudes ou reações.
Reflitamos antes do agir, pensemos mais detidamente antes de falar e, acima de tudo, compreendamos que todas as nossas relações sociais, por mais difíceis que nos pareçam, são lições abençoadas no aprendizado do amor ao próximo.

Redação do Momento Espírita

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Realização Interior

Enquanto o homem não se convencer de que lhe é necessário conquistar as paisagens íntimas, suas realizações externas deixá-lo-ão em desencanto, sob frustrações que se sucederão, tantas vezes quantas sejam as glórias alcançadas no mundo de fora.
À semelhança de uma semente, na qual dormem incontáveis recursos, que surgem a partir da germinação, cabe ao ser humano desatar os valores que lhe dormem inatos, facultando-se as condições de desenvolvimento, graças às quais logrará sua plenitude.
Muitas vezes, as dificuldades que o desafiam são fatores propiciatórios para o desabrochar dos elementos adormecidos, e para que sua destinação gloriosa seja alcançada.
O homem de bem, que reúne os valores expressivos da honra e da ação edificante, faz-se caracterizar pelo esforço, pelo empenho que desenvolve, realizando o programa essencial da vida que é sua iluminação íntima.
Somente essa identificação com o si profundo facultar-lhe-á a tranqüilidade, meta próxima a ser conseguida. Partindo dela, novas etapas surgirão, convidativas, ensejando o crescimento moral e intelectual proporcionador da felicidade real.
Todas as conquistas externas – moedas, projeção social, objetos raros, moradia, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos – não obstante úteis para a comodidade, a automação e sintonia com o mundo, bem como com a sociedade, não podem acompanhar o ser, quando lhe ocorre a fatalidade biológica da morte.
Cada qual desencarna com os recursos morais e intelectivos que amealhou, liberando-se ou não dos grilhões emocionais que o prendem às quinquilharias a que atribui valor.
Na luta pela aquisição das coisas, as batalhas se tornam renhidas, graças à competição, às angustiantes expectativas das disputas, nas quais o crime assume papel preponderante, com resultados quase sempre funestos. Na grande transição, tudo aquilo que constituiu motivo de luta insana perde o significado, passando a afligir mais do que antes.
Não te descures da auto-iluminação. Se buscas a consolidação da estrutura sócio-econômica pessoal e familiar, vai mais longe, e intenta a conquista dos tesouros íntimos.
Exercita as virtudes que possuis em germe, dando-lhes oportunidade de se agigantarem, arrastando outros corações. Recorda-te, a cada instante, da brevidade do corpo físico e reivindica o treino para a morte, mantendo-te em serenidade, reflexão e ação iluminativa.
Vida interior é conquista possível, e está ao teu alcance. Logra-a, quanto antes, e sentirás a imensa alegria da plenificação.

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco
Da Obra: Momentos Enriquecedores

Valores da Vida

Todo intercâmbio entre as almas está em constante processo de renovação no sustento da marcha evolutiva de todos.
Nenhum coração pode viver normalmente sem companhia.
Olhar, gesto e palavra, ocorrências naturais em qualquer recanto da vida terrestre, tem significações profundas para a garantia da felicidade.
O olhar exprime os mais diversos sentimentos na mímica da face.
O gesto pode ser o movimentos inicial de grandes ações.
A palavra constrói ou destrói facilmente e, em segundo, estabelece, por vezes, resultados vitais para muitos anos.
Toda criação da consciência reveste-se de importância particular.
Desde o pensamento isolado a germinar da forja do cérebro à plasmagem respectiva, tudo se afirma com valor específico, registrado, medido e julgado por Leis Inderrogáveis.
Modificam-se os valores da vida externa, segundo os valores do entendimento.
Examinemos semelhante realidade.
O arco e a flecha, preciosos para o selvagem, carecem de proveito nas mãos do homem relativament instruido.
Uma enciclopédia mostra expressão diferente aos olhos do professor e aos olhos do analfabeto.
As notas musicais são melodias para o músico e vibrações sonoras para o físico.
O desespero desconhece a paz que mora invariavelmente no centro da vida.
A teimosia apenas aprova o que lhe convém às cristalizações.
O egoismo vê concorrentes em todas as criaturas.
A fraternidade encontra irmãos em todos os companheiros.
A avaliação do bem e do belo varia, portanto, de espírito a espírito, de acordo com o burilamento íntimo de cada um.
Levantemos o pensamento para Jesus.
O Evangelho reune os valores indestrutíveis.
Aproveita o mínimo ensejo de auxiliar aos semelhantes.
Observa o lado nobre das ocorrências.
Ajusta o colorido do otimismo nas telas do cotidiano.
Confia e espera com paciência.
O objetivo maior da Criação é a felicidade real de todos.
Estuda ao redor de teus passos se os seres e as coisas, os fatos e as vidas premanecem estacionários ou progressistas, na procura de valores eternos e, buscando a tua própria integração com o melhor, caminharás firmemente no rumo da perfeição.

André Luiz /Chico Xavier
Da Obra: Sol nas Almas